Skip to content

Alergia em cachorro: tipos, sintomas e causas

Cachorro com alergia

A alergia em cachorro é uma das maiores responsáveis pelas visitas dos cães ao veterinário. A condição possui uma grande variedade de agentes causadores e afeta todas as raças de caninos. Em alguns casos, quando não tratada, pode ser fatal.

Neste artigo, você vai conhecer algumas das principais causas e sintomas, além de dicas para tratamento das alergias, tipos de ração para pele sensível, shampoos indicações para cães nesta condição e soluções caseiras. Boa leitura!

Índice

Entenda o que é alergia em cachorro

A alergia nada mais é do que uma reação do sistema imunológico do cachorro quando este entra em contato com alguma substância que o mesmo seja alérgico ou que “irrite” o seu organismo.

Estas substâncias são conhecidas como alérgenos. Alimentos (rações, leite, etc), pulgas, produtos de limpeza, fumaça de cigarro, poeira, perfumes e outros fatores podem ser agentes causadores de alergia em cachorro.

Tipos de alergia em cachorro

Os principais tipos de alergia em cachorro são:

Dermatite Alérgica por Picadas de Ectoparasitas (DAPE)

Um dos tipos mais comuns de alergia. São normalmente causadas por sarnas, infecções bacterianas e picadas de pulgas, ocasionando problemas de pele no animal, queda de pelo e coceira excessiva.

Dermatite Atópica

Originada por uma falha na barreira protetora da pele do cachorro, causando ressecamento excessivo da pele, o que facilita a entrada de fungos, ácaros, poeira, pólen e outros. Esse tipo de alergia é hereditária e incurável.

Hipersensibilidade Alimentar

Aqui, o animal poderá ser alérgico a algum tipo de alimento que ao ser ingerido ativa o sistema imunológico do cão, causando as reações. Os alimentos mais comuns que podem causar alergias são: carnes bovinas e de frango, leite e derivados, soja, milho e conservantes.

Piodermites

Outro tipo de alergia em cachorro é piodermite. Causada por infecções bacterianas, ela se caracteriza pelo aparecimento de cascas/crostas na pele do cachorro. Normalmente, eles vêm acompanhadas por coceira.

Micose

Causada por fungos, a micose é uma doença que acomete gatos e cães e se caracteriza pelo aparecimento de manchas avermelhadas ou escurecidas na pele dos animais.

Seborreia seca e oleosa

A seborreia seca caracteriza-se pela descamação na pele do animal e pelo aparecimento de cascas. Já a seborreia oleosa ou úmida caracteriza-se pela presença de sebo na pele. Nesses casos, a pelagem do animal fica mais fétido e com aspecto úmido.

Causas da alergia em cachorro

As causas dos mais variados tipos de alergia em cachorro depende de alguns fatores. Nos casos de predisposição genética da raça, recomenda-se que o animal não cruze, para evitar que a condição não se espalhe.

Listamos abaixo algumas das causas mais comuns de alergia:

  • picadas de pulga;
  • plantas e grama;
  • substâncias presentes na composição da ração;
  • perfumes de humanos com aroma muito forte;
  • produtos de limpeza e higienização de humanos;
  • pílulas hormonais —  utilizadas para evitar o cio em fêmeas.

Algumas das raças com maior predisposição a desenvolverem alguns tipos de alergia são: poodle, shih tzu, buldogue inglês e francês, pug, pastor alemão, dálmata e outros. Caso pretenda comprar algum cão dessas raças, pergunte ao proprietário se os pais possuem alguma alergia.

Sintomas mais comuns

Mesmo sendo causadas de diversas formas, as alergias possuem alguns sintomas comuns que normalmente estão presentes nos quadros alérgicos. Veja alguns:

  • coceira excessiva;
  • queda de pelos em grande volume;
  • vermelhidão na pele;
  • feridas;
  • sangramento na pele;
  • descamação e ressecamento da pele;
  • secreção nos olhos.

Tratamento indicado para alergia em cachorro

A primeira coisa que você deve fazer caso o seu cão esteja apresentando algum dos sintomas acima ou comportamento estranho, é levá-lo para uma consulta com o veterinário. O profissional vai realizar alguns testes e exames para obter o diagnóstico e iniciar o tratamento adequado.

Em alguns casos, um shampoo especial ou ração específica serão indicados para controlar a condição. Já em outros, pode ser necessária a indicação de antialérgicos, antibióticos e antiinflamatórios, a depender do que está afetando o animal.

Os tutores devem ficar bastante atentos a esses sintomas pois os mesmos são comuns à outras doenças e condições, como por exemplo, otite, sarna canina, ansiedade, tristeza, entre outros.

Ração para cachorro com alergia de pele

Os problemas de pele em cães estão entre os maiores motivos de idas ao veterinário. Como dito acima, em muitos casos uma dieta adequada pode ajudar a controlar os casos de alergia, seja ela alimentar ou de pele, causada por condições ambientais ou fatores genéticos.

Por isso, vamos mostrar algumas rações que são feitas especialmente para dogs com essas condições, pois é possível prevenir, tratar e até mesmo curar doenças adequando a alimentação.

Purina Pro Plan Pele Sensível

A Nestlé traz a ração Purina Pro Plan Pele Sensível para os cães com condições de alergia. Ela contém fórmula especialmente desenvolvida para satisfazer as necessidades específicas dos cachorros.

Ração ProPlan Sensitive Skin para Cães Adultos Sabor Salmão e Arroz - 10,1kg Purina para Todas Todos os tamanhos de raça Adulto - Sabor Outro
  • Ideal para os pets de raças médias e grandes
  • Nutrição balanceada para cães de pele e estômago sensíveis
  • Contém ácidos graxos ômega 3 e 6, vitaminas essenciais e minerais
  • Fortifica as defesas naturais dos pets

Clique em “Ver Preços” para pesquisar a versão da Purina Pro Plan Pele Sensível de acordo com o porte do seu dog.

Royal Canin Dermacomfort

A linha da Royal Canin ideal para cachorro com alergia ou com pele sensível é a Dermacomfort. Esta versão traz um diferencial, que é a presença de um complexo antioxidante. Além disso, oferece alta digestibilidade para os cães.

Ração Royal Canin Medium Dermacomfort Cães Adultos 10,1Kg
  • Um exclusivo complexo de nutrientes que auxiliam a promover a função protetora da pele
  • Combinado com ácidos graxos ômega 6 e ácidos graxos ômega 3 conhecidos por seus efeitos benéficos sobre a pele
  • Fabricante Royal Canin
  • Explore a nossa gama de produtos

Clique em “Ver Preços” para pesquisar a versão da Royal Canin Dermacomfort de acordo com o porte do seu dog.

Hill’s Science Diet Pedaços Pequenos Pele Sensível

A Hill’s apresenta essa versão para atender os cães com pele sensível e quadros de alergia. Ela contém vitaminas do complexo B e também magnésio. Esses componentes evitam a irritação, ressecamento e descamação da pele.

Além disso, traz os níveis desejados de ômega 6, que vai atuar como suporte da barreira natural cutânea.

OFERTA
Ração Hill's Science Diet para Cães de Pele Sensível Pedaços Pequenos 6kg
408 Avaliações
Ração Hill's Science Diet para Cães de Pele Sensível Pedaços Pequenos 6kg
  • Ração super premium para Cães Adultos saudáveis com pele sensível de pequeno porte;
  • Proteínas de alta qualidade para uma condição corpórea ideal
  • Fibras de alta qualidade, ácidos graxos e antioxidantes que ajudam a manter a pele, pelagem e digestão saudáveis
  • Complexo exclusivo de ácidos graxos Ômega 6, vitamina E e outros nutrientes que auxiliam a manter a saúde da pele e a beleza da pelagem

Clique em “Ver Preços” para pesquisar a versão da Hill’s Science de acordo com o porte do seu dog.

Ração Royal Canin Veterinary Skin Care Small Dog

Específica para cães do alergias de pele, essa ração da Royal Canin é indicada para cães de pequeno porte e auxilia no tratamento da dermatite atópica, dermatoses, piodermatites, alergia à picada de pulgas, otite externa e também nas condições de perda de pelo.

Além disso, a Ração Royal Canin Canine Veterinary Diet Skin Care combina ácidos graxos provenientes da soja, linhaça e óleo de peixe que melhoram a força natural da pele e ajudam a reduzir os sinais de alterações cutâneas.

OFERTA
ROYAL CANIN Ração Royal Canin Veterinary Skin Care Small Dog Cães Adultos 7 5Kg Royal Canin Raça Adulto
  • Auxilia o manejo nutricional de cães com pele sensível
  • Complexo sinérgico patenteado de antioxidantes para auxiliar a neutralizar os radicais livres
  • Fabricante Royal Canin
  • Explore a nossa gama de produtos

Clique em “Ver Preços” para pesquisar a versão da Ração Royal Canin Veterinary Skin Care de acordo com o porte do seu dog.

Shampoo para cachorro com alergia de pele

Cachorro com pele sensível ou que tem dermatite atópica canina, bem como outras doenças de pele, precisa utilizar shampoos especiais. Geralmente, eles são indicados pelo veterinário, de acordo com a necessidade de cada animal.

A seguir, veja os produtos mais utilizados nos casos de alergia em cachorro.

Hexadene Spherulites

Virbac Shampoo Hexadene Spherulites Tratamento Piodermites para Cães e Gatos 250 ml
  • Ideal no tratamento de infecções de pele causadas por fungos e bactérias.
  • Contém clorexidina, que age como um antisséptico.
  • Controle futuras infecções.
  • País de origem do produto: BR

Dr. Clean Cloresten

Nenhum produto encontrado.

Dr. Clean Sebotrat O

Sebotrat O Shampoo 200 ml Agener - 200ml
  • Para o tratamento e controle da seborreia
  • Conta com ação anti-inflamatória, antipruriginosa e antibacteriana
  • Promove o controle da produção de secreção sebácea

Dr. Clean Sebotrat S

Allermyl Glyco Virbac

OFERTA
Virbac Shampoo Allermyl Limpeza Regular em Cães Alérgicos para Cães 500ml
  • Ingredientes que ajudam a preservar a integridade da barreira cutânea
  • Agite antes de usar.Após molhar o pelame do animal, aplicar a quantidade desejada, espalhando por todo o corpo. Massagear até formar espuma.Deixar o produto agir por 5 a 10 minutos e em seguida enxaguar.
  • Allermyl
  • Comprimento: 25 cm

Conclusão

Agora que você conhece os principais tipos, sintomas e causas da alergia em cachorro, fique atento(a) e caso identifique algum dos sintomas, dirija-se ao médico veterinário para um diagnóstico correto.

Se você achou este conteúdo útil, vote nas cinco estrelas abaixo e não deixe de visitar outras seções do nosso blog!