Raça Shih Tzu: 9 coisas que você não sabia sobre ela

O Shih Tzu é uma das raças de cães mais populares no mundo. Mas muito antes de serem populares no Brasil e na América, eles eram amados no Leste Asiático. Você gosta dessas lindezas peludas?

Então, continue lendo, pois aqui estão alguns fatos interessantes sobre sua raça de cachorro preferida:

1. A raça tem mais de 1.000 anos

A documentação do Shih Tzu remonta a pelo menos 1.000 anos. A ancestralidade da raça é ainda mais antiga do que isso. Registros mostram que cães que podem ser os ancestrais do Shih Tzu já existiam na China já em 1.000 aC.

2. Eles vieram do Tibete

As pessoas normalmente associam os Shih Tzu à China, mas na verdade eles vieram do vizinho ocidental da China, o Tibete, que era uma nação soberana até os anos 1950. 

Tibete provavelmente enviou cães para a realeza chinesa como presentes. Os chineses então os cruzaram com pequinês ou pugs para criar o Shih Tzu moderno.

3. O nome deles significa “Leãozinho”

A frase em mandarim “Shih Tzu” se traduz em leãozinho. Ele provavelmente recebeu esse nome por causa de sua associação com o Deus do Aprendizado budista tibetano, que, segundo a lenda, viajava com um pequeno cão leão que poderia se transformar em um leão de tamanho real.

4. Eles também são chamados de “cães com cara de crisântemo”

Os Shih Tzu são chamados de “cães com cara de crisântemo” porque o pelo em seus rostos cresce em todas as direções. 

Os donos de Shih Tzu que mantêm seus cães curtos sabem muito bem que não passa muito tempo antes que o cabelo de um Shih Tzu cresça de seu focinho e na frente de seus olhos.

5. Eles foram eliminados durante a Revolução Comunista

Quando a China passou pela Revolução Comunista, a raça Shih Tzu praticamente desapareceu. Isso pode não ter sido realmente causado pelo comunismo; um fator contribuinte foi a morte em 1908 da imperatriz viúva Tzu Hsi, que supervisionou um programa de procriação de renome mundial de Shih Tzu, pequinês e Pugs. 

Quando ela morreu, o programa de criação desmoronou e tornou-se quase impossível conseguir um Shih Tzu.

A frase em mandarim “Shih Tzu” quer dizer leãozinho

6. 14 cães salvaram a raça

Como seu número diminuiu para quase nada durante a primeira metade do século 20, cada Shih Tzu vivo hoje pode ser rastreado até um dos 14 cães – sete machos e sete fêmeas – que foram usados ​​para reconstruir a raça.

7. O pessoal militar os trouxe para os EUA

Depois que os Shih Tzu foram importados da China para a Inglaterra, os ingleses os exportaram para outros países da Europa. Soldados americanos estacionados em países europeus levaram Shih Tzu de volta para os Estados Unidos com eles no final dos anos 1940 e 1950.

8. Muitas celebridades possuem Shih Tzu

Como o Shih Tzu é uma das raças de cães mais populares, não é surpresa que muitas estrelas os tenham possuído. 

Os proprietários de celebridades de Shih Tzu incluem Nicole Richie, Mariah Carey, Beyoncé, Colin Farell, Bill Gates e até mesmo a Rainha Elizabeth II.

9. Shih Tzu são glamorosos. e atléticos

Dadas as pelagens longas e esvoaçantes dos cães de exibição Shih Tzu, tendemos a pensar nesta raça como mais glamorosa do que esportiva. 

Mas por baixo desse casaco lindo está um corpo musculoso que pode funcionar bem em agilidade. Muitos Shih Tzu venceram competições de agilidade. Em 2014, um Shih Tzu se tornou o primeiro de sua raça a ganhar um título de campeão e um título de agilidade.

E então, o que achou das curiosidades que trouxemos sobre os Shih Tzus? Aproveite a visita ao blog e veja nossa artigo: “Tipos de tosa para Shih Tzu: o guia completo“.

Compartilhe esta postagem:
1Shares

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.