Skip to content

Meu cachorro comeu uva, e agora?

cachorro comeu uva

Já abordamos aqui no Blog o assunto, sobre a toxicadade das uvas para nossos dog. Hoje vamos abordar novamente e mostrar como agir se o cachorro comeu uva.

Quem não leu o outro post, aqui está ele: Cachorro pode comer uva ou uva-passa?

Mas, antes de adentrarmos no assunto do que fazer quando o cachorro come esta fruta, vamos lembrar que embora não saibamos exatamente o que causa a reação tóxica, o melhor é evitar que o cachorro com uva ou uva-passa.

Infelizmente, mesmo em quantidades pequenas elas podem ser fatais para os cães.

Índice

Cachorro comeu uva? O que fazer?

No momento em que o cão come uva, ele passa a necessitar de um atendimento imediato, ou seja, trata-se de uma emergência.

Se você acredita queo cão ingeriu uvas ou passas nas últimas duas horas, precisará induzir o vômito (mas claro, com a orientação de um veterinário) o mais rápido possível, antes que todas as toxinas da fruta possam ser absorvidas.

Entretanto, você não deve induzir o vômito se o animal:  

  • Estiver inconsciente;
  • Tiver com dificuldade de respirar;
  • Está apresentando sinais de grave sofrimento ou choque;
  • Se você não tiver certeza do que seu cão pode ter comido.

Se o cão vomitou, não force mais vômitos. A orientação neste caso é ligar imediatamente par ao veterinário e receber as orientações dele.

Caso o cachorro não tenha vomitado, e você não sabe como induzir o vômito, siga as orientações do veterinário, se ele as passar. Do contrário, vá o mais rápido possível o consultório.

Leia também: Induzir vômito no cachorro: como e quando fazer isso

No consultório, o veterinário deve indicar a realização de uma lavagem gástrica ou administrar carvão ativado para lidar com as toxinas presentes no animal.

Além disso, ele deve indicar alguma tratamento para proteger os rins do cão.

Diagnóstico

Geralmente, o dignóstico de intoxicação em cães por uvas ou passas é feito porque o dono sabe ou suspeita que o animal comeu a fruta. Ou, ainda, porque viu partes dela no vômito ou no material fecal dele.

Com base nisso, são indicados testes laboratoriais de rotina, como perfil bioquímico, exame de urina e hemograma. Esses testes podem diagnosticar a maioria dos casos de insuficiência renal aguda, independentemente da causa. 

Tratamento

O tratamento de um cachorro que comeu uva inicia-se, como já foi dito, com a indução do vômito ou lavagem gástrica e administração do carvão ativado.

Em seguida, o veterinário providenciará para que ele comece a fluidoterapia intravenosa. O objetivo desta etapa do tratamento é remover a toxina da corrente sanguínea do cão e incentivar os rins a continuar produzindo urina. 

Se necessário, o veterinário administrará medicamentos para reduzir o vômito e manter a função renal. Durante esse período, o médico monitorará a função renal do seu cão com verificações regulares de exames de sangue. 

Se os rins do cachorro falharem ao ponto de não poderem mais produzir urina, o prognóstico se tornará grave. A hemodiálise pode ser necessária para sustentar a vida até que (e se) os rins possam se recuperar. 

O transplante de rim pode ser uma opção para alguns proprietários, mas, na maioria dos casos, a eutanásia é a única opção prática quando os rins de um cachorro estão totalmente desligados. 

Como você pode notar, se o cachorro comeu uva, o atendimento deve ser imediato. Infelizmente o toxidade desta fruta é muito alta para nossos amiguinhos. Sendo assim, a melhor alternativa é a prevenção.

Para isso, mantenha as uvas passas e as uvas fora do alcance do seu cão, pois eles ingerem quase tudo que vêem.  Certifique-se de que todos os membros da família estejam cientes da capacidade tóxica deste alimento, bem como de outros considerados venenosos para animais de estimação, como chocolate, cebola, alho, etc.

Seu cachorro comeu uva? Agora você já sabe o que fazer! Espalhe esta informação e ajude outros donos a protejer seus animais!

Leia também: