Como é a personalidade do Shih Tzu

0
(0)

Shih Tzus é um dos cães mais dinâmicos, incompreendidos e antigos. O nome ‘Shih Tzu’ se traduz em leãozinho, mas esta “raça de brinquedo” é tudo, menos feroz como um leão.

Verdade seja dita, apesar de quão digno o Shih Tzu possa ser, quão belo em aparência, ou que tenha um lugar de privilégio na história (tendo sido criados para a realeza chinesa), esses cães são pequenas bolas de pelos que querem apenas amar e ser amadas em troca.

Como sabemos que muitas pessoas que estão pensando em ter um Shih Tzu ou que acabaram de receber um em casa querem saber mais sobre a personalidade e temperamento deles, preparamos este artigo.

Depois de ler, você vai conhecer um pouco mais dessas fofuras, desde sua história até seu comportamento no dia a dia.

História da raça Shih Tzus (breve resumo)

Essa é uma das 15 raças de cães mais antigas que existem. Embora seja discutível exatamente quando eles surgiram, os especialistas costumam apontar que 8.000 AC foi quando foram vistos pela primeira vez.

Apesar da época exata, o que se sabe é que os Shih Tzus acabaram sendo integrados ao estilo de vida da realeza chinesa. Frequentemente foi dito que os monges tibetanos os criavam especificamente como presentes para as pessoas mais importantes da época. 

Sendo assim, por séculos e séculos, esses pequenos “cachorros de brinquedo” parecidos com leões foram bens valiosos entre a nobreza.

Embora os Shih Tzus sejam uma raça orgulhosa, régia e digna, de forma alguma eles são arrogantes ou pomposos. 

Sua reputação de cães solitários é absolutamente correta (muitas vezes eles escolhem quem eles amam e se apegam a isso), mas quando as pessoas descrevem Shih Tzus como indiferente, sarcástico ou agressivo, estão se referindo a um cão que não foi criado corretamente, foi um produto de criação irresponsável, ou ambos.

Na realidade, a personalidade do Shih Tzu, bem como seu temperamento, estão longe do que você esperaria de um cão que poderia ser considerado ‘chique’ ou ‘mimado’. Sua história tem um grande papel na formação de sua reputação atual, mas deve-se saber que uma representação mais próxima das características da raça é o fato de ser leal, amorosa e atenciosa.

Personalidade do Shih Tzu

A personalidade de um Shih Tzu é uma mistura dinâmica do cão de colo atencioso e afetuoso com o companheiro digno. Dentro de casa, esses bichinhos querem apenas fazer parte da família. Embora sua confiança muitas vezes possa ser bastante proeminente, isso não quer dizer que sejam arrogantes.

A única desvantagem de um Shih Tzu é que eles podem ser cães teimosos. Criados para serem os companheiros perfeitos, e para se portar com orgulho e assertividade, na hora de treinar essas características podem dificultar um pouco o processo. 

Existem muitos relatos por aí em que proprietários inexperientes acham que treinar um Shih Tzu será fácil (por causa de seu tamanho menor e relacionamento amoroso), apenas para descobrir que requer paciência, persistência e tempo.

personalidade do Shih Tzu

Com isso dito, esses pequenos caninos são encantadores. A personalidade do Shih Tzu é muito influenciada por sua inteligência, pois eles processam o mundo ao seu redor mais rápido do que a maioria dos cachorros pequenos, e eles adoram aprender.

Este é um cão que caminha pela vida com a confiança de um leão, é cauteloso, mas entusiasmado com estranhos e ambientes desconhecidos. Além disso, expressa o amor sem remorso de um Labrador dentro de casa.

Um Shih Tzu nunca deve ser agressivo. Esses cães não são necessariamente de ficar latindo muito, mas são cães de guarda fantásticos. Embora eles não sejam grandes o suficiente para fazer qualquer guarda, nem tenham uma gota de ‘caça’ no sangue, eles certamente irão alertá-lo se você tiver um estranho vindo à sua casa.

Embora o Shih Tzu não seja necessariamente brincalhão, eles estão sempre prontos para uma caminhada rápida pela vizinhança ou alguma explosão de energia dentro de casa. Uma das coisas que tornam o Shih Tzu um animal tão cobiçado é sua adaptabilidade.

Eles podem viver em quase qualquer ambiente (embora sejam sensíveis a extremos – como muito calor ou frio, sua pelagem não é feita para isso) e com a maioria das famílias. Além disso, eles podem ser um cachorro de uma pessoa ou o adorável companheiro da família. 

Shih Tzus são naturalmente confiantes, dignos e afetuosos. Para uma “raça de brinquedo”, ele expressa uma das personalidades mais completas.

Temperamento do Shih Tzu

O temperamento de um Shih Tzu muda drasticamente com o tempo. Geralmente, esta raça é quase sempre muito confiável. Não importa sua idade ou quantas experiências eles tiveram, eles adoram confiar nos outros.

Isso significa que eles vão pular no colo de estranhos ou vão pular de cabeça em uma luta amistosa com outro canino, independentemente se o cão deseja a atenção ou não.

Isso reverte à sua personalidade, pois são criaturas extremamente confiantes, e não têm nenhuma vergonha de se expressar.

personalidade do Shih Tzu

Se há uma utilidade que um Shih Tzu pode ter além de ser seu fiel companheiro, é ser um cão de terapia. Sua aura geral é feliz e eles têm um ar de felicidade indestrutível que os segue como uma sombra. Seu desejo contagioso de amor e de retribuí-lo da mesma maneira cria um temperamento equilibrado e adorável.

Esta raça não é necessariamente excitável, pois eles são entusiastas. Eles nunca devem ser esnobes ou agressivos com os outros (ou seu dono) e geralmente apresentam características que refletem cães maiores. 

Eles não têm uma propensão natural para a raiva e não são facilmente movidos, embora possam ficar um pouco confusos quando as pessoas não retribuem a mesma paixão pela vida.

Em termos do que muda com o tempo, é esse entusiasmo que foi mencionado antes. Os Shih Tzu – na idade de filhotes – querem se jogar de cabeça em quase tudo. 

Eles vão querer conhecer todo e qualquer estranho, se apresentar por conta própria a outros cães e pular distâncias enormes (como do chão ao sofá – muitas vezes se machucando porque são muito frágeis).

À medida que envelhecem, essa excitação exagerada diminui e em seu lugar repousa o calmo, amoroso e bem-educado Shih Tzu que os antigos membros da realeza chinesa mantinham ao seu lado. 

Eventualmente, você pode até ter que se tornar o motivador para seu cão, pois eles encontrarão um lugar aconchegante no sofá e decidirão que é seu lugar para ficarem horas a fio.

Se há algo negativo no temperamento natural do Shih Tzu é que suas tendências voltadas para as pessoas podem torná-los muito pegajosos. 

Embora este seja um cachorro pequeno que pode caber até mesmo no menor dos apartamentos, seu desejo de amar e ser amado pode se transformar em extrema ansiedade de separação na ausência de seu dono.

Se você é alguém que não tem tempo adequado para cuidar de seu cão todos os dias, desista. Embora o fascínio de ter um adorável Shih Tzu possa ser atraente, saiba que sua ausência pode ser um fato de sofrimento para o seu cão, que pode ficar muito ansioso, autodestrutivo e infeliz.

Claro, esse traço “negativo” que eles expressam vem de um sentimento de apenas querer amar, mas eles certamente são uma raça que sofre de ansiedade de separação. 

No entanto, em geral, o temperamento de um Shih Tzu é bastante diferente do que as raças pequenas geralmente exibem. Eles são excitáveis ​​na juventude, equilibrados, felizes e confiantes sem desculpas.

E então, o que achou da nossa avaliação sobre a personalidade do Shih Tzu? Conta pra gente nos comentários e aproveita para ler também “3 melhores rações para Shih Tzu em 2021“.

O que você achou do artigo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Compartilhe esta postagem:
0Shares

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.