Skip to content

Picada de escorpião em cachorro, o que fazer?

cachorro picado por escorpião

Dependendo da área em que você mora e da época anual em que estamos, a presença de artrópodes ou insetos no ambiente pode ser mais ou menos frequente. E isso é normal, pois eles são essenciais para o equilíbrio do ecossistema e do meio ambiente.

A parte negativa disso é que nosso animal de estimação pode ser picado por um escorpião se for ameaçado. Isso levará a sinais clínicos que dependerão do animal afetado em questão e do artrópode que o picou. Neste caso, vamos falar sobre a picada de escorpião em cachorro e o que você deve fazer se acontecer.

Índice

Um pouco sobre os escorpiões

Os escorpiões, como todos sabemos, são caracterizados por terem um par de pinças de preensão e uma cauda estreita e segmentada formando uma curva para a frente terminando em um ferrão.

A origem dos escorpiões remonta a cerca de 435 milhões de anos atrás. Acredita-se que sejam os primeiros aracnídeos existentes no nosso planeta, por isso a sua história evolutiva é considerável. 

Eles vivem principalmente em desertos, mas se adaptaram a uma ampla gama de condições ambientais e atualmente são encontrados em todos os continentes, exceto na Antártica.

Existem, portanto, várias centenas de espécies em todo o mundo com um potencial tóxico diferente. A picada de escorpião em cachorro é considerado um evento de gravidade considerável, embora sua gravidade seja variável.

A verdade é que tanto em humanos como em animais adultos com um sistema imunológico bem desenvolvido, dificilmente produz sintomas graves como os que foram relatados ao longo da história, dando-lhes má fama de vítimas de falsos mitos e lendas. No entanto, isso não quer dizer que não vamos tomar todo o cuidado.

Sintomas após uma picada de escorpião

A reação de um cão à picada de um escorpião dependerá da quantidade de veneno injetado por aquele artrópode em particular, de sua espécie e do tamanho do cachorro. 

Os cães de raças grandes tendem a ter menos sintomas ou menos graves devido ao seu tamanho do que as raças pequenas.

Além disso, a rapidez com que agimos também será decisiva em casos graves como cachorros ou animais imunossuprimidos. 

Nestes casos, não será o mesmo levá-lo ao veterinário após o evento, mas depois de algumas horas. Nem todos os sintomas podem ocorrer ao mesmo tempo, mas estes serão os mais comuns :

  • Inflamação e eritema ou vermelhidão da área afetada;
  • Possível claudicação do membro afetado;
  • Possível náusea e/ou vômito;
  • Tremores, salivação, taquicardia e nervosismo;
  • Dor e formigamento na área, possivelmente expressos na forma de gemidos;
  • Reação alérgica generalizada.

Dependendo da quantidade de veneno e da espécie do escorpião, uma reação alérgica pode ser observada. Isso pode ser visto se seu rosto inchar como numa picada de vespa. 

Este caso será o mais urgente, pois existe a possibilidade de a glote ou a garganta ficarem inchadas e estreitas devido a esta reação, dificultando a respiração e colocando gravemente em perigo a vida do nosso dog.

picada de escorpião em cachorro

O que fazer se um escorpião morder seu cachorro

Se você tem certeza de que um escorpião picou seu cão, a coisa mais sensata a fazer é tirar uma foto dele para mostrar ao veterinário, para identificá-lo caso você o tenha visto. 

Se você o perdeu de vista ou suspeita que seu animal foi picado por um escorpião, o diagnóstico será baseado na suspeita e nos sintomas. Porém, em qualquer dos casos, o atendimento ao veterinário é obrigatório se você deseja que os sintomas e a reação sejam controlados.

O diagnóstico, portanto, será baseado na identificação da espécie, bem como na realização de uma anamnese detalhada que poderemos dar ao veterinário sobre o evento. Todos os detalhes são importantes. 

Depois disso, o veterinário fará um exame físico completo e, em seguida, um exame da lesão específica que o escorpião produziu.

Se conseguirmos capturar o escorpião para mostrar ao veterinário, devemos soltá-lo em um local da área com boa vegetação. 

Não devemos matar o inseto, pois devemos lembrar que compartilhamos o mesmo habitat e como já dissemos, eles são essenciais no meio e só se defendem se forem atacados.

Tratamento

O tratamento para picada de escorpião em cachorro deve ser sintomático e de suporte. Cada sintoma será tratado separadamente, sendo comum o tratamento da dor (com opioides como a buprenorfina), inflamação (com antiinflamatórios não esteroides como o meloxicam), tremores musculares (com benzodiazepínicos como o midazolam) e anti-histamínicos (como o midazolam ou difenidramina).

Se o choque for muito forte, ao invés do uso de antiinflamatórios não esteroidais, pode-se usar corticosteroides como a dexametasona. Também dependendo do caso, você pode precisar de hospitalização e terapia com fluidos intravenosos.

Como você pode ver, serão tratamentos a serem administrados por um especialista. Não haverá truques caseiros possíveis e o mínimo será entrar em contato com o veterinário, pois seu filhote pode estar sentindo muitas dores associadas à picada de escorpião.

Ficou com alguma dúvida a respeito da picada de escorpião em cachorro? Deixe seu comentário que vamos tentar ajudá-lo. Em todo o caso, é sempre bom pedir a orientação de um médico veterinário.