Skip to content

Guia Definitivo sobre ração hipoalergênica

ração hipoalergênica

Hoje vamos falar sobre ração hipoalergênica. Assim como os humanos, os cães podem ser alérgicos ou intolerantes a uma variedade de coisas, como alimentos, ervas, poeira, pulgas – enfim, a lista é infinita! 

Essas alergias e intolerâncias levam a uma série de problemas, como enjoos, erupções cutâneas, coceira, infecções de ouvido, inchaço, dor de estômago, gases e diarréia. 

Algumas raças podem ser mais “hipoalergênicas’, ou seja, terem maior probabilidade de ter alergias e intolerâncias. É o caso da raça Pug.

Dentre as coisas que podem levar um cão a desenvolver os sintomas alérgico que citamos acima, está a comida. E quando isso acontece, uma alternativa para os donos é utilizar o que chamamos de ração hipoalergênica e é sobre isso que vamos falar neste artigo. Acompanhe!

Índice

O que significa o termo hipoalergênico?

Hipoalergênico simplesmente significa que algo tem menos probabilidade de causar uma reação alérgica. 

As moléculas dos alimentos que podem se tornar alérgenos são proteínas ou glicoproteínas intactas, que são uma forma de proteína que contém resíduos de açúcar que auxilia em processos importantes no corpo, como ajudar os sistemas imunológico, digestivo e reprodutivo. 

A boa notícia é que existe uma grande variedade de rações hipoalergênicas para cães e elas são criadas de várias maneiras.

Novas fontes de proteínas

As fontes de proteína comuns encontradas rações para cães comerciais incluem carne, soja, frango, peru e produtos à base de ovos. Comprovadamente, essas fontes de proteínas provocam uma resposta alérgica em cães com alergia alimentar. 

Alimentos que contêm uma fonte de proteína não comumente usada em rações para cães, como vitela, peixe ou veado, aumentam a chance de o cão não ter consumido essa fonte de proteína antes. 

Isso quer dizer que a proteína não é reconhecida como um alérgeno pelo corpo do cão e que a ingestão dessas “novas proteínas” minimiza a chance de uma reação alérgica.

Dietas de proteína hidrolisada

Para combater a resposta imunológica de um cão às proteínas em ração, essas fontes de proteína podem ser quimicamente modificadas por hidrólise para que o corpo do cão não as reconheça como alérgenos. 

Essa técnica quebra as proteínas em polipeptídeos cujo tamanho menor evita estimular a resposta imunológica do intestino. 

Este método visa evitar uma resposta imunológica em cães que já tenham consumido a fonte protéica (como uma proteína inteira) ou que tenham reagido a outros tipos de proteínas.   

Adição de nutrientes benéficos

Existem certos nutrientes que, quando adicionados à dieta de um cão, podem ajudar a aliviar os sintomas de uma reação alérgica. Estes incluem ácidos graxos ômega 3, vitaminas A e E, e zinco.

Ômega 3 tem um efeito antiinflamatório, por isso ajuda a combater qualquer inflamação causada por uma reação alérgica. Também ajuda a manter a pele saudável, que pode ser danificada por reações alérgicas. 

Adicionar vitamina A também ajuda a pele danificada por uma reação alérgica, pois auxilia na manutenção da pele, crescimento celular e crescimento do pelo. O peixe é uma excelente fonte de ômega 3 e vitamina A.

A vitamina E é outro nutriente importante na dieta do cão, pois ajuda na saúde imunológica e protege as membranas celulares dos danos causados ​​por uma reação alérgica. 

O papel do zinco na dieta é ajudar a manter a saúde da pele e da pelagem e moderar quaisquer reações imunológicas.

O que é exatamente ração hipoalergênica?

Tecnicamente, o termo “ração hipoalergênica” é um pouco enganador. Realmente não existe comida totalmente hipoalergênica para cães. Esse é mais um termo de marketing. 

Isso ocorre porque, devido à natureza das alergias, um tipo de ração pode ser considerada hipoalergênica para um cão, mas não outro.

Para um cachorro que tem alergia a frango, qualquer alimento que não contenha frango seria considerado hipoalergênico para aquele animal.

No entanto, outro cão pode ser alérgico a arroz, e não frango e, portanto, terá necessidades diferentes, mudando o que seria classificado como hipoalergênico para aquele cão específico.

A ração hipoalergênica geralmente se refere a um tipo de comida que não contém os alérgenos comuns – embora o que é verdadeiramente hipoalergênico dependa do cada cão e de sua situação específica. 

Como os alérgenos comuns podem ser evitados por meio de vários métodos diferentes, existem vários tipos alimentações hipoalergênicas para cães.

As principais formas de alimentos para cães hipoalergênicos incluem:

Dieta limitada de ingredientes

As dietas limitadas de ingredientes contêm menos ingredientes do que a ração padrão para cães. Devido ao menor número de ingredientes, geralmente é mais fácil definir quais deles estão causando problemas ao cão.

Dietas com novas proteínas

As dietas com novas proteínas giram em torno da introdução de uma proteína única que não é comumente vista na maioria rações para cães. Algumas novas proteínas populares (como observado acima) incluem canguru, faisão, veado e bisão.

Dieta de Proteínas Hidrolisadas

As dietas de proteína hidrolisada quebram as moléculas de proteína e carboidrato em tamanhos tão pequenos que não irão desencadear uma reação alérgica em seu cão.

Leia também: Alergia em cachorro: tipos, sintomas e causas

Dieta de prescrição

Essas dietas especializadas prescritas por veterinários são especialmente elaboradas para serem hipoalergênicas e só podem ser obtidas no consultório veterinário.

Comida caseira

A comida caseira é frequentemente popular quando se realiza uma dieta de eliminação, devido ao extremo controle que os proprietários têm sobre as proteínas e os ingredientes. 

Embora seja excelente para identificar os ingredientes problemáticos do cão, a comida caseira não é a solução ideal a longo prazo, pois é difícil para os proprietários criar uma fórmula nutricionalmente completa – alimentos manufaturados para cães fazem isso muito melhor!

Sintomas de alergia alimentar em cães

Os cães que sofrem de alergias alimentares geralmente exibem um conjunto de sintomas relativamente consistentes. 

No entanto, como esses sintomas podem imitar os sintomas de outras doenças, é aconselhável levar seu cachorro ao veterinário para uma avaliação se você suspeitar que ele está com esse tipo de alergia

Felizmente, embora as alergias alimentares sejam problemas preocupantes e frustrantes de lidar, elas raramente são fatais como para os humanos – isso é uma vantagem!

Enquanto os humanos costumam sofrer de inchaço na garganta ou dificuldade em respirar após consumir um alérgeno, os cães sofrem mais frequentemente de doenças de pele como resultado de reações alérgicas. 

No entanto, a maioria dos cães exibe quase todos os seus sintomas devido a coceira, irritação na pele e possivelmente infecções crônicas de ouvido.

Alguns dos sintomas mais comuns de alergia alimentar em cães incluem:

  • Coceira, especialmente centrada nas orelhas ou pés;
  • Comportamento constante de lamber ou morder a pata;
  • Perda de pelo;
  • Condições crônicas da pele;
  • Infecções crônicas de ouvido.

Outros sintomas menos comuns que também podem significar uma alergia alimentar incluem:

  • Fraco crescimento em cães jovens;
  • Respiração ofegante;
  • Tosse;
  • Espirros;
  • “Pum” excessivo;
  • Vômito;
  • Diarréia.

Fatores temporais também podem fornecer pistas sobre a condição do seu cão. Como os cães são normalmente expostos a alérgenos de origem alimentar de forma consistente, seus sintomas não aumentam e diminuem como fariam com a exposição a um alérgeno ambiental, como pólen, poeira ou caspa (que são mais comuns durante certas estações).

Raças mais propensas a alergia alimentar

As alergias alimentares podem afetar cães de qualquer raça ou combinação. No entanto, eles parecem ser mais comuns entre algumas raças do que em outras.

Algumas das raças que comumente sofrem de alergias alimentares incluem:

  • Lhasa Apso;
  • Terrier branco de montanhas ocidentais;
  • Dachshund;
  • Cocker spaniel;
  • Boxer;
  • Dálmata;
  • Pastor alemão;
  • Retrievers;
  • Schnauzers miniatura.

Se você possui uma dessas raças, esteja especialmente alerta para sinais de alergia alimentar.

Alérgenos alimentares comuns para cães

As alergias são causadas por proteínas que estimulam excessivamente o sistema imunológico. As alergias à carne mais comuns em cães são:

Carne de boi, frango, cordeiro, peixe e porco são ingredientes de carne de ração para cães conhecidos por causar reações alérgicas em cães.

Você notará que eles são alguns dos ingredientes mais populares nas rações e, como a exposição a esses ingredientes é comum, eles se tornaram alérgenos comuns.

Outros alérgenos comuns em rações para cães que não são à base de carne incluem:

  • Laticínios;
  • Milho;
  • Trigo;
  • Soja;
  • Levedura.

Como você pode ver nesta lista, os alérgenos não são causados ​​apenas por alimentos que os humanos consideram “fontes de proteína”. 

Na realidade, a maioria dos alimentos – mesmo vegetais e grãos – contém algumas proteínas. Consequentemente, as proteínas em coisas como trigo, soja e milho também podem provocar reações alérgicas.

Infelizmente, todos esses são ingredientes comuns em alimentos comerciais e, a menos que você trabalhe ativamente para evitá-los, seu cachorro provavelmente os estará mastigando em sua ração.

Quando seu cão tem uma alergia alimentar, o sistema digestivo dele falha em digerir algumas das proteínas do alimento que induz a alergia. 

Quando essas proteínas inteiras entram em contato com receptores especializados no intestino, o corpo as trata como invasoras perigosas.

Isso faz com que o sistema imunológico lance uma resposta desproporcional, que causa os efeitos colaterais associados a uma alergia alimentar.

Ração hipoalergênica para cães: quais opções disponíveis?

A seguir, conheça nossas indicações de ração hipoalergênica para cães.

Royal Canin Hypoallergenic

Ração Royal Canin Canine Veterinary Diet Hypoallergenic para Cães - 10kg
86 Avaliações
Ração Royal Canin Canine Veterinary Diet Hypoallergenic para Cães - 10kg
  • Fonte de proteína altamente digestível e de baixo potencial alergênico. contém um aporte extra de ácidos graxos ômega 3.
  • Tamanho do produto: 10.1 kg (Pacote de 1)
  • Nome do modelo: Ração Royal Canin Hypoallergenic Canine 10,1Kg
  • Cor do produto: Branco

Clique em “Ver Preços” para pesquisar a opção de acordo com as necessidades do seu cão.

A Royal Canin Hypoallergenic é um alimento feito exclusivamente para diminuir as sensibilidades alimentares do cão. E isso é obtido através da seleção de proteínas hidrolisadas.

É importante destacar que apresentadas desta forma, ou seja, com proteína hidrolisada, o organismo do cão geralmente não a reconhece como uma ameaça.

Essa opção da Royal Canin é excelente. Ela é indicada para cachorros não só com alergias alimentares, mas também que apresentam manifestações dermatológicas.

O interessante também é que esta ração pode ser dada ao cão com doença inflamatória intestinal crônica.

Veterinary Hypoallergenic Equilíbrio

Veterinary Hypoallergenic Equilíbrio 2kg
6 Avaliações
Veterinary Hypoallergenic Equilíbrio 2kg
  • Proteína vegetal hidrolisada - Fonte proteica altamente digestível e menos antigênica.
  • Ótima relação ômegas-3 (ácido linolênico) e 6 (ácido linoleico) - Auxilia no bom estado geral.
  • Complexo antioxidante - Auxilia na proteção das células contra a ação dos radicais livres.
  • Probióticos e prebióticos - Contribuem para o equilíbrio da microbiota intestinal.

Clique em “Ver Preços” para pesquisar a opção de acordo com as necessidades do seu cão.

Está é outra opção de ração hipoalergênica para cães bastante conhecida no mercado pet. Ela é indicada para cachorro com reações alérgicas e, assim como a anterior, contém proteína hidrolisada na sua composição.

A Veterinary Hypoallergenic Equilíbrio ajuda a diminuir o tamanho das proteínas, fazendo com que a probabilidade do animal apresentar reações alérgicas seja menor. O interessante é que essa “quebra de proteínas” também ajuda na digestibilidade.

Por fim, esta ração hipoalergênica contém vitaminas C e E, betacaroteno e selênio, que são antioxidantes potentes. Além disso, trazem ômega 3 e 6 atuando como antiinflamatório, o que é ótimo para a saúde da pele.

Premier Nutrição Clínica Hipoalergênico

Clique em “Ver Preços” para pesquisar a opção de acordo com as necessidades do seu cão.

A marca Premier também traz sua ração hipoalergênica. É a linha Nutrição Clínica Hipoalergênico. Trata-se de um alimento que auxilia no tratamento de cães – adultos e filhotes – que têm reação alérgica ao alimento e que apresenta sintomas dermatológicos e/ou intestinais.

Com proteína hidrolisada e mandioca em sua fórmula, é a opção ideal para substituir a dieta por um alimento com menor potencial de reações alérgicas. Não é à toa que é uma das mais indicadas pelos veterinários.

Não poderia deixar de dizer que esta ração contém em sua composição níveis elevados de ácidos gráxos, zinco e ômega 3 e 6. Além de contribuir para a saúde da pele, esses componentes também ajuda a melhorar a digestão.

Ração Hipoalergênica Vet Life Hypoallergenic

Ração Farmina Vet Life Natural Hypoallergenic para Cães Adultos com Problemas de Pele - 10,1kg
40 Avaliações
Ração Farmina Vet Life Natural Hypoallergenic para Cães Adultos com Problemas de Pele - 10,1kg
  • Indicada para cachorros com problemas de pele, alergias e dermatoses
  • Alimento Coadjuvante
  • Livre de Transgênicos
  • Conservantes Naturais

Clique em “Ver Preços” para pesquisar a opção de acordo com as necessidades do seu cão.

A Vet Life Hypoallergenic é fabricada pela Farmina e é também uma excelente opção para cães com alergias e intolerância alimentar.

Assim como as outras, ela promove uma boa digestão para o cão, e contém proteínas de alta qualidade, como salmão, arroz e óleo de peixe como fonte de gordura.

Ela não contém em sua fórmula proteínas que geralmente são as responsáveis por reações alérgicas e intolerâncias alimentares. Entretanto, ela não é indicada para cães com microalbuminúria, proteinúria e também para cães sadios.

Por isso, deve ser oferecida ao cachorro somente com indicação e acompanhamento veterinário, especialmente porque ela é indicada por determinado tempo e não para uso constante.

Bônus: Snacks Hana Healthy Life Hypoallergenic (petisco)

Para fazer a alegria do seu amiguinho, recomendamos um petisco hipoalergênico. Como ao utilização ração hipoalergênica recomenda-se que o animal não coma mais nada, ter um petisco permitido é muito importante.

Com o Snacks Hana Healthy Life Hypoallergenic, você deixa seu cão feliz sem comprometer o tratamento e a prevenção de reações alérgicas.

Formulado especialmente para cachorros alérgicos, ele contém proteínas nobras e carboidratos de fontes puras, que ajudam a melhorar a digestão e garantem melhor absorção dos nutrientes.

Conclusão

Esperamos que você tenha entendido o que é uma ração hipoalergênica e se beneficiado das informações trazidas neste artigo.

É muito bom poder oferecer qualidade de vida para nossos queridos cães, e ter a certeza que eles estão consumindo alimentos de acordo com suas necessidades.

Qualquer dúvida, por favor, utilize o campo de comentários. E, já que está visitando nosso blog, leia também nossas indicações de artigos a seguir: