Induzir vômito no cachorro: como e quando fazer isso

Em casos de envenenamento, pode ser necessário induzir vômito no cachorro. Você sabe como fazer isso? Neste post, você vai descobrir como!

Induzir vômito no cachorro: como e quando fazer isso

Afinal, como e quando induzir vômito em cachorro? Saiba neste texto!

De meias sujas a brinquedos de plástico, os cães (especialmente os filhotes) colocam quase tudo na boca. 

Eles podem mastigar e engolir objetos estranhos perigosos ou até — que Deus não permita — toxinas venenosas como anticongelante, plantas domésticas venenosas e alimentos proibidos

Quando o seu cachorro come algo perigoso, a induzir o vômito pode ser o primeiro passo para salvar sua vida. No entanto, nem todas as situações justificam essa medida drástica. 

Por esse motivo, é tão importante saber quando você não deve induzir vômito no cachorro e, quando for necessário, saber como fazê-lo.

Quando induzir o vômito?

Leva tempo para que os venenos ingeridos sejam totalmente absorvidos pelo sistema do cão. Se ele comeu algo como uvas (um alimento tóxico para cães) ou ingeriu um medicamento como o ibuprofeno, talvez seja hora de agir, mas apenas se não apresentar sintomas. 

Alguns venenos causam sintomas em até 20 minutos após a ingestão, ou pode levar algumas horas ou dias para você notar um problema. 

Ainda assim, quanto mais rápido você conseguir extrair a toxina do trato digestivo, menos ela será absorvida pelo sistema.

Digamos que ele engula um objeto estranho, como uma calcinha ou um brinquedo estridente, e você chega rápido. 

Fazer o seu cachorro vomitar pode ser o melhor caminho a seguir, pois o item não se move da barriga para o intestino imediatamente, dando-lhe tempo para eliminar o problema. 

E mesmo se você não testemunhar a ação, mas encontrar evidências suspeitas como uma planta roída, embalagens de bombons de chocolate ou um frasco aberto de pílulas, pode ser uma boa ideia fazer o seu cachorro vomitar.

Quando não fazer o procedimento?

Objetos pontiagudos, como alfinetes, tachas, cacos de vidro ou de plástico, parafusos, agulhas, ganchos de enfeites de Natal ou outros itens pontiagudos podem cortar o interior do animal. 

Objetos de metal — como moedas — podem causar toxicidade ao zinco. Cães que engolem uma bateria, por exemplo, podem sofrer com o vazamento de ácido, o que pode causar queimaduras graves. 

Não espere que itens afiados e tóxicos passem pelo sistema digestivo do animal. O veterinário precisa remover cirurgicamente esses objetos. Sendo assim, leve-o para uma clínica de emergência o quanto antes.

Nestes casos, você não pode induzir vômito no cachorro. Se ingerir ácidos (como alvejante), líquidos alcalinos (como amônia ou detergente para a roupa), óleo ou gás de motor, tinta ou diluente ou qualquer planta doméstica tóxica, simplesmente procuro atendimento de urgência. 

Como induzir vômito no cachorro?

Antes de qualquer coisa, ligue para o seu veterinário. É sempre melhor consultar um profissional antes de provocar vômito. 

Se você não está muito longe do seu veterinário, geralmente é melhor levar o cão até ele para que o vômito seja induzido, pois os produtos que o veterinário precisa para fazer com que o cachorro vomite são mais seguros e menos irritantes para o estômago dele. 

No entanto, se você não tem tempo para ir ao consultório e o veterinário diz que é seguro, você pode proceder. 

O dono pode induzir o vômito em um cachorro até uma hora após a ingestão de uma substância ou objeto estranho, mas quanto antes, melhor. 

Observe, no entanto, que pode ser perigoso induzir vômito no cachorro se ele estiver tonto, parecer deprimido ou inconsciente. Se for esse o caso, ele pode inalar o material e sufocar.

Induzir vômito no cachorro

Para induzir o vômito no cachorro, primeiro, sirva-o com uma pequena quantidade de comida. Isso pode ser eficaz porque diluir o veneno com alimentos ajuda a retardar sua absorção. 

Para objetos sólidos, os alimentos também podem atuar como preenchimento e lubrificação quando ocorrer o vômito. 

Em seguida, dê ao cão 3% de peróxido de hidrogênio com um conta-gotas ou uma seringa de plástico (sem agulha). 

Verifique se o peróxido ainda está com gás ou se não funciona. Verifique também com o veterinário para saber quanto dar ao animal, com base no tamanho e na saúde geral dele. 

O peróxido terá um gosto desagradável e uma espécie de espuma. Essa combinação geralmente leva os cães a vomitar em cerca de cinco minutos. 

Você pode repetir esta dose duas ou três vezes, com cinco minutos entre cada dose.

Depois que o animal esvaziar o estômago, ligue para o seu veterinário. Ele pode querer que você leve seu animal, juntamente com uma amostra do vômito. 

Essas são as dicas básicas para induzir vômito no cachorro. Lembre-se sempre de que as instruções prévias do médico veterinário é imprescindível. Somente faça o procedimento com a autorização dele.

Achou essa informação útil?! Então, compartilhe com seus amigos nas redes sociais!

Compartilhe esta postagem:
0Shares

Sobre o autor | Website

Eu sou a mãe do Frederico, um PUG carinhoso e muito inteligente. Depois de ser mãe de primeira viagem de cachorro, apaixonei-me e agora dedico parte do meu tempo para fazer duas coisas que amo: escrever e falar sobre cachorros.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!