Skip to content

Soro caseiro para cães desidratados

Soro caseiro para cães

A desidratação é uma condição que pode ocorrer em cães que eliminam mais líquidos do que ingerem. Embora o acesso restrito à água seja um fator, geralmente é um problema que resulta de uma ampla variedade de doenças. 

Longe de ser uma questão trivial, a desidratação pode ser uma emergência veterinária. Em casos graves, põe em perigo a vida do animal. Para lidar com essa condição de maneira adequada e o mais rápido possível, é importante que os responsáveis ​​pelos cães aprendam a reconhecer as situações em que pode ocorrer desidratação. 

Também precisamos saber os sintomas que indicam um baixo nível de fluidos corporais. O tratamento geralmente é direto, a menos que seja um caso grave de desidratação). 

No Tudo de Cachorro, fornecemos um guia prático de como fazer soro caseiro para cães desidratados, além de fornecer algumas informações gerais sobre quando ou se ele deve ser administrado. Confira!

Causas e sintomas de desidratação

Como mencionado acima, a desidratação ocorre quando os líquidos eliminados do corpo superam em muito os líquidos ingeridos pelo animal. Essa eliminação pode ocorrer de forma mais óbvia na forma de micção, defecação e até saliva. 

No entanto, a água também é usada para manter todos os aspectos do corpo do cão. Sem ele, ou com muito pouco, todas as funções corporais podem cessar.

Quando o cão está doente, outros fatores afetam a hidratação do cão. Vômito e diarréia, bem como temperaturas elevadas, podem aumentar a probabilidade de desidratação, especialmente se houver insolação. Quando um cachorro tem diarréia e vômito ao mesmo tempo, precisamos ter um cuidado especial. 

Como o vômito geralmente significa que o cão não consegue segurar nada no estômago, ele pode não ser capaz de beber mais água para se reidratar.

Os sintomas típicos de desidratação em cães incluem:

  • Perda de elasticidade da pele;
  • Membranas e mucosas claras;
  • Língua seca;
  • Depressão;
  • Letargia.

Outro sinal de que deve soar o alarme é o aumento do tempo de recarga capilar. 

Quando você pressiona as almofadas das patas de seu cão e leva muito tempo para retornar à cor anterior, isso indica uma diminuição no suprimento de sangue. O mesmo pode ser visto nas membranas mucosas da boca do cão.

Por que a desidratação deve ser tratada com urgência?

A perda de fluidos corporais leva à perda de eletrólitos. Eletrólitos são minerais eletricamente carregados que estão presentes no sangue e outros fluidos, que desempenham papéis importantes no corpo, como regular nosso pH e inúmeras outras reações químicas. Esses

A perda de eletrólitos pode levar a uma mudança no equilíbrio do pH, bem como a uma alteração em várias reações químicas no corpo do cão. 

Dado que as reações químicas são centrais na fisiologia, a perda de eletrólitos pode levar a um sério estado de desequilíbrio dentro do corpo, que pode ser fatal.

A reidratação do cão requer não só a reposição de água, mas também os eletrólitos importantes (também conhecidos como sais) que lhe faltam. Você pode comprar a solução eletrolítica em lojas de animais e farmácias.

Se não o fizer, o nosso método passo a passo fornece o equivalente a uma receita de eletrólitos para cães, que pode fazer em casa. 

Lembre-se também de que mesmo marcas respeitadas têm prazo de validade, principalmente depois de abertas.

Soro caseiro para cães desidratados

As soluções de reidratação oral que também são adequadas para os nossos animais de estimação podem ser encontradas nas farmácias (consulte primeiro o farmacêutico e o seu veterinário). 

Se preferir fazer seu próprio soro caseiro para cães, você precisará dos seguintes ingredientes:

  • 1 litro de água mineral natural;
  • 3 colheres de açúcar;
  • 1 colher de chá pequena de sal;
  • 1/2 colher de chá pequena de bicarbonato de sódio;
  • O suco de meio limão.

É muito simples de fazer:

  • Ferva um litro de água em uma panela funda.
  • Depois de ferver, desligue o fogo e despeje em um recipiente resistente ao calor (não de plástico).
  • Adicione todos os ingredientes e mexa bem.

Esta solução deve substituir a água do cão. Possui estabilidade de apenas 24 horas, portanto, deve ser descartado no dia seguinte. No entanto, é fácil fazer novamente.

Como administrar solução de reidratação oral para cães

Depois de criar o soro caseiro para cães em casa, você precisará deixá-lo esfriar antes de dá-lo a seu cão. Se ele puder beber sozinho, você pode dar a ele simplesmente enchendo a tigela de água normal com a solução de reidratação. O cão deve então beber e receber os benefícios.

Se o cachorro estiver fraco por causa da doença, você pode dar o soro para ele com uma seringa. 

Encha a seringa (sem agulha) e esguiche-a lentamente na boca do animal. Você pode esfregar sua garganta para ajudar a estimular a deglutição, se necessário.

Em situações em que o cão não beba ou não retenha o soro caseiro, estamos diante de uma emergência veterinária.  Será necessário levar o cão ao veterinário onde eles poderão administrar sua própria solução por via intravenosa. Também poderão realizar qualquer um dos tratamentos necessários para ajudar o cão a recuperar as forças. 

A desidratação, que progrediu significativamente, fará com que os órgãos do cão parem. Se não for tratada a tempo, é possível que seja fatal.

Dicas para solução de reidratação oral para cães

Quando você vê que seu cachorro está desidratado, dá a ele soro caseiro para cães pode ajudar. 

No entanto, há muitos fatores diferentes que você precisa considerar. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a saber o que fazer:

  • Existem muitas doenças caninas que podem causar desidratação, por isso é fundamental que você leve seu cão ao veterinário para um exame completo.
  • O tratamento domiciliar com soro caseiro para cães não substitui a supervisão de um veterinário.
  • Se os sintomas de desidratação forem graves e o animal estiver gravemente afetado, você deve ir ao veterinário com urgência. Em casos graves, a reposição de fluidos é necessária por via intravenosa.
  • Se o seu cão não beber o soro, você deve ir ao veterinário para que ele possa oferecer um tratamento alternativo de reidratação.

Agora que você sabe como fazer soro caseiro para cães desidratados, compartilhe este artigo com outros donos de cães! Ele pode ser muito útil!