Skip to content

Meu cachorro comeu larvas, o que fazer?

cachorro comeu larvas

Somente quem já teve a experiência de ver larvas na ração do cachorro ou em alguma comida deles, sabe o quão preocupante é. Além de ser nojento, fica a pergunta: será que essas larvas fazem mal para nossos dogs? O que fazer se meu cachorro comeu larvas?

Essas e outras perguntas relacionadas ao assunto pretendemos responder neste artigo e também em outro que fizemos (Larvas na ração do cachorro? Saiba o que fazer)

Bom, mas antes, saiba que as larvas nada mais são do que o estágio inicial das moscas e geralmente podem ser encontradas em ambientes degradados porque as moscas gostam de botar ovos em alimentos estragados para que os novos vermes possam se alimentar deles.

Se o seu cão comer esses vermes, ele provavelmente ficará bem. O que pode ocorrer é algum desconforto após ingestão de uma gra nde quantidade dessas larvas. 

Nessa situação, a verdadeira ameaça à vida do seu cão nem são as larvas e sim a comida estragada onde elas estavam se alimentando. Mas sobre isso, vamos falar com mais detalhes no texto.

(Para facilitar a leitura, use a tabela de conteúdos)

Por que tem larvas na comida do meu cachorro?

Como dissemos, se o seu cão comeu algo com vermes, a comida que eles comeram é mais preocupante do que os vermes que estão nela.

Como as larvas ficam em um ambiente podre ou em algo estragado, o que quer que seu cachorro comeu provavelmente é uma comida que está comprometida.

As larvas que você encontrar na ração do seu cachorro (ou em outro tipo de comida) são, na verdade, larvas de moscas e varejeiras. Elas ainda estão em seus estágios iniciais de desenvolvimento e um dia elas próprias se tornarão moscas, assim como as lagartas se transformam em borboletas.

Quando as moscas voam de comida em comida, elas deixam para trás as larvas para se alimentar e crescer. O melhor local para o crescimento é a carne podre, pois há mínima perturbação ou competição por comida.

O que vai acontecer se o cachorro comeu larvas?

Se o seu cachorro comeu larvas, não significa que ele vai ter problemas e se tiver, não costuma ser nada grave. O estômago canino tem níveis de pH suficientes para “derrubar” as larvas. Então, todas elas morrerão assim que entrarem no estômago do seu cachorro.

Inclusive, essas larvas podem até ser úteis, uma vez que são fontes de proteínas. Mas veja bem: não estamos aconselhando você a permitir ao seu cão o consumo de larvas. De forma alguma! No entanto, não precisa se desesperar se você o flagrar comendo esses bichinhos nojentos.

A preocupação é o alimento em que as larvas estão. Se ele atraiu esses bichinhos, significa que estão comprometidos e eles, sim, podem fazer mal à saúde do seu dog. Esse alimentos pode, inclusive, conter produtos químicos tóxicos que podem prejudicar seu cão. 

Sendo assim, a primeira coisa que você deve fazer ao ver larvas na comida é verificar se ela está estragada, mofada ou com algum componente fora do comum (geralmente, estará).

Depois, descarte essa comida. Se for a ração, veja no artigo “Larvas na ração do cachorro? Saiba o que fazer” como eu fiz para trocar a ração nessa situação.

Pode ser que seu dog tenha consumido uma quantidade de larvas que leve a um desconforto no estômago e ele chegue a vomitar.

Se isso acontecer e for um episódio único, apenas continue observado seu cachorro para ver se ele apresenta mais algum sinal de intoxicação. Dependendo da quantidade de vermes (larvas) que ele comer, nem desconforto vai sentir.

Quando consultar um veterinário?

Larvas não são venenosas e também não causam complicações graves para cães. Isso quer dizer que se seu cachorro comeu larvas, não se despere.

No entanto, como o verme é um objeto estranho ao estômago do animal é bom pedir a opinião de um veterinário. Pode ser por telefone mesmo.

A primeira coisa que você deve fazer é observar bem a carne, ração ou o alimento onde as larvas estavam infestando. Esse fato determinará em grande parte que tipo de tratamento o cão precisa.

Seu veterinário irá perguntar sobre a fonte antes de recomendar medicamentos, afinal, se o cachorro estava farejando um esquilo morto, cheio de larvas, o veterinário deve ser imediatamente comunicado.

É diferente quando encontramos larvas na ração, apenas. A situação é preocupanete, claro. Mas, não é uma emergência como pode ser se o “alimento” é um outro animal morto que pode liberar substâncias tóxicas.

Na maioria dos casos, o veterinário irá aconselhá-lo a dar bastante água para o dog e deixá-lo dormir durante o dia. Os vermes podem sair por meio de vômitos ou defecação.

Se o cão tiver consumido um número maior de larvas, o veterinário pode indicar induzir o vômito. Fazer isso requer a administração de uma concentração adequada de solução de peróxido de hidrogênio seguido de orientação veterinária, de preferência.

E se o cachorro comer cocô com larvas?

Já enfatizamos que o problema não é se o cachorro comeu larvas, e sim o alimento ou as substâncias onde as larvas estavam.

Sendo assim, se você encontrou seu cachorro comendo cocô com larvas, você deve se preocupar com o cocô. Os cães tendem a comer cocô de outros animais, o que em termos técnicos é chamado de coprofagia.

As fezes podem conter parasitas e bactérias que podem prejudicar o cão. Nesses casos, o animal sofrerá de dores de estômago leves a intensas. Esses sintomas serão visíveis para você.

Dependendo do parasita, pode causar diarreia também. Portanto, não há nada que você possa fazer além de tratar a diarreia em seu cão.

Comer cocô de outro cão é preocupante também porque essas fezes podem ser veículo de transmissão de doenças que são transmitidas por elas. Então, será sempre bom conversar com o veterinário do seu cachorro e buscar aconselhamento.

De repente, ele indicará maiores cuidados, como administração de vermífugos ou exames laboratoriais.

Resumindo

Larvas não são venenosas ou tóxicas para os cães. Portanto, se o seu cachorro comeu larvas, elas em si não vão levá-lo a ter problemas graves. Mas, a comida/ração/carne estragada podem. Sendo assim, fique de olho onde seu cão fareja e procura comida.

Algumas raças de cães são inerentemente mais atraídas por carne podre e objetos semelhantes do que outras. Portanto, não há muito que você possa fazer como um pai de estimação.

O cão vomitará as larvas se consumidas em quantidades maiores. Mas seria melhor se você tomasse as medidas adequadas para o caso de o cachorro estar ferido ou com dor de estômago por causa da carne estragada.

Para evitar que seu cão consuma tais alimentos, você deve verificar se há animais mortos dentro e nas redondezas da sua casa e sempre procurar manter tudo limpo e sem entulhos. Pois é nesses locais onde a maioria dos pássaros é encontrada morta e, mais tarde, infectada por vermes.

E então, este artigo tirou suas dúvida sobre o que fazer se o seu cachorro comeu larvas? Esperamos que sim e ajudaria muito que você compartilhasse essa informações com outros donos de cachorro também!