Chocolate para cachorro faz mal?

Entenda porque nao pode dar chocolate para cachorro .

O chocolate é um alimento irresistível e muito saboroso para os seres humanos, não é mesmo?

Eis que você está saboreando uma deliciosa barra de chocolate quando o seu cachorro aparece com aquela carinha de pedinchão que só ele sabe fazer.

Pensando em agradar o seu melhor amigo canino, você não pestaneja e divide o chocolate com ele.

O bichinho fica muito feliz e você também por ter agradado o seu amiguinho de estimação.

Mas, se você já deixou que o cachorro aproveite um saboroso pedaço de chocolate, não faça mais isso, em hipótese alguma!

Quer saber porquê? Acompanhe este artigo, pois vamos explicar o mal que o chocolate pode proporcionar aos cães, a ponto de ser um alimento proibido para eles!

Por que chocolate faz mal para cachorro?

Aparentemente inofensivo, o chocolate faz mal aos caninos porque possui em sua composição uma substância capaz de causar grandes prejuízos ao sistema nervoso dos cães. Esta substância é a teobromina.

A teobromina é uma substância presente no cacau, fruto que dá origem ao chocolate.

Cabe destacar que quanto maior a concentração de cacau no chocolate, maiores os prejuízos causados no organismos dos cães. Sendo assim, se o chocolate é proibido para cachorros, imagine então, os amargos!

A teobromina não deve ser ingerida pelos cães pois pode desencadear crises alérgicas, aumento da pressão arterial, arritmia, taquicardia, convulsões e tremores.

Além dos problemas citados acima, o consumo de chocolate pode contribuir para o aparecimento de cáries nos animais, devido ao alto teor de açúcares.

Imagem: Google

O que fazer se o cachorro comer chocolate?

Se o seu cachorro ingeriu chocolate, recomendamos que você procure um médico veterinário o mais rápido possível.

Apesar de não existir um antídoto para os efeitos nocivos do chocolate no organismo dos cachorros, o veterinário estará atento aos sintomas apresentados e buscará formas de estabilizar o quadro evitando um agravamento da situação.

É possível também submeter o animal a alguns procedimentos que visam minimizar os efeitos do chocolate no organismo, como uma lavagem gástrica e/ou hidratação.

Em alguns casos, os veterinários administram carvão ativado para reduzir a absorção das substâncias tóxicas pelo organismo.

Independente da solução apresentada, nos casos de ingestão de chocolate por cães, não espere o aparecimento dos primeiros sintomas de intoxicação para procurar o apoio de um profissional especializado.

Saiba que cada minuto é importante para minimizar os efeitos danosos do chocolate no organismo e consequentemente na saúde de um cachorro.

Chocolate mata cachorro?

Você pode até mesmo não acreditar na resposta para esta pergunta. Afinal, como o chocolate poderia fazer um mal tão grande assim?

A verdade é, que dependendo do porte do animal e da quantidade de chocolate ingerida, a reação alérgica pode ser muito forte a ponto de levar um cachorro a entrar em coma e até mesmo fechar a óbito.

Portanto, evite que o seu melhor amigo chegue próximo ao chocolate, apesar de muito saboroso e irresistível aos nossos olhos, o chocolate é um verdadeiro veneno para os cães.

Depois de ler este texto, não esqueça que chocolate para cachorros, nem pensar!

Compartilhe esta postagem:
2Shares

2 comentários em “Chocolate para cachorro faz mal?”

  1. Eu encontrei um curso ótimo que ensina a fazer “chocolate” seguro pra cachorro.
    Dá pra fazer bombom, ovo de páscoa, ovo trufado e até de colher, e fica muito parecido.
    Nesse link dá pra saber mais: bit.ly/PascoaParaCaes_

    Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.