Skip to content

Endogard é bom? Conheça os prós e os contras

Endogard é bom

O Endorgard é um vermífugo muito indicado por veterinários para o tratamento e prevenção de verminoses em cães. Se você está neste artigo em busca de informações sobre este produto, vamos mostrar se realmente o endogard é bom e seus prós e contras.

Mas antes, saiba o que é um vermífugo e a importância desse medicamento para seu cão. Caso queira ir diretamente para tópicos específicos do texto, basta usar os links de conteúdo abaixo.

O que é um vermífugo?

Em poucas palavras, vermífugo é um medicamento que tanto elimina quanto previne o aparecimento de vermes no trato gastrointestinal do cão. Devido a quantidade de doenças que os vermes podem causar, é imprescindível que o animal esteja protegido contra esses parasitas.

É importante ressaltar que os cães devem utilizar vermífugos para cães e não de humanos. Embora eles tenham algumas substâncias iguais, a forma de produção e concentração das substâncias são diferentes. Então, anote essa dica: jamais dê vermífugo de humano para seu cachorro.

Além de tratar os principais vermes, um bom vermífugo deve também prevenir o verme do coração. Em alguns casos, pode ser necessário administrar no cão um vermífugo que também seja eficaz contra a giárdia.

Leia também: Giárdia em cães: sintomas, causas e tratamento

Por que é importante vermifugar o cão?

Em primeiro lugar, pela saúde do seu pet. A vermifugação é um cuidado básico que devemos ter com o nosso cachorro – na verdade, com qualquer animal de estimação.

Inclusive, a vermifugação não deve ser feita apenas quando o cão está parasitado. É de extrema importância dar o vermífugo como medida preventiva no tempo indicado pelo veterinário.

Como os vermes são transmitidos da mãe para os filhotes durante o parto ou a amamentação, existe o protocolo de vermifugá-los também.

Esse protocolo tem início nos primeiros quinze e trinta dias de vida do animal. Daí em diante, é preciso seguir a orientação do veterinário. Após esse protocolo, o cão deve tomar vermífugo a cada três meses de forma preventiva.

Indicações do Endogard

Agora vamos falar do Endogard, o vermífugo produzido pela Virbac e que é um dos mais populares entre donos de cachorro.

Endogard 30kg com 2 Comprimidos Endogard para Cães
4 Avaliações
Endogard 30kg com 2 Comprimidos Endogard para Cães
  • O vermífugo virbac endogard para cães até 30kg é indicado no controle e tratamento do parasitismo interno de cães causado por nematóides, cestóides e protozoários. Possui o sistema cpr, que permite dividir o comprimido exatamente ao meio, garantindo uma dosagem correta, sem nenhum desperdício.
  • Vibrac
  • Endogard
  • Fabricado com muito cuidado e atenção aos detalhes

Clique em “Ver Preços” para pesquisar o Endogard de acordo com o peso do seu cachorro.

O Endogard é um vermífugo completíssimo, que além de tratar e controlar as principais verminoses que podem acometer cães, também trata e previne a Giárdia. Sem contar, que também previne o verme do coração.

Após administrar o Endogard, sua meia vida é de duas a três horas, ou seja, esse é o tempo que ele atinge 50% do seu potenção de ação. Sua eficácia máxima é de quatro a seis horas, ou seja, quando ele atigne 100% do seu potencial de ação.

A duração do efeito do Endogard é de 15 a 21 dias para prevenção. Mas, caso esteja sendo utilizado no tratamento de verminoses, são necessárias repetições conforme a orientação do Veterinário.

Como o Endogard funciona?

Com o objetivo de combater os mais diferentes tipos de vermes, o Endogard é considerado um produto de amplo espectro. Além disso, ele possui vários princípios ativos, dentre os quais podemos citar:

  • Pirantel;
  • Ivermectina;
  • Febantel;
  • Praziquantel.

Apesar de ser utilizado também no tratamento de verminoses, o principal objetivo do Endogard é a prevenção. Vale ressaltar que nos casos de tratamento, é precisa a avaliação do Médico Veterinário.

E quais os vermes o Endogard combate? Vermes chatos e redondos, além do verme do coração e a giárdia.

Quais os prós e os contras do Endogard?

Diante da variedade de vermífugos no mercado, é importante saber não só se o Endogard é bom, mas quais as vantagens e desvantagens de utilizá-lo.

A seguir, você pode conferir nossa avaliação:

  • Bastante palatável;
  • Várias versões do medicamento;y
  • É um produto seguro;
  • Possui sulco para dose correta;
  • Combate várias verminoses, assim como giárdia e verme do coração.
    • Alto custo.

      Além das vantagens apresentadas acima, o Endogard se diferencia por ser um produto que raramente apresenta reações adversas. Por isso, pode ser utilizado em cadelas gestantes, filhotes a partir de duas semanas e até mesmo em cachorros que têm sensibilidade à ivermectina.

      Outra vantagem que faz a diferença é o Endogard traz versões que consegue tratar cães de qualquer porte, de 2,kg até 30kg.

      Endogard 10kg com 2 Comprimidos Endogard para Cães
      24 Avaliações
      Endogard 10kg com 2 Comprimidos Endogard para Cães
      • O Vermífugo Virbac Endogard para Cães até 10 Kg é indicado no controle e tratamento do parasitismo interno de cães causado por nematóides, cestóides e protozoários. Possui o sistema CPR, que permite dividir o comprimido exatamente ao meio, garantindo uma dosagem correta, sem nenhum desperdício.
      • O tratamento específico para Giárdia se faz administrando uma dose de Endogard a cada 24 horas durante três dias consecutivos. Para todos os outros parasitas administrar dose única e repetir após 15 ou 21 dias dependendo do período pré patente do parasita.Um melhor nível de proteção contra parasitas internos se obtém administrando uma dose de Endogard a cada mês em todos os cães presentes no ambiente, desde duas semanas de idade.Siga sempre a orientação do Médico Veterinário.
      • Endogard

      Clique em “Ver Preços” para pesquisar o Endogard de acordo com o peso do seu cachorro.

      Afinal, o Endogard é bom?

      Diante dessas informações, podemos concluir que o Endogard é bom sim. Na verdade, é um dos vermífugos mais populares e indicados por Veterinários para cães no combate de verminoses.

      E você, já deu o Endogard para seu cachorro? Tem ainda alguma dúvida sobre como utilizar ele? Conta pra gente nos comentários!

      Leia também: