Skip to content

Analgésico para cães: o que dar a um cão para dor?

analgésico para cães

A última vez que meu animal de estimação sentiu dor, eu estava pronto para chamar a ambulância do animal de estimação e gastar todas as minhas economias para fazê-los se sentirem melhor.

Como pais de animais de estimação, temos a tendência de agir um pouco precipitadamente quando nos preocupamos com a possibilidade de nossos animais de estimação sofrerem ferimentos, doenças ou dores.

Se você perceber que seu cão está sofrendo, a mãe de estimação maluca que está em você pode querer dar a eles analgésicos para cães de venda livre (OTC) para ajudar nas suas doenças.

Afinal, o que mais você pode fazer?

Posso garantir que você deve dar um passo para trás e decidir se esses medicamentos são a escolha certa quando perceber que seu cachorro está com dor!

Os medicamentos ‘sem receita’ são seguros para cães? O que posso dar ao meu cachorro para dor? Quais medicamentos devo evitar? Todas essas perguntas virão à sua mente.

Vamos dar uma olhada em alguns dos medicamentos de venda livre mais comuns e se eles podem ser úteis para dar ao seu cachorro algum alívio da dor.

Este artigo deve servir como uma visão geral dos medicamentos para cães, mas não deve ser um substituto para o diagnóstico e o conselho de um veterinário. Se você acha que seu cão está doente ou ferido, entre em contato com o veterinário imediatamente.

Você pode dar aspirina a um cachorro?

A aspirina é um antiinflamatório não esteroidal (AINE), conhecido por diminuir o inchaço e as irritações associadas a ele. Para os humanos, a aspirina alivia a dor de cabeça, inchaço nas articulações e febres. Existem muitas informações conflitantes sobre como dar aspirina a seu cão.

O resultado final é este:

Não há problema em dar aspirina ao seu cão para o alívio da dor de curto prazo, desde que você dê autorização prévia ao veterinário.

O uso a longo prazo pode causar efeitos colaterais graves, incluindo hemorragia interna. A aspirina infantil revestida será mais fácil para o estômago do seu cão, e você deve sempre dar aspirina ao seu cão com a comida.

Dosagem: A dosagem recomendada de aspirina para cães é 5 mg / lb administrada por via oral duas vezes ao dia.

Tipos de Aspirina

Para complicar ainda mais as coisas, você pode encontrar vários tipos de aspirina disponíveis em sua farmácia local.

É importante saber a diferença entre eles, porque alguns tipos podem ser ineficazes na melhor das hipóteses e prejudiciais na pior.

  • Não revestido  – A aspirina não revestida deve ser usada apenas para humanos. Irá irritar a mucosa do estômago do seu cão, causando hemorragia interna.
  • Revestimento entérico  – O revestimento destina-se a proteger o revestimento do estômago em humanos. Os cães não digerem totalmente o revestimento e não receberão todos os benefícios do medicamento. Não recomendamos dar aspirina com revestimento entérico para cães.
  • Buffered  – se você deve usar aspirina OTC para tratar seu cão, você deve usar aspirina buffer. Ele contém ingredientes que irão equilibrar a acidez da aspirina, o que ajudará a proteger o revestimento do estômago do seu cão.

Cuidado: NUNCA dê aspirina a gatos. É considerado altamente tóxico.

Você pode dar ibuprofeno a um cachorro?

Não. O  ibuprofeno é considerado tóxico para cães  e nunca deve ser usado como analgésico canino. Nunca dê a seu cão Advil, Motrin, Midol ou outros medicamentos contendo ibuprofeno. Mesmo pequenas quantidades podem ser fatais. 

Os sintomas de envenenamento ibuprofeno incluem:

  • Vômito;
  • Diarréia;
  • Fezes sangrentas;
  • Sangue no vômito;
  • Náusea;
  • Falta de apetite;
  • Perda de peso;
  • Sede aumentada;
  • Aumento da micção;
  • Diminuição ou falta de urina;
  • Convulsões;
  • Descoordenação;
  • Coma;
  • Morte.

Se você acha que seu cão pode ter ingerido ibuprofeno, ligue para o veterinário imediatamente. Este medicamento irá dar-lhes tudo menos o alívio da dor.

Você pode dar Tylenol a um cão?

Tylenol e outros tipos de acetaminofeno não são AINEs e não reduzem a inflamação.

Existem alguns casos a serem considerados:

Eles podem ser usados ​​para tratar a dor em certas circunstâncias, mas apenas sob a supervisão de um veterinário, principalmente porque uma dosagem incorreta pode ser altamente tóxica, resultando em danos ao fígado, rins e tecidos.

Medicamentos OTC que são seguros para cães

  • Benadryl – trata alergias e coceira e é especialmente útil para diminuir o inchaço após picadas de insetos. Dosagem de Benadryl para cães: ½ a 1 mg por quilo de peso corporal.
  • Dramamine – usado para tratar o enjoo em cães, Dramamine pode ser administrado antes de longas viagens de carro para deixar seu cão confortável. Dosagem: Consulte seu veterinário.
  • Medicamentos para diarreia – KaoPectate, Immodium AD e PeptoBismol podem ser usados ​​para tratar a diarreia do seu cão. Dosagem: Consulte seu veterinário.

RECOMENDAÇÃO RÁPIDA: Um produto que usamos para ajudar a minimizar o estresse e também a evitar que nosso cão coçasse o corpo (porque cobre o torso) é a Thundershirt.

Os melhores analgésicos para cães

Portanto, com base em todos os avisos e advertências deste artigo, não há solução fácil para tratar um cão que está com dor.

Consultar seu veterinário é realmente a melhor solução e, com base na situação única do seu cão, ele provavelmente irá prescrever um dos vários AINEs que foram especialmente formulados para agir como um analgésico canino.

Esses incluem:

Essas opções de medicamentos antiinflamatórios não esteroidais são aprovadas pelo FDA para cães, o que significa que se mostraram seguros e eficazes quando usados ​​de acordo com o rótulo.

Os analgésicos de venda livre para pessoas não têm garantias de segurança e eficácia em animais de estimação.

Mas você deve saber …

Esses AINEs só estão disponíveis mediante receita médica e até mesmo esses AINEs têm efeitos colaterais conhecidos, especialmente se não forem usados ​​de maneira adequada.

Ao tratar a dor do seu cão, você pode ajudar a reduzir o risco de complicações garantindo que:

  • Forneça ao veterinário um histórico médico completo, incluindo medicamentos ou suplementos de ervas que seu cão esteja tomando.
  • Siga o conselho do seu veterinário quanto à necessidade de testes laboratoriais antes de iniciar qualquer medicação para a dor.
  • Não dê AINEs ao seu cão com qualquer outro medicamento. Siga os conselhos do seu médico veterinário sobre dosagem e esquema de tratamento.
  • Dê AINEs ao seu cão com comida, se possível.
  • Certifique-se de que seu cão beba bastante água fresca todos os dias. A desidratação aumenta muito o risco de efeitos colaterais.
  • Chame seu veterinário imediatamente se seu cão estiver vomitando, não comendo, tiver diarreia ou parecer mais letárgico do que o normal.
  • Se o desconforto do seu cão for dor pós-cirúrgica, ligue para o veterinário e pergunte como tratá-la. Eles saberão a melhor resposta.

Uma nota sobre a dor da artrite

Certifique-se de seguir as orientações do veterinário para tratar a dor nas articulações relacionada à artrite.

Esta dor crônica deve ser tratada com o controle da dor de longo prazo em mente, portanto, não use produtos OTC para tratá-la, a menos que seja recomendado por um veterinário.

Você tem que saber:

A dor da artrite é mais complexa do que os analgésicos OTC podem suportar, especialmente em cães, então você deve tratar esse tipo de dor com cuidado. Existem até algumas opções de remédios naturais que podem ajudar a aliviar essa dor crônica:

  • Aumente a dieta com suplementos de glucosamina;
  • Adicione ácidos graxos ômega-3 e ômega-6 saudáveis ​​à dieta;
  • Alimente um cachorro idoso com probióticos adicionados.

Considerações finais sobre analgésicos para cães

Seu cão é um membro precioso de sua família e você deseja fazer tudo o que puder para garantir que ele viva uma vida saudável e feliz ao seu lado. Aliviar a dor deles quando sofrem faz parte do seu trabalho como dono de um animal de estimação.

Embora alguns medicamentos OTC possam ser relativamente seguros para uso em cães em certas circunstâncias, as dosagens no rótulo não se destinam ao uso em animais de estimação, e os medicamentos OTC para pessoas não foram testados em animais.

Para aliviar a dor do seu cão, sua melhor atitude é:

  1. leve seu cachorro a um veterinário;
  2. dê ao seu cão medicamentos para a dor que foram prescritos ou recomendados por aquele veterinário.

A saúde do seu cão é importante, e os riscos de usar qualquer medicamento OTC, como analgésicos para cães, sem a aprovação de um veterinário simplesmente não valem a pena.

Isenção de responsabilidade

Todo o conteúdo deste site é fornecido apenas para fins informativos e de entretenimento. Não se destina a ser nem pode ser considerado um conselho profissional acionável. Não deve ser usado como alternativa para a busca de aconselhamento profissional de um veterinário ou outro profissional certificado.

Tudodecachorro.com não assume qualquer responsabilidade ou obrigação pelo uso ou mau uso do que está escrito neste site. Consulte um profissional antes de tomar qualquer atitude com relação a qualquer problema médico, de saúde, bem-estar ou comportamento.