Skip to content

Por que meu cachorro come cocô?

cachorro come cocô

“Por que meu cachorro come cocô?” Não é uma pergunta incomum para pais de animais de estimação.

Se seu cão vê seus resíduos como uma refeição, é natural ficar confuso – e um pouco enojado ao se perguntar o que despertou seu interesse. 

Por mais estranho que esse comportamento possa parecer para você, no entanto, é na verdade bastante normal. 

“Coprofagia” é o ato de comer fezes e é um comportamento comum para muitos animais, principalmente cães. Aqui estão algumas explicações:

Índice

Cães em crescimento são curiosos

Embora não saibamos exatamente por que seu cão quer comer os excrementos de outro animal, pode ser apenas uma questão de descoberta. 

Seu filhote comedor de cocô pode ser atraído pelo cheiro forte. Talvez ele sinta o cheiro da comida ingerida anteriormente. 

Pode não haver nenhum motivo específico para o seu cão se alimentar de fezes, a não ser pura curiosidade, e os cães exploram o mundo ao seu redor com o nariz e a boca.

Filhotes de mãe limpam seus bebês

Um cão que acabou de dar à luz uma nova ninhada de filhotes lamberá seus filhotes para limpá-los e cuidar deles enquanto se adaptam ao ambiente. 

Enquanto lambe, a mãe inevitavelmente ingerirá as fezes de seus filhotes. Esse comportamento é normal e deve ser corrigido assim que os filhotes começarem a cuidar de si mesmos.

Deficiências de dieta

“Ele não é especialmente curioso nem pai, então por que meu cachorro come cocô?” Dependendo das circunstâncias, pode ser por causa da desnutrição. Acredita-se que cães com dietas inadequadas, deficientes em vitaminas e minerais, comem as fezes de outro animal para compensar. 

Mas se seu cão está comendo uma ração balanceada como Hill’s Science Diet, e seu veterinário deu a ele um atestado de saúde, a desnutrição provavelmente não é a causa do interesse de seu cão em cocô. 

Ainda é uma boa ideia manter seu veterinário informado sobre o que está acontecendo com seu filhote, então, se for um novo comportamento, vale a pena ligar para seu veterinário para checar.

O medo pode fazer com que seu cachorro faça coisas estranhas

Você já castigou seu cachorro muitas vezes por fazer cocô em um lugar que não deveria, como seu quarto? 

Se o seu cão tem medo das consequências depois de passar para o número dois, ele pode começar a comer seu cocô para esconder as evidências. 

Na verdade, se isso acontecer regularmente, seu cão pode desenvolver uma compulsão para continuar procurando fezes para ingerir. 

A melhor maneira de conter esse comportamento é o treinamento adequado para usar o penico. Além disso, cães que sofreram acidentes em casa devido a doenças ou mau tempo devem ter as fezes removidas antes que ele tenha a chance de comê-las.

Como Parar

A maneira mais simples de garantir que seu cão pare de comer fezes é garantir que qualquer cocô seja descartado imediatamente. 

Se você tiver um gato, coloque a caixa sanitária onde seu canino não possa pegá-la. Se você tem um bebê (humano) em casa, todas as fraldas usadas devem ser descartadas em uma lata de lixo lacrada, onde ele não possa ir. 

É claro que é mais provável que ele tente comer fezes quando você o leva para passear; apenas certifique-se de que ele está sob controle o tempo todo. 

Se você perceber que ele está sentindo o cheiro de fezes de outros animais deixados para trás, mantenha-o perto de você. Quando seu cão eliminar, pegue seu cocô imediatamente.

Lembre-se, assim como muitos outros comportamentos indesejados, é importante nunca punir seu cão por esse comportamento, pois nem sempre associam o mau comportamento à punição. 

Em vez disso, usar o treinamento de comando dizendo coisas como “deixe-o” o ajudará a entender melhor que esse comportamento é inaceitável e a aprender a não fazê-lo no futuro. 

No entanto, se você ainda está treinando-o para evitar esse comportamento, vale a pena ter guloseimas refrescantes à disposição – especialmente se o seu cão for um daqueles que adora dar beijos babados. 

Você não pensaria que treinar seu cão incluiria ensinamentos para parar de comer cocô, mas essa relação é cheia de todos os tipos de aventura!

E então, entendeu agora porque seu cachorro come cocô? Deixa seu comentário!

Isenção de responsabilidade

Todo o conteúdo deste site é fornecido apenas para fins informativos e de entretenimento. Não se destina a ser nem pode ser considerado um conselho profissional acionável. Não deve ser usado como alternativa para a busca de aconselhamento profissional de um veterinário ou outro profissional certificado.

Tudodecachorro.com não assume qualquer responsabilidade ou obrigação pelo uso ou mau uso do que está escrito neste site. Consulte um profissional antes de tomar qualquer atitude com relação a qualquer problema médico, de saúde, bem-estar ou comportamento.