Skip to content

Como limpar as orelhas de um cachorro

como limpar as orelhas de um cachorro

Como donos cachorros, sabemos que manter as orelhas de nossos cães limpas é uma parte importante de seus cuidados. Mas limpar essas orelhas pode ser um desafio se nossos amiguinhos não estão condicionados a aceitar a limpeza das orelhas, ou se não nos sentimos confortáveis ​​fazendo isso.

Alguns cães naturalmente têm orelhas limpas e saudáveis ​​e quase nunca precisam limpá-las, enquanto outros exigem limpeza regular das orelhas para evitar o acúmulo de sujeira que pode causar infecções de ouvido. 

Raças de cães com orelhas longas como Basset Hounds e Cocker Spaniels estão entre as que apresentam maior risco de infecções de ouvido, mas todas as raças podem desenvolvê-las.

Verificar a saúde das orelhas do seu cão é algo que você deve fazer regularmente. Ele pode gostar de ter as orelhas esfregadas quando está saudável, mas ele certamente não vai gostar se elas estiverem doloridas. 

Então, para ajudá-lo nesta empreitada, preparamos este artigo com as melhores dicas para limpar as orelhas de um cachorr. Espero que ajude!

Como saber quando as orelhas precisam ser limpas

Antes de qualquer limpador de orelhas de cachorro, verifique se o animal realmente precisa limpar as orelhas. 

Limpar demais as orelhas do cão pode causar infecção e irritação, portanto, familiarize-se com a aparência de uma orelha limpa e saudável (rosa, sem cheiro e não suja ou inflamada) e cheiros (não com fermento ou fedorento), e limpe apenas quando você notar uma mudança.

Alguns cães requerem limpezas raras das orelhas, enquanto outros, como os predispostos a infecções de ouvido ou cães que passam muito tempo na água, podem precisar delas com frequência. 

O Merck Veterinary Manual recomenda que os canais auditivos sejam mantidos secos e bem ventilados usando adstringentes tópicos em cães que nadam com frequência e evitando que a água entre nos canais auditivos durante o banho.

Se você notar um odor suave ou ver que seu cão está balançando a cabeça mais do que o normal, provavelmente é hora de fazer uma limpeza. 

E se a orelha do seu cachorro parece vermelha e inflamada, cheira a fermento ou ele parece estar com dor, entre em contato com o veterinário. 

Esses sintomas podem indicar uma infecção de ouvido, pulgas, ácaros da orelha ou alergias e requerem atenção médica. Limpar um ouvido infectado costuma causar mais danos do que benefícios.

Suprimentos para limpeza de ouvido

Você só precisa de alguns suprimentos para limpar as orelhas do seu cão com sucesso: uma bola de algodão ou gaze, solução para limpar as orelhas dele e uma toalha. 

Evite usar cotonetes com ponta de algodão ou qualquer coisa pontiaguda. Essas ferramentas podem empurrar a sujeira e os detritos mais para dentro das orelhas do animal, causando infecções e até traumas nas estruturas internas da própria orelha.

Soluções para limpeza de orelhas de cães

A Internet está cheia de soluções caseiras de limpeza de ouvidos para cães. No entanto, soluções para limpeza de ouvido aprovadas por veterinários são a escolha mais segura. 

Algumas soluções caseiras para limpar os ouvidos contêm ingredientes prejudiciais ou irritantes. Outros simplesmente não fazem um bom trabalho.

A maioria dos consultórios veterinários oferece limpador de orelhas para cães. Você também pode perguntar ao seu veterinário qual produto ele recomenda para o seu cão, pois algumas soluções podem ser mais benéficas para as necessidades específicas do seu cachorro do que outras.

Como limpar orelhas de cachorro em 3 etapas fáceis

  • Reúna seus suprimentos o cachorro. Tente limpar as orelhas do seu cão quando ele estiver calmo, pois isso ajudará a tornar o processo mais fácil. Não tenha medo de usar guloseimas para adoçar o negócio.
  • Esprema uma solução de limpeza de ouvido (aprovada pelo veterinário) para encher o canal auditivo e massageie suavemente na base da orelha por cerca de 30 segundos. Você ouvirá um som de esmagamento à medida que o produto desaloja detritos e acúmulos. Não deixe a ponta do aplicador tocar na orelha do seu cão, pois isso pode introduzir bactérias.
  • Deixe seu cachorro balançar a cabeça. É aqui que entra a toalha – você pode usá-la para se proteger do spray e para limpar o rosto dele. Assim que o cão terminar de sacudir, pegue a bola de algodão ou gaze e limpe suavemente o canal auditivo, indo até a profundidade de uma junta. Se o seu cão parecer sentir dor durante o processo de limpeza, pare e consulte o seu veterinário.

Você deve usar peróxido de hidrogênio para limpar as orelhas dos cães?

Não. Não use água oxigenada em seu filhote. Este produto doméstico comum pode causar irritação nas células saudáveis ​​da pele. 

As orelhas contêm um tecido muito sensível, e o uso prolongado de peróxido de hidrogênio pode causar danos à própria orelha. Limite-se a produtos de limpeza aprovados por veterinários.

Cuidar das orelhas do seu cão ajuda a prevenir infecções. Os exames de ouvido regulares também detectarão quaisquer outros problemas, como ácaros da orelha, antes que piorem, e dessensibilizarão seu cão ao manuseio da orelha.