Skip to content

Meu cachorro comeu plástico, e agora, o que fazer?

cachorro comeu plástico

Se o seu cachorro comeu plástico ou você está apenas preocupado se ele fez isso quando não estava olhando, deve agir rapidamente.

Os cães não conseguem digerir o plástico. Portanto, pedaços grandes desse material podem causar problemas graves. Mas, ao contrário, pequenos pedaços geralmente conseguem passar sem causar danos.

Se o seu cachorro comeu plástico, o veterinário pode fazer com que ele regurgite, se for pequeno o suficiente. Mas em casos mais extremos, a cirurgia pode ser necessária.

É importante nunca fazer seu cão vomitar sem a orientação do veterinário. Pois isso tem o risco de causar algumas complicações graves para a saúde.

Para orientar você a como agir da melhor maneira possível em situações em que seu cachorro comeu plástico, preparamos esse verdadeiro guia. Acompanhe!

Perguntas que as pessoas fazem aos veterinários

Você não está sozinho aqui, pois esta é uma chamada que os veterinários recebem com muita frequência. “Meu cachorro comeu plástico, o que eu devo fazer?” 

Além dessas perguntas, outras são comuns, como:

  • “O cachorro comeu um saco plástico, ele vai eliminá-lo na próxima evacuação?”
  • “Meu cachorro comeu filme plástico, isso vai prejudicar seu intestino?”
  • “O cachorro comeu um brinquedo de plástico, devo fazê-lo vomitar?”

Se você sabe ou acha que seu cão engoliu plástico, ligue para o veterinário e descreva o que ele comeu. Na maioria dos casos, é uma questão de observar e esperar. Mas se outra ação precisar ser tomada, seu veterinário será o melhor para aconselhá-lo.

Os cães podem digerir plástico?

Uma questão importante é: os cães podem comer plástico? Ou eles podem digerir certos tipos de plástico, mas não outros?

Infelizmente, os cães não conseguem digerir nenhum tipo de plástico. Portanto, eles nunca deveriam comê-lo.

Mas, como qualquer dono de cachorro sabe, os cães podem ser muito sorrateiros quando se trata de mastigar coisas que não devem ser mastigadas.

Você pode não saber que seu cachorro comeu plástico até que ele passe um pequeno objeto em suas fezes, não consiga comer e/ou comece a vomitar. Isso geralmente indica um bloqueio intestinal.

Dependendo do tamanho e do tipo de objeto de plástico que seu cão comeu, a situação pode ou não ser urgente. Mas de qualquer forma, você deve entrar em contato com seu veterinário imediatamente.

Formas de Remoção

Você pode induzir seu cão a regurgitar um objeto de plástico quando ele for pequeno e macio. Mas você só deve fazer isso se o seu veterinário aconselhar. Pode ser muito perigoso fazer o cão vomitar se você não fizer isso corretamente.

Para saber melhor como fazer isso, veja nosso artigo: Induzir vômito no cachorro: como e quando fazer isso

Se o seu cão engoliu um objeto maior ou pontudo, pode não haver muito que você possa fazer para ajudar em casa. Você pode precisar levar seu cão ao veterinário o mais rápido possível.

Neste artigo, mostraremos os tipos de objetos de plástico que os cães costumam comer. Às vezes, tornar esses itens o mais inacessíveis possível é a melhor solução. Também discutiremos o que acontece se seu cão comer plástico.

Em seguida, aconselhe-o para que ele receba os cuidados adequados rapidamente e como você pode evitar um problema semelhante no futuro.

Meu cachorro comeu plástico – Por que ele faz isso?

Se você está em qualquer tipo de plataforma de mídia social, é provável que já tenha visto postagens engraçadas de cães .

Os proprietários postam fotos de seus animais de estimação com uma placa informando o objeto embaraçoso ou engraçado que comeram ou mastigaram.

É uma leitura muito engraçada! Mas por que tantos cães gostam de mastigar nossas coisas? E há alguma maneira de evitar isso?

Razões para mastigar o que veem pela frete

Os cães mastigam ou ingerem objetos estranhos por vários motivos. Como os pais e mães de cachorros de várias raças sabem, alguns cães mastigam e/ou comem tudo o que encontram. E é só porque acham divertido! Muitos cães até mastigam suas próprias camas!

É importante deixá-los com muitos brinquedos para mastigar e também interagir ou fazer exercícios com eles o suficiente. Os cães que não gostam de ficar confinados em casa encontrarão algo para se divertir.

Infelizmente, muitos utensílios domésticos estão ao alcance de um cão entediado. De seus móveis a ornamentos preciosos a pedaços de alimentos.

Isso é particularmente verdadeiro com raças grandes que podem chegar facilmente às mesas da sala de jantar ou até mesmo às bancadas da cozinha!

Meu cachorro comeu plástico devido a uma deficiência nutricional?

O ato de comer objetos não comestíveis às vezes é chamado de “pica”. De acordo com a Humane Society dos Estados Unidos , alguns cães (e até gatos) podem comer objetos não comestíveis porque carecem de um determinado nutriente em sua dieta.

Isso não foi comprovado por estudos científicos. Mas, possivelmente também é por isso que algumas espécies de animais comem seu próprio cocô.

Por exemplo, os cavalos mastigam madeira ou comem fezes quando lhes faltam os nutrientes da grama verde fresca. Isso normalmente é visto durante o inverno. Respecialmente se não receberem feno de alta qualidade.

Meu cachorro comeu plástico compulsivamente?

De acordo com o manual Merck Veterinary, alguns cães desenvolvem comportamentos obsessivos anormais como um método de lidar com a ansiedade ou estresse. 

É o caso da ansiedade induzida pela separação. Veja mais sobre o assunto lendo este artigo: Ansiedade de separação em cães

Eles assumem um comportamento normal do dia a dia de que gostam, como mastigar algo ou comer. Então, eles se envolvem nesse comportamento obsessivamente para se acalmar.

Por exemplo, alguns cachorros (e gatinhos) recém-desmamados chupam cobertores ou outros materiais macios. Este é um esforço para liberar as mesmas endorfinas “alegres” que foram liberadas quando eles amamentaram de sua mãe.

Meu cachorro comeu plástico na dentição

Esta pode ser a causa mais óbvia para mastigar objetos não comestíveis: dentição de filhotes!

Filhotes que não recebem brinquedos adequados para mastigar podem mastigar qualquer coisa que possam colocar seus pequenos dentes em ação. Pode ser que eles decidam mastigar plástico macio, mas pode ser que eles escolham os duros e mais perigosos.

Meu cachorro comeu plástico porque estava com fome?

Alguns cães têm muito apetite. Eles procuram comida em todos os lugares que podem. Portanto, se você deixar recipientes de plástico para comida no balcão, cheios ou vazios, pode apostar que um cachorro faminto com um poderoso farejador vai notar.

Pergunte a qualquer pessoa que deixou a comida para viagem da noite anterior ou um recipiente Tupperware cheio de biscoitos!

Postagens de cachorros podem que aprontam com comida podem ser engraçadas. Além disso, alguns cães excessivamente ansiosos ou famintos têm um motivo para buscar algo para mastigar.

Mas, um cão ingerindo um objeto estranho definitivamente não é motivo de riso!

Mais adiante, neste artigo, falaremos sobre os vários níveis de riscos à saúde possíveis se um cachorro engolir um brinquedo de plástico ou um cachorro engolir sacos plásticos, por exemplo.

Quais objetos de plástico os cães mastigam ou comem?

Você pode não perceber quantos objetos de plástico podem ser encontrados em uma casa em um determinado dia. Aqui estão apenas alguns itens de plástico que os cães geralmente gostam de mastigar pra você ficar de olho.

  • Jarro de leite;
  • Saco de plástico;
  • Brinquedo infantil;
  • Brinquedos de cachorro;
  • Embalagem de doces/comida;
  • Mamadeira;
  • Tampa de garrafa;
  • Garrafa de agua;
  • Bola de plástico;
  • Partes plásticas de caixas de cachorro;
  • Frascos de shampoo ou condicionador;
  • Tênis e sandálias;
  • Tampões/aplicadores de tampões;
  • Tijolos de construção infantil;
  • Tigelas de comida para cachorro;
  • Recipientes de armazenamento de alimentos.

Muitos de nós temos esses itens em mãos praticamente o tempo todo. Portanto, não é possível simplesmente eliminar totalmente o plástico em sua casa.

Mas, não se preocupe! Continue lendo para aprender algumas dicas para evitar que seu cachorro coma plástico e outros objetos estranhos!

O que acontece depois que meu cachorro comeu plástico?

Dependendo do tipo de plástico que seu cão comeu, a situação pode ser relativamente não urgente. Ou pode se tornar urgente em questão de tempo.

Pequenos objetos de plástico, como embalagens plásticas de doces ou tampas de garrafas de refrigerante sem bordas afiadas, podem passar pelo sistema digestivo de um cão com pouca ou nenhuma irritação estomacal.

Ele continuará comendo e agindo normalmente. Você pode não perceber que seu cão engoliu algum tipo de plástico até ver o objeto em seu cocô.

Sintomas Perigosos

Mas, quando um cão come plástico e começa a engasgar, apresenta dor abdominal, ou começa a vomitar e/ou tem prisão de ventre ou diarreia, trata-se de uma emergência médica que você deve dar toda atenção.

Um objeto de plástico ingerido que não pode ser passado suavemente pelo sistema gastrointestinal do animal tem o potencial de causar riscos à saúde dele.

Muitos problemas podem ocorrer se seu cão comer plástico. Um objeto de plástico macio ou duro pode fazer com que o cachorro engasgue ao tentar engolir o objeto.

Qualquer objeto estranho pode criar um bloqueio no trato digestivo. Isso pode fazer com que ele vomite ao tentar comer ou beber e/ou que não consiga evacuar normalmente.

Um objeto de plástico pontiagudo pode danificar o interior de seu sistema digestivo à medida que se move. Alguns objetos, se forem grandes e pontiagudos o suficiente, podem até perfurar um pulmão ou outro órgão.

Portanto, a ingestão de qualquer objeto estranho tem o potencial de necessitar de intervenção cirúrgica.

Mas eu não vi meu cachorro comer plástico

Mesmo que você não tenha visto seu cachorro comer um objeto de plástico, se ele não conseguir reter comida e água, sua condição se deteriorará rapidamente.

Leve-o ao veterinário para avaliação e raios-x para determinar o que está causando seus sintomas o mais rápido possível.

Mesmo que você não tenha certeza e que seu cão pareça estar bem, é sempre melhor ligar para o veterinário e ver o que eles aconselham.

Então, o que você faz se, digamos, seu cachorro comer sacolas plásticas? Falaremos sobre as ações que você deve realizar com base nos sintomas do seu cão na próxima seção.

Meu cachorro engoliu plástico – o que devo fazer?

Como mencionamos anteriormente, o que acontece se um cachorro comer um saco plástico ou um cachorro comer um brinquedo de plástico?

Isso varia de acordo com o tamanho e a forma do objeto. Bem como se é ou não macio o suficiente para passar, ou muito difícil para passar pelo trato digestivo do cão.

Se o seu cão comeu plástico, verifique na boca se não há outros pedaços que ele também possa engolir. Mesmo que ele já tenha engolido um pouco, você deseja minimizar mais danos.

No entanto, remova-os apenas se for seguro fazê-lo sem se ferir. Se não, peça a ajuda do seu veterinário.

Informe ao veterinário

Se o seu cão comeu plástico, mesmo em pequena quantidade, a regra geral é sempre prender o veterinário. Não importa o quão subestimada a situação possa parecer.

Assim, seu veterinário já saberá o que está acontecendo, caso a situação piore. Alguns veterinários até recomendam hospitalizar o cão para que eles possam rastrear o objeto agressor por meio de raios-x.

Se o objeto não continuar a se mover e/ou seu cão começar a vomitar, o veterinário poderá levá-lo imediatamente para a cirurgia.

Como posso impedi-lo de comer plástico?

Se o seu cão comeu plástico, você pode ter passado pela experiência traumática de ter um grande objeto de plástico removido cirurgicamente do trato digestivo do seu cão.

Ou, talvez, você tenha encontrado uma pilha particularmente interessante de cocô que continha um pequeno objeto de plástico.

Como você pode evitar que isso aconteça novamente? Aqui estão algumas etapas que você pode seguir para evitar alguns casos de ingestão de plástico.

Brinquedos para roer

Seu cachorro está entediado e encontrou algo para mastigar (como um frasco de shampoo ou outro item de plástico de higiene)?

Uma boa ideia é comprar para ele brinquedos que ela possa mastigar. Além de distraí-lo, esses brinquedos são seguros, pois são feitos exclusivamente para cães. No entanto, atenção na hora de escolher. Certifique-se de que o brinquedo seja adequado para o porte e força dela. Ou seja, que seja o mais “indestrutível” possível

Se ele conseguir mastigar algum desses brinquedos, observe bem quando eles começarem a se desfazer. O objetivo é impedir que ele venha a engolir pedaços que se soltam quando o brinquedo começar a se desfazer.

Use o maior brinquedo com que seu cachorro pode lidar. Isso pode evitar que seu filhote engula a coisa inteira, além de dificultar sua destruição.

Cuidado com o lixo

Seu cão encontrou um recipiente vazio ou meio vazio nas sobras de comida? Limpe todos os pratos de comida que não vão ser guardados no armário, geladeira ou máquina de lavar louça. Isso os torna menos propensos a serem encontrados e devorados pelo seu cachorro.

Possivelmente, seu cão gosta de vasculhar o lixo (a maioria deles gostam). Se ele é desses, adquira uma lata de lixo que tenha uma tampa, de preferência com fechada, principalmente quando se tratar de cães de raça grande.

Estes são passos simples para impedir que o seu cão tenha acesso ao plástico, e também aos alimentos que podem prejudicar a saúde deles de alguma forma.

O que achou do nosso artigo? Em teoria, não há muita coisa a se fazer nesses casos além de observar e levá-lo ao veterinário.

Se você tem certeza que ele comeu plástico, e que o objeto era de um tamanho preocupanete, não perca tempo. Nos outros casos, observe o aparecimento de sintomas.

Em todo o caso, prevenir sempre é o melhor a se fazer. Para isso, siga nossas dicas. E, aproveitando a visita ao nosso blog, leia outros artigos interessantes, como: