Skip to content

Dicas de remédio caseiro para pulgas

remédio caseiro para pulgas

Está em busca de remédio caseiro para pulgas seguros e eficazes? Se a resposta é sim, vamos ajudar você mostrando opções totalmente naturais para combater a infestação de pulgas não só no seu cão, mas também no ambiente.

Mas, saiba de antemão que acabar com pulgas de forma natural não é fácil! Você vai ter um certo trabalho e implementar ações que podem incluir:

  • Dar banhos semanais com shampoos contra pulgas para seu cachorro;
  • Lavar cada pedaço de tecido em sua casa;
  • Limpar tudo e várias vezes para garantir que a infestação tenha desaparecido completamente.

Obviamente, isso vai depender do grau de infestação, mas é bom estar ciente da situação. Vamos lá vê quais dicas de remédio caseiro para pulgas podem ser utilizados? Continue lendo!

Como saber se seu cão tem pulgas?

Se você suspeita que seu cão pode ter pulgas apesar de seus melhores esforços, veja como descobrir:

  • Coloque seu cachorro em toalhas de papel umedecidas ou em uma toalha de banho branca e úmida;
  • Escove ela;
  • Se pequenas partículas de sujeira caírem nas toalhas e ficarem vermelhas ou marrons, seu cão está com pulgas.

Agora, vamos ver quais opções para acabar com esses parasitas de forma natural.

Remédio caseiro para pulgas com vinagre

Os defensores dos alimentos saudáveis ​​há muito elogiam os diversos benefícios do vinagre de maçã, e não apenas para os humanos. Diz-se que ele é um ótimo remédio para matar pulga porque elas não gostam de seu cheiro e sabor pungentes. 

Entretanto, de acordo com a organização veterinária sem fins lucrativos Anicira, este método não mata as pulgas, mas borrifar uma mistura de partes iguais de água e vinagre de maçã pode ajudar a preveni-las.

O vinagre de maçã contém cerca de 5% de ácido acético, ou seja, é um um anti-séptico.  Uma borrifada dele ou o uso de um pente molhado no pelo do animal vai aliviar a coceira. 

Quando tomado por via oral, também pode ajudar a equilibrar o pH do cão, já que o vinagre de maçã é alcalino e a comida de cachorro é notoriamente ácida. Entretanto, certifique-se de falar com seu veterinário antes de tratar seu animal de estimação com vinagre de maçã.

Remédio caseiro para pulgas com Bicarbonato de Sódio

O bicarbonato de sódio é frequentemente citado como um dos remédios caseiros para pulgas. No entanto, uma pesquisa feita pelo Journal of Agricultural Entomology mostrou que ele não é realmente tóxico para as larvas das pulgas. 

Dito isso, o bicarbonato de sódio é seguro para uso no pelo do animal de estimação (inclusive, é ótimo para neutralizar odores) e pode ser misturado com água para formar uma pasta ou adicionado ao xampu normal durante o banho.

Para a prevenção das pulgas, Ancira recomenda misturar um pouco de bicarbonato de sódio com água e colocá-lo em um prato próximo à luz, fora do alcance de seu animal de estimação.  Pulgas são atraídas pela luz, então elas pularão no prato e se afogarão.

Remédio para matar pulga com levedura de cerveja

A levedura de cerveja é feita de um fungo usado para fermentação na cerveja. Como suplemento nutricional, aumenta os níveis de energia e promove a saúde da pele, do cabelo e dos olhos (fonte). 

A levedura de cerveja pode ser usada para estimular o sistema imunológico do cachorro, o que, por sua vez, pode ajudar a evitar pulgas e outros parasitas. No entanto, estudos contestam sua eficácia em repelir ou matar pulgas diretamente.

A levedura de cerveja em pó pode ser administrada por via oral aos animais de estimação. Converse com seu veterinário sobre a dosagem certa.

Molho de pulgas de alecrim

Molhos químicos contra pulgas podem ser muito cáusticos. Você pode fazer uma versão menos abrasiva misturando água com alecrim fresco em casa. O alecrim é um repelente comprovado de pulgas (e aranhas e baratas).

Para fazer uma mistura natural para pulgas, comece mergulhando duas xícaras de alecrim fresco em água fervente por 30 minutos. Coe o líquido, jogue fora as folhas restantes e adicione um litro de água morna (dependendo do tamanho do seu filhote). 

Espere até que a bebida esfrie, mas ainda esteja quente o suficiente para ser confortável. Despeje sobre seu cão, ensopando sua pelagem, e deixe secar naturalmente.

Spray de limão repelente para matar pulga

A Dra. Ashley Geoghegan, da clínica veterinária VetNaturally, recomenda fazer um spray com limões frescos para usar como outro repelente natural contra pulgas. Embora não se tenha comprovado que o cítrico mata as pulgas, seu cheiro parece afugentá-las.

Para fazer a receita, primeiro, corte um limão em quartos e cubra a fruta com água fervente por até dez minutos. Em seguida, deixe a mistura em infusão durante a noite. Você pode até adicionar folhas de alecrim à mistura também.

No dia seguinte, despeje o líquido em um borrifador, tendo o cuidado de coar primeiro os pedaços de limão presentes no líquido. Borrife a água com limão em seu animal de estimação, tomando cuidado para não entrar em contato com os olhos. Tente direcionar o spray atrás das orelhas, ao redor da base da cauda e do pescoço, onde as pulgas costumam se esconder. 

Se o seu cão de estimação não gosta de spray, você pode esfregar o suco de um limão ou laranja espremido na hora na pele dele. Certifique-se de usar cítricos frescos e não óleo essencial de cítricos, que pode ser perigoso para animais de estimação.

Óleo de neem

Este repelente de insetos totalmente natural vem de uma árvore nativa da Índia, Sri Lanka e Birmânia. Ele é um remédio caseiro para pulgas que geralmente é usado para repelir insetos que picam, como pulgas e mosquitos. Entretanto, há poucas provas de que ele afasta os carrapatos. 

O óleo de neem é seguro para uso em cães e, de fato, é usado em alguns xampus para animais de estimação (fonte). Se o shampoo do seu filhote não inclui óleo de neem, você pode simplesmente adicionar algumas gotas ou diluir com detergente líquido para um spray anti-pulgas feito por você mesmo.

Se você observar quaisquer reações adversas, como salivação excessiva, pare de usá-lo imediatamente e entre em contato com o seu veterinário.

Essas são as nossas sugestões de remédio caseiro para pulgas. O que você achou? Já utilizou algum deles? E por falar em pulgas, veja também outros artigos que temos no blog sobre a prevenção e combate de pulgas e carrapatos: