Tempo de leitura: menos de 1 minuto
Composto de Dexametasona, o Dexagard é um medicamento para cães que foi criado para ajudar contras diversas doenças.
Trata-se de um anti-inflamatório esteroidal recomendado no tratamento de doenças como paresia, dermatoses inespecíficas e vários tipos de inflamações, como as artrites.
Se você está buscando informações sobre indicações, dosagem e contraindicações do Dexagard para cães, neste artigo você vai encontrar.
No entanto, é sempre bom ressaltar que nenhum medicamento deve ser administrado no seu cão sem prescrição do médico veterinário.
Para que serve o Dexagard
O Dexagard para cães é um medicamento anti-inflamatório indicado para dor nas disfunções musculoesqueléticas.
Ele proporciona melhora no quadro de afecções alérgicas e é composto de dexametasona, que pe um princípio ativo do grupo dos corticosteroides (esteroidal), com ação anti-inflamatória e antialérgica. Pode ser utilizado em algumas enfermidades da pele.
Ele é indicado para cães e gatos no controle das seguintes afecções:
- Nos quadros de dermatoses inespecíficas, incluindo eczemas, sejam eles de verão ou de origem sistêmicas ou atópicas;
- No tratamento de inflamações como poliartrite, artrites e síndromes dolorosas articulares, nervosas ou musculares.
- Tratamento de paresia;
- E até nos casos de estresse.
Bula do Dexagard para cães
Se você quer ler a bula, pode acessá-la neste link: bula do Dexagard.
Modo de usar
Agora que você sabe para que serve o Dexagard para cães e em que afecções ele pode ser indicado, veja como usar. Lembrando que essas informações são baseadas na bula do fabricante, que você pode acessar no tópico anterior.
Antes de tudo, o Dexagard é um medicamento oral, ou seja, deve ser administrado diretamente na boca do animal. Seu uso deve ser por 7 (sete) dias seguidos, ou até que se obtenha respostas terapêuticas.
Ao atingir esta meta, a dose deve ser gradativamente reduzida, numa média de 0,125mg (1/4 de comprimido) dia. Obviamente, o médico veterinário é quem deve estipular a dose de manutenção.
Obs: Após o período de tratamento de 7 dias se não houver uma resposta positiva ao mesmo, o diagnóstico deve ser refeito.
A dosagem deve ser a seguinte:
- Cada kg de peso: 0,125mg a 2mg
Cães: ½ à 3 comprimidos p/ dia em dose única ou em duas vezes.
Gatos: ¼ à 1 comprimido p/ dia em dose única ou em duas vezes.
Contraindicações do Dexagard para cães
De acordo com a bula do Dexagard para cães, ele não pode ser administrado em animais com Síndrome de Cushing e naqueles que são portadores de nefrite crônica.
Em animais diabéticos, deve ser administrado com precauções, assim como em animais com osteoporose, insuficiência cardíaca e em estágio virêmico de infestações por vírus.
Precauções ao usar o Dexagard
Além da maior precaução de todas – utilizar medicamentos apenas com prescrição e orientação veterinária – o uso do Daxagard para cães requer alguns cuidados, como os que você pode ver a seguir:
- Não interromper o tratamento sem a orientação do Médico Veterinário;
- Evitar contato direto com o produto;
- Observar as interações medicamentosas. O uso simultâneo do Dexagard com medicamentos à base de organofosforados e carbamatos deve ser avaliada e observada atentamente pelo médico veterinário, para prevenir a ocorrência de intoxicações.
Por fim, o Dexagard para cães de vem em uma cartela com 20 comprimidos e deve ser mantido em local fresco, seco a temperatura máxima de 30ºC, ao abrigo da luz solar e fora do alcance de crianças e animais.