Skip to content

Vermífugo Milbemax é bom? Veja nossa análise!

Vermífugo Milbemax é bom?

Quem é dono de cachorro deve ter alguns cuidados considerados essenciais e a vermifugação é um deles. Manter nossos amigos de quatro patas longe de vermes é algo que deve ser feito logo no início, quando ainda são filhotes, e deve se manter durante toda sua vida.

Neste artigo, vamos analisar um vermífugo bastante conhecido: o Milbemax. Além de conhecer este medicamento, no final do artigo vamos responder a pergunta: o Milbemax é bom? Se você ficou interessado, continue lendo!

Índice

Visão geral sobre o Milbemax

Milbemax C (5-25kg), 2 Comprimidos Elanco
449 Avaliações
Milbemax C (5-25kg), 2 Comprimidos Elanco
  • Vermífugo
  • Administração (via oral.) peso corporal > 10 – 25 kg 1 comprimido > 25 – 50 kg 2 comprimidos > 50 – 75 kg 3 comprimidos
  • Modo de usar: milbemax c pode ser administrado a partir de duas semanas de idade, mensalmente, até o animal completar 6 meses de vida; cadelas amamentando devem ser tratadas ao mesmo tempo que os seus filhotes; os cães adultos devem ser tratados 4 vezes por ano, em se tratando de verminose gastrointestinal e mensalmente para prevenção da infecção pelo verme do coração
  • Princípio ativo: milbemicina oxima e praziquantel

Clique em “Ver Preços” para pesquisar o Milbemax de acordo com o peso do seu cachorro.

Antes de mais nada, o Milbemax é um vermífugo de amplo espectro, ou seja, é indicado para diversos tipos de verminoses. Ele contém dois princípios ativos, a milbemicina oxima e o praziquantel.

Ele é indicado para cães a partir de 15 dias de vida (Milbemax C) e para gatos com 45 dias de vida (Milbemax G). Com início de ação entre 12 e 24 horas, este vermífugo tem eficácia máxima a partir de 24 horas e seu efeito dura entre 28 e 30 dias.

Além de combater vários tipos de vermes, o Milbemax também atua na prevenção da dirofilariose, também conhecida como verme do coração e altamente perigosa para animais.

É importante ressaltar que apesar do medicamento ser indicado para cães e gatos, ele contém concentrações dos princípios ativos diferentes para cada um. Sendo assim, JAMAIS der ao seu gato o Milbemax para cães e o mesmo vale para o contrário.

Como foi dito, em cães este vermífugo previne a dirofilariose, mas também atua no tratamento e controle de infecções causadas por vermes redondos e achatados. Você vai encontrar o Milbemax para cães nos seguintes pesos:

  • 0,5kg a 5kg; e
  • 5kg a 25kg.

Vantagens e desvantagens

Ao pesquisar se o vermífugo Milbemax é bom, nos deparamos com prós e contras desse medicamento. Veja a seguir quais são:

Prós

  • É um vermífugo de amplo espectro;
  • Previne o verme do coração;
  • Tem versões para cães e gatos.

    Contras

    • Preço elevado;
    • Não trata giárdia.

      O Milbemax trata giárdia?

      Essa é uma pergunta muito importante, pois nem todo vermífugo é indicado para tratar e prevenir as tão famosas (e chatas) giárdias.

      O Milbemax não é indicado para combater e prevenir giárdia. É importante saber que a giárdia é um protozoário e, por isso, necessita de um remédio específico para o tratamento. Neste caso, vermífugos como o Drontal ou Endogard são indicados.

      Leia também: Giárdia em cães: sintomas, causas e tratamento

      Afinal, o Milbemax é bom?

      Para o que ele se propõe, sim, o Milbemax é bom. Ele tem um diferencial que poucos medicamentos para vermes tem, que o combate à dilofilaria (verme do coração) e também combate vermes associados ao praziquantel.

      Além do mais, é um medicamento seguro e com poucas contra-indicações ou reações adversas. Ele serve tanto para tratar quanto para previnir e, nas situações em que é indicado, é um produto com boa eficácil.

      A única ressalva é a respeito da giárdia. Se você deseja prevenir seu cão de vermes de todos os tipos e ainda incluir a giárdia (que é um protozoário), o Milbemax não é o mais indicado.

      E você, já conhecia este vermífugo? Já deu para seu cão? Se tiver mais alguma dúvida, deixe seu comentário. E para ter uma visão melhor sobre o assunto, leia: Os 3 melhores vermífugos para cães em 2021