10 melhores raças de cão de guarda

Você quer um cão de guarda? Conheça 10 raçãs de cão de guarda ideiais para quem busca um além de um companheiro, um protetor para sua sua família!

10 melhores raças de cão de guarda

Se você está procurando o cachorro certo para proteger você, sua família ou sua propriedade, alguns cães nascem com instintos para agir como cão de guarda. 

Esse cães geralmente têm um forte senso de lealdade a você e sua família, são altamente alertas e observadores e agem obedientemente. 

Um cão de guarda ideal é geralmente grande, destemido e receptivo ao treinamento. 

Se você está pensando em adquirir um cão de guarda, dê uma olhada nas 10 raças de cães que geralmente servem bem como companheiros e protetores. Confira!

Akita

Akitas são um dos cães mais leais que existem. Criada para proteger a realeza e a nobreza no Japão feudal, esta corajosa e alerta raça de cães é naturalmente suspeita em relação a estranhos. 

O Akitas vigiará você e sua família o tempo todo. Eles levam muito a sério seu dever de guarda com pouco ou nenhum treinamento. 

Este cão exigirá treinamento em obediência, ou você pode considerar o treinamento em cães de guarda para aprimorar suas habilidades. 

Como em todos os cães, será necessária uma socialização adequada para ajudar a evitar agressões ou impasses desnecessários.

Pastor Belga (Malinois)

cão de guarda pastor belga

Intenso e atlético, o malinois belga é a raça favorita de unidades policiais e militares K-9 por sua agilidade, habilidades de busca e resgate e capacidade de treinamento. 

Este cão tem um alto nível de energia e aprecia ter um “trabalho a realizar”.

O Pastor Belga deve receber treinamento especializado e socialização adequada para poder ficar à vontade em situações novas ou desconhecidas. Muito exercício todos os dias também é essencial para eles.

Bullmastiff

Bullmastiff cão de guarda

A aparência otimista desta raça grande pode ser intimidadora para os invasores. Mas, na realidade, este cão é naturalmente afetuoso com sua família, tornando-o um excelente companheiro. 

O bullmastiff é um protetor natural que precisa de treinamento estruturado para reforçar seus instintos naturais de proteção.

Cane corso

O cane corso é uma raça italiana de cães usada historicamente como cão de guarda, cão de guerra e caçador. 

Seu tamanho grande, estrutura pesada e casca tonificada profunda são úteis para afastar invasores. 

A raça possui um instinto de guarda. Seu treinamento deve se concentrar na obediência e aprimoramento de suas habilidades naturais.

Pastor Alemão

Pastor Alemão cão de guarda

Semelhante em aparência e temperamento aos malinois belgas, o cão pastor alemão é outra raça intensa e ativa, também favorecida como cão policial ou militar. 

Esta raça exibe um profundo senso de lealdade para com seus familiares. Assim como outros cães de proteção, o treinamento é fundamental para manter esses cães focados em serem cães de guarda. 

Você precisará socializar seu pastor alemão para evitar o medo e o nervosismo adequadamente. Este cão também precisa de cerca de duas horas de exercício diário.

Pinscher Doberman

Historicamente, o Doberman pinscher teve uma má reputação como uma raça agressiva de cães. 

Mas com sua família humana, é carinhosa, dócil e até pateta. A maioria nem sequer hesita em relação a estranhos, a menos que sintam perigo. 

s dobermans costumam fazer um excelente trabalho de proteção, com pouco ou nenhum treinamento formal. 

Com um programa de treinamento estruturado, você pode aprimorar as habilidades de proteção do seu cão e transformá-lo em um excelente cão de guarda.

Komondor

Komondor

Conhecido por seus “dreadlocks” exclusivos, o casaco branco com cordões do Komondor faz com que essa raça se pareça muito com um microfone. 

No entanto, não deixe sua aparência enganar você. O Komondor é um cão de trabalho grande, forte e corajoso que se originou na Hungria. 

Foi criado para guardar gado e propriedades. Carinhoso com sua família, é reservado para estranhos. 

Você pode moldar seu desejo natural de proteger com um programa de treinamento estruturado. A socialização será essencial para ajudar a expor essa raça a diferentes situações.

Rhodesian Ridgeback

Rhodesian Ridgeback cão de guarda

Historicamente um cão de caça de leões de grande porte, o ridgeback da Rodésia tem uma intensa lealdade à sua família, algo que o torna naturalmente inclinado à proteção.

Podemos dizer que esta raça é afetuosa e nobre, além de muito companheira. 

Ele não deve ser colocado em treinamento de cães de guarda, pois isso aumenta os instintos de proteção que este cão já possui naturalmente. 

No entanto, o treinamento básico de obediência é essencial para dar estrutura a esse cão. Esta raça precisa poder ouvi-lo e seguir seus comandos.

Rottweiler

Rottweiler

Um rottweiler é outra raça que tem reputação de ser um cão agressivo. Mas, ele pode ser um grande pateta apaixonado em um momento e um defensor intimidador no outro. 

Se um rottweiler confia em você, ele provavelmente será leal e afetuoso. Geralmente hesitam em relação a estranhos até que se verifique se a pessoa não apresenta ameaça. 

O que podemos dizer é que o Rottweiller pode se tornar um excelente cão de guarda quando adequadamente treinado. Mas lembre-se: esta raça precisa de socialização, estrutura e uma tarefa que conduz suas atividades diárias. 

Mastim tibetano

Mastim tibetano cão de guarda

Um mastim tibetano é um cão de guarda definitivo. Ninguém passa por esse cachorro grande, vigilante, poderoso e intimidador. 

Historicamente, este cão de guarda tibetano protege caravanas de pessoas e rebanhos no Himalaia contra lobos e leopardos da neve. 

Hoje, o mastim tibetano é descontraído com a família, mas tende a desconfiar de estranhos e pode exibir comportamento territorial se for ameaçado por um estranho. 

Embora não seja a raça mais carinhosa, este é um cão leal que protegerá você e sua família. Assim como os outros, ele também precisa de treinamento e socialização.

E então, o que achou da nossa lista com as 10 raças de cão de guarda? Compartilhe sua opinião com a gente!

Compartilhe esta postagem:
0Shares

Sobre o autor | Website

Eu sou a mãe do Frederico, um PUG carinhoso e muito inteligente. Depois de ser mãe de primeira viagem de cachorro, apaixonei-me e agora dedico parte do meu tempo para fazer duas coisas que amo: escrever e falar sobre cachorros.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!