
Entenda porque nao pode dar chocolate para cachorro .
O chocolate é um alimento irresistível e muito saboroso para os seres humanos, não é mesmo?
Eis que você está saboreando uma deliciosa barra de chocolate quando o seu cachorro aparece com aquela carinha de pedinchão que só ele sabe fazer.
Pensando em agradar o seu melhor amigo canino, você não pestaneja e divide o chocolate com ele.
O bichinho fica muito feliz e você também por ter agradado o seu amiguinho de estimação.
Mas, se você já deixou que o cachorro aproveite um saboroso pedaço de chocolate, não faça mais isso, em hipótese alguma!
Quer saber porquê? Acompanhe este artigo, pois vamos explicar o mal que o chocolate pode proporcionar aos cães, a ponto de ser um alimento proibido para eles!
Por que chocolate faz mal para cachorro?
Aparentemente inofensivo, o chocolate faz mal aos caninos porque possui em sua composição uma substância capaz de causar grandes prejuízos ao sistema nervoso dos cães. Esta substância é a teobromina.
A teobromina é uma substância presente no cacau, fruto que dá origem ao chocolate.
Cabe destacar que quanto maior a concentração de cacau no chocolate, maiores os prejuízos causados no organismos dos cães. Sendo assim, se o chocolate é proibido para cachorros, imagine então, os amargos!
A teobromina não deve ser ingerida pelos cães pois pode desencadear crises alérgicas, aumento da pressão arterial, arritmia, taquicardia, convulsões e tremores.
Além dos problemas citados acima, o consumo de chocolate pode contribuir para o aparecimento de cáries nos animais, devido ao alto teor de açúcares.

O que fazer se o cachorro comer chocolate?
Se o seu cachorro ingeriu chocolate, recomendamos que você procure um médico veterinário o mais rápido possível.
Apesar de não existir um antídoto para os efeitos nocivos do chocolate no organismo dos cachorros, o veterinário estará atento aos sintomas apresentados e buscará formas de estabilizar o quadro evitando um agravamento da situação.
É possível também submeter o animal a alguns procedimentos que visam minimizar os efeitos do chocolate no organismo, como uma lavagem gástrica e/ou hidratação.
Em alguns casos, os veterinários administram carvão ativado para reduzir a absorção das substâncias tóxicas pelo organismo.
Independente da solução apresentada, nos casos de ingestão de chocolate por cães, não espere o aparecimento dos primeiros sintomas de intoxicação para procurar o apoio de um profissional especializado.
Saiba que cada minuto é importante para minimizar os efeitos danosos do chocolate no organismo e consequentemente na saúde de um cachorro.
Chocolate mata cachorro?
Você pode até mesmo não acreditar na resposta para esta pergunta. Afinal, como o chocolate poderia fazer um mal tão grande assim?
A verdade é, que dependendo do porte do animal e da quantidade de chocolate ingerida, a reação alérgica pode ser muito forte a ponto de levar um cachorro a entrar em coma e até mesmo fechar a óbito.
Portanto, evite que o seu melhor amigo chegue próximo ao chocolate, apesar de muito saboroso e irresistível aos nossos olhos, o chocolate é um verdadeiro veneno para os cães.
Depois de ler este texto, não esqueça que chocolate para cachorros, nem pensar!