Sarna em cachorro: o que é, sintomas e tratamento

A sarna é uma doença que afeta os cachorros gerando feridas na pele, perda de pelos e muita coceira. Um verdadeiro incômodo na vida dos bichinhos de estimação.

ara não deixar seu cachorro sofrer com os sintomas da sarna, é importante saber quais as causas da doença e como tratá-la.

Para ajudar com isso, ou seja, saber mais sobre sarna em cachorro, seus sintomas e tratamento, acompanhe este artigo até o final.

Nele você terá todas as informações que precisa a respeito desta doença e poderá cuidar melhor da saúde do seu amigão!

O que é a sarna em cachorro?

A sarna é uma doença de pele que atinge cachorro. Ela provoca coceira intensa, feridas, queda de pelos e até mesmo infecções.

A doença é causada por ácaros que se alojam na pele do animal para alimentação e desenvolvimento.

Basicamente existem três tipos de sarna que acometem cachorros, sendo duas delas contagiosas. Conheça cada uma:

Sarna Sarcóptica: é mais conhecida como escabiose. Provoca coceira intensa, cascas na pele, além de ser uma zoonose, ou seja, transmissível aos seres humanos.

Sarna Otodécica: Afeta apenas o ouvido dos cães, gerando grande coceira e inflamação no órgão auditivo do animal.

Sarna Demodécica: também conhecida como sarna negra, esse tipo de sarna é hereditária, ou seja, passada da mãe para filhote nos primeiros dias após o seu nascimento.

Diferentemente das outras aqui citadas, a sarna negra não causa coceira, no entanto ocasiona a perda de pelos e a formação de feridas na pele do animal.

sarna em cachorro
Cachorro com sarna. Foto de Dina Nasyrova no Pexels

Quais os sintomas?

Apesar da sarna possuir três variações, a doença costuma apresentar os mesmos sintomas, sendo eles: coceira intensa, feridas na pele (cascas e crostas), além da perda de pêlo.

Se o seu cachorro apresenta estes sintomas, ele pode está com sarna. Continue acompanhando o artigo e descubra como tratar a doença corretamente.

Sarna de cachorro pega em humanos?

Nem todos os tipos de sarna de cachorro é transmissível aos seres humanos. No entanto, a Sarna Sarcóptica, também conhecida como escabiose, pode ser transmitida para seres humanos que tenham contatos com um cão infectado pela doença.

Na presença de sintomas como coceira intensa e vermelhidão na pele, após contato com cães ou gatos infectados pela sarna, procure rapidamente o apoio de um médico dermatologista.

Como tratar sarna em cachorro?

Existem diversos medicamentos para o tratamento da sarna disponíveis no mercado, como sabonetes, shampoos, cremes e pomadas. Além de medicamentos orais e injetáveis para os casos mais graves.

Leia também:
Frontline, Advantix ou Advantage

Frontline, Advantix ou Advantage: qual é o melhor?

Com tantas marcas e opções de remédios para pulgas e carrapatos para cães no mercado, decidir sobre o melhor e mais adequado tratamento contra pulgas para seu cão não é uma tarefa fácil. Portanto, elaborei …

Leia maisFrontline, Advantix ou Advantage: qual é o melhor?

0 comments

Visando garantir um combate eficiente à doença, recomendamos a consulta a um veterinário, sendo este o único profissional indicado para auxiliar no tratamento da sarna.

Sarna em cachorro mata?

A sarna é uma doença que assim como as demais merece atenção e tratamento.

Muitas pessoas acreditam que a sarna não oferecem maiores complicações além da coceira intensa, no entanto isso não é verdade.

A doença pode ter complicações e levar o animal ao óbito, como no casos de graves infecções devido às feridas na pele.

Portanto, aos primeiros sintomas da sarna, procure o auxílio de um veterinário.

E então, tirou suas dúvidas sobre a sarna em cachorro? Se o artigo não foi suficiente para responder suas dúvidas, compartilhe com a gente nos comentários!

Compartilhe esta postagem:
0Shares

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.