Skip to content

Guia sobre como mudar a ração do seu cachorro

mudar a ração do seu cachorro

Existem várias razões pelas quais você pode querer mudar a ração do seu cachorro e vamos falar sobre elas neste artigo. Mas, a questão é que é preciso fazer isso da maneira correta.

Algumas delas são: seu cão é um filhote, e você deseja uma marca ou tipo de ração que lhe dará o precisa para se desenvolver bem. Seu amigo peludo também pode estar comendo menos ou agindo de maneira diferente, e você acha que uma mudança na dieta pode ajudar.

Talvez você esteja preocupado com o fato de que sua escolha atual de ração está desencadeando ou piorando as alergias existentes. Ou talvez você esteja apenas procurando um fornecedor de ração natural para cães mais sustentável com uma pegada de carbono menor.

Seja qual for o motivo, mudar a ração do seu cachorro é algo que você não deve fazer de qualquer jeito. Os cães são como nós, e colocá-los na dieta errada ou mudar sua dieta muito rapidamente pode afetar tudo, desde sua pele e pelo até seu humor e bem-estar geral.

Índice

Quando você deve mudar a ração do seu cachorro?

À medida que os cães envelhecem, a nutrição de que precisam também muda. Filhotes em crescimento precisam de níveis diferentes de vitaminas e nutrientes em relação aos cães idosos, por exemplo. Isso significa que você provavelmente precisará ajustar a comida do seu cão em certos momentos de sua vida.

Veja a seguir, algumas rações que podem levá-lo a mudar a ração do seu cachorro e como fazer isso.

Envelhecimento

Os cachorros devem ser alimentados com uma ração especialmente formulada até que tenham cerca de 12 meses de idade, dependendo do tamanho da raça. Isso lhes dará todos os nutrientes de que precisam para crescer grandes e fortes.

Após este ponto, você deve trocar a ração de filhote por uma ração para cães adultos. Os alimentos para adultos são geralmente formulados para manter o peso e o tamanho, portanto, verifique o peso-alvo do seu dog e identifique se ele deve receber ração para cães grandes, médios ou pequenos.

Gravidez, doença ou estresse

Além do envelhecimento, há outros períodos em que você pode considerar mudar a ração do seu cachorro.
As cadelas grávidas ou que estão amamentando precisam de alimentos com alto teor de energia e com maior teor de cálcio. 

Frequentemente, a comida para filhotes é apropriada neste caso. Seu veterinário deve aconselhá-lo sobre a melhor comida para apoiar adequadamente seu cão durante esse período.

Se o seu cão não está se sentindo bem, tem falta de vitaminas específicas ou desenvolveu uma alergia, você pode considerar trocar a ração, talvez por uma ração para cães com estômago sensível ou uma ração hipoalergênica. Nessas situações, uma fórmula de ração mais natural pode ser mais adequada para garantir que intestinos sensíveis tolerem bem a comida.

Uma mudança na dieta pode fazer maravilhas para nós, humanos, e o mesmo se aplica aos nossos animais de estimação. Se seu cão parece estressado ou ansioso, uma mudança para uma fórmula projetada para combater a ansiedade pode ser exatamente o que eles precisam.

Novamente, você deve procurar o conselho de seu veterinário para ter certeza de que está oferecendo ao seu cachorro o melhor alimento para as necessidades específicas dele.

Preocupações ambientais

Mais recentemente, muitas pessoas estão mudando a comida de seus cães por preocupação com o impacto ambiental.

Nossos cães e gatos comem 20% de toda a carne e peixe do mundo, e a indústria de carnes e laticínios cria uma quantidade colossal de poluição, com uma das maiores pegadas de carbono de qualquer indústria.

Todos nós podemos fazer muito para limitar esse impacto ambiental no que diz respeito à comida que comemos, e o mesmo se aplica aos nossos cães.

Os cachorros são onívoros e podem prosperar com dietas à base de plantas, desde que recebam a quantidade certa de proteína e outros nutrientes essenciais. 

Porém, lembre-se de que os cães não podem ser 100% veganos, pois precisam de vitamina D3 de origem animal. Se você deseja reduzir a quantidade de carne na dieta de seu cão, deve dar uma olhada nas alternativas de alimentos para cães que fornecem a proteína de que seu cão precisa de uma maneira diferente.

Vai mudar a comida do seu cachorro? Quanto mais lento, melhor

Seja qual for o motivo para trocar a ração do seu cachorro, você precisa ter certeza de que está fazendo isso da maneira certa.

Muitos cães têm intestinos sensíveis, e uma mudança repentina na dieta pode afetar sua saúde, causando dor de estômago e outros desconfortos gastrointestinais, como vômito, diarreia e gases.

Você deve mudar gradualmente a comida do seu cão ao longo de uma semana ou mais. Isso ajudará a evitar efeitos colaterais potencialmente desagradáveis, como os problemas gastrointestinais citados acima.

Você pode usar o seguinte como orientação aproximada:

Dia 1-2: introduza uma pequena quantidade do novo alimento em seu alimento padrão.
Dia 3-5: adicione gradualmente mais do novo alimento e remova o antigo ao fazer isso.
Dia 6-7: continue com o anterior até que apenas o novo alimento permaneça.

Este período de tempo dará ao seu cão tempo para se ajustar ao novo alimento e evitar qualquer potencial dor de barriga.

É hora de trocar a comida do seu cachorro?

Seja qual for o motivo, trocar a ração do seu cachorro pode ser ótimo para você e principalmente para ele. Uma dieta melhor significa um cão mais feliz, mais saudável e com muita energia para brincar. Mas, como dissemos ao longo do texto, isso deve ser feito de forma correta e segura para seu amiguinho.

Sendo assim, se você vai fazer alguma mudança na dieta do seu cão por algum dos motivos que citamos, certifique-se de fazer isso de forma segura e gradual, para evitar qualquer dor de estômago ou estresse desnecessário. Seu cachorro vai agradecer por isso.