Skip to content

Itens domésticos perigosos para cães: quais evitar!

itens domésticos perigosos para cães

Já parou para pensar que sua cada pode oferecer riscos ao seu cão? A verdade é que existem itens domésticos perigosos para cães e outros animais de estimação.

Por isso, é necessário ter muita atenção ao que ele pode ter acesso para evitar um acidente ou envenenamento. Neste post, vamos abordar esse assunto e ajudar você a deixar sua casa segura e seu dog longe desses itens. Confira!

Itens domésticos perigosos para cães

A maioria das casas contém itens domésticos perigosos para cães como produtos químicos e substâncias cáusticas que podem ser tóxicas para os cães

Os humanos adultos sabem que não devem entrar em contato com os produtos químicos mais perigosos. No entanto, assim como os pais devem proteger seus filhos das toxinas domésticas, os donos de cães também devem proteger seus cães.

Esteja atento aos produtos que usa em seu quintal e dentro de casa. Além disso, tente mudar para produtos que são seguros para animais de estimação. 

Alguns produtos químicos podem ser prejudiciais aos cães se forem ingeridos, inalados ou entrarem em contato com a pele. 

Em alguns casos, os produtos químicos podem entrar na corrente sanguínea e afetar os principais órgãos. Alguns deles podem até ser considerados seguros para humanos, mas ainda podem prejudicar os cães.

Se você tratar seu quintal com produtos químicos, certifique-se de que seu cão não tenha acesso ao local até que esteja seco (e certifique-se de que o produto químico seja seguro depois de seco). 

O mesmo se aplica a limpadores de carpetes e produtos de limpeza usados ​​onde seu cachorro pode passear. Esteja ciente de onde seu cão está ao pulverizar produtos químicos no ar ou em superfícies.

Substâncias domésticas tóxicas para cães

Certas substâncias comumente encontradas dentro e ao redor da casa podem representar um alto risco de toxicidade para os cães. Vamos ver quais substâncias, dentre os itens domésticos perigosos para cães devem ser evitados.

Anticongelante

O etilenoglicol é um produto químico tóxico presente no anticongelante. Infelizmente, este é um veneno comum em cães.

Anticongelantes tem um gosto bom para cães, mas mesmo em pequenas quantidades são altamente tóxicas. Os sintomas de envenenamento por etilenoglicol aparecem rapidamente e podem levar à morte rapidamente também.

Ácido da bateria

Este produto químico muito perigoso pode irritar, ulcerar ou até mesmo comer através da pele, das membranas mucosas e do trato gastrointestinal.

Alvejante 

Este produto químico é cáustico para a pele, as membranas mucosas e o trato gastrointestinal. Além disso, os vapores são potencialmente prejudiciais, especialmente em espaços fechados.

Limpador de ralos

Limpadores de ralos também fazem parte da lista de itens domésticos perigosos para cães. Ele também é cáustico para a pele, as membranas mucosas e o trato gastrointestinal. Os vapores podem ser prejudiciais, especialmente se a área não for bem ventilada.

Drogas e medicamentos

Drogas  prescritas, sem prescrição e ilícitas/recreativas podem ser muito prejudiciais para os cães. Os efeitos tóxicos dependem do tipo de medicamento e da quantidade ingerida. Em alguns casos, a toxicidade pode causar facilmente a morte.

Fertilizantes

Dependendo do tipo, alguns fertilizantes podem irritar a pele e as patas se o seu cão entrar em contato com eles, especialmente antes de secar. Também pode ser prejudicial se ingerido.

Cola

Muitos tipos de cola são perigosos, causando envenenamento, irritação da pele e das membranas mucosas, além de obstrução gastrointestinal. 

Herbicidas

Assim como os fertilizantes, os herbicidas podem causar irritação nas patas e na pele do seu cão se ele caminhar por ali, especialmente se ainda estiver úmido. Se ingerido, o cachorro pode sofrer efeitos tóxicos.

Produtos de limpeza e detergentes domésticos:

Dependendo do produto químico, podem ser perigosos se ingeridos, inalados ou se entrarem em contato com a pele. Isso se aplica principalmente se o cachorro é muito alérgico.

Leia também: Alergia em cachorro: tipos, sintomas e causas

Querosene

Esse é outro que está entre os itens domésticos perigosos para cães. Querosene é cáustico para a pele, as membranas mucosas e o trato gastrointestinal. Os vapores são potencialmente prejudiciais.

Óleo de motor

Algumas pessoas podem ter ouvido falar que o óleo de motor é usado como um “remédio caseiro” para sarna, mas isso é absolutamente falso! 

Nunca, jamais coloque óleo de motor em seu cão. É muito prejudicial para a pele e perigoso se ingerido. O óleo do motor pode facilmente matar seu cachorro.

Removedor de esmalte de unha (acetona)

É cáustico para a pele, as membranas mucosas e o trato gastrointestinal. Os vapores são potencialmente prejudiciais. Além disso, o esmalte pode ficar grudado no pelo do cão.

Tinta, verniz, lacas, selantes, manchas

Todos esses são cáusticos para a pele, membranas mucosas e trato gastrointestinal. Os vapores são potencialmente prejudiciais. Alguns deles também podem secar na pele e podem ser difíceis de remover.

Diluentes de tinta e limpadores de pincel (álcool mineral, terebintina, etc.)

Todos são cáusticos para a pele, membranas mucosas e trato gastrointestinal. Os vapores são potencialmente prejudiciais.

Pesticidas

 Quando molhados, muitos tipos de pesticidas podem irritar a pele, as membranas mucosas e o trato gastrointestinal. Alguns ainda são prejudiciais quando secos.

Veneno de rato

Infelizmente, a toxicidade do rodenticida é um veneno comum em cães. O veneno de rato é extremamente tóxico se ingerido. NUNCA use veneno de rato dentro ou perto de sua casa.

Observe que esta não é uma lista completa de itens domésticos perigosos para cães. Lembre-se de que qualquer item dentro ou ao redor de sua casa pode representar um risco para o seu cão .

Mantenha seu cão longe de áreas onde produtos químicos líquidos foram pulverizados recentemente. Muitos são seguros depois de secos, mas descubra quais são seguros e use apenas esses.

Aprenda sobre a segurança dos produtos antes de comprá-los e usá-los. Além disso, tente usar o máximo possível de produtos seguros para animais de estimação. 

Mantenha itens domésticos perigosos para cães onde seu cachorro absolutamente não possa encontrá-los e lembre-se de que alguns cães serão destrutivos para chegar até áreas proibidas.

O que fazer se seu cachorro estiver envenenado

Se o seu cão for exposto a uma toxina , você deve agir imediatamente. Ligue para o seu veterinário o quanto antes. Não espere que os sintomas apareçam!

Atenção: NUNCA induza o vômito, a menos que seja orientado por um profissional veterinário. As substâncias cáusticas podem ser ainda mais prejudiciais voltando para cima do que para baixo.

Se autorizado induzir vômito no seu cachorro em alguma emergência, veja nosso artigo sobre como fazer isso e quando: Induzir vômito no cachorro: como e quando fazer isso

Em caso de exposição a toxinas, mantenha uma lista de números de telefone importantes em um local visível e de fácil acesso. Certifique-se de que as babás de animais e outras pessoas que possam estar em sua casa conheçam a localização da lista.

  1. Seu veterinário principal
  2. Uma ou mais clínicas veterinárias de emergência 24 horas próximas
  3. Um número de contato de emergência para você e o coproprietário do seu cão (se aplicável).

Leia também: