Tempo de leitura: menos de 1 minuto
Se você está procurando o cachorro certo para proteger você, sua família ou sua propriedade, alguns cães nascem com instintos para agir como cão de guarda.
Esse cães geralmente têm um forte senso de lealdade a você e sua família, são altamente alertas e observadores e agem obedientemente.
Um cão de guarda ideal é geralmente grande, destemido e receptivo ao treinamento.
Se você está pensando em adquirir um cão de guarda, dê uma olhada nas 10 raças de cães que geralmente servem bem como companheiros e protetores. Confira!
Akita
Akitas são um dos cães mais leais que existem. Criada para proteger a realeza e a nobreza no Japão feudal, esta corajosa e alerta raça de cães é naturalmente suspeita em relação a estranhos.
O Akitas vigiará você e sua família o tempo todo. Eles levam muito a sério seu dever de guarda com pouco ou nenhum treinamento.
Este cão exigirá treinamento em obediência, ou você pode considerar o treinamento em cães de guarda para aprimorar suas habilidades.
Como em todos os cães, será necessária uma socialização adequada para ajudar a evitar agressões ou impasses desnecessários.
Pastor Belga (Malinois)
Intenso e atlético, o malinois belga é a raça favorita de unidades policiais e militares K-9 por sua agilidade, habilidades de busca e resgate e capacidade de treinamento.
Este cão tem um alto nível de energia e aprecia ter um “trabalho a realizar”.
O Pastor Belga deve receber treinamento especializado e socialização adequada para poder ficar à vontade em situações novas ou desconhecidas. Muito exercício todos os dias também é essencial para eles.
Bullmastiff
A aparência otimista desta raça grande pode ser intimidadora para os invasores. Mas, na realidade, este cão é naturalmente afetuoso com sua família, tornando-o um excelente companheiro.
O bullmastiff é um protetor natural que precisa de treinamento estruturado para reforçar seus instintos naturais de proteção.
Cane corso
O cane corso é uma raça italiana de cães usada historicamente como cão de guarda, cão de guerra e caçador.
Seu tamanho grande, estrutura pesada e casca tonificada profunda são úteis para afastar invasores.
A raça possui um instinto de guarda. Seu treinamento deve se concentrar na obediência e aprimoramento de suas habilidades naturais.
Pastor Alemão
Semelhante em aparência e temperamento aos malinois belgas, o cão pastor alemão é outra raça intensa e ativa, também favorecida como cão policial ou militar.
Esta raça exibe um profundo senso de lealdade para com seus familiares. Assim como outros cães de proteção, o treinamento é fundamental para manter esses cães focados em serem cães de guarda.
Você precisará socializar seu pastor alemão para evitar o medo e o nervosismo adequadamente. Este cão também precisa de cerca de duas horas de exercício diário.
Pinscher Doberman
Historicamente, o Doberman pinscher teve uma má reputação como uma raça agressiva de cães.
Mas com sua família humana, é carinhosa, dócil e até pateta. A maioria nem sequer hesita em relação a estranhos, a menos que sintam perigo.
s dobermans costumam fazer um excelente trabalho de proteção, com pouco ou nenhum treinamento formal.
Com um programa de treinamento estruturado, você pode aprimorar as habilidades de proteção do seu cão e transformá-lo em um excelente cão de guarda.
Komondor
Conhecido por seus “dreadlocks” exclusivos, o casaco branco com cordões do Komondor faz com que essa raça se pareça muito com um microfone.
No entanto, não deixe sua aparência enganar você. O Komondor é um cão de trabalho grande, forte e corajoso que se originou na Hungria.
Foi criado para guardar gado e propriedades. Carinhoso com sua família, é reservado para estranhos.
Você pode moldar seu desejo natural de proteger com um programa de treinamento estruturado. A socialização será essencial para ajudar a expor essa raça a diferentes situações.
Rhodesian Ridgeback
Historicamente um cão de caça de leões de grande porte, o ridgeback da Rodésia tem uma intensa lealdade à sua família, algo que o torna naturalmente inclinado à proteção.
Podemos dizer que esta raça é afetuosa e nobre, além de muito companheira.
Ele não deve ser colocado em treinamento de cães de guarda, pois isso aumenta os instintos de proteção que este cão já possui naturalmente.
No entanto, o treinamento básico de obediência é essencial para dar estrutura a esse cão. Esta raça precisa poder ouvi-lo e seguir seus comandos.
Rottweiler
Um rottweiler é outra raça que tem reputação de ser um cão agressivo. Mas, ele pode ser um grande pateta apaixonado em um momento e um defensor intimidador no outro.
Se um rottweiler confia em você, ele provavelmente será leal e afetuoso. Geralmente hesitam em relação a estranhos até que se verifique se a pessoa não apresenta ameaça.
O que podemos dizer é que o Rottweiller pode se tornar um excelente cão de guarda quando adequadamente treinado. Mas lembre-se: esta raça precisa de socialização, estrutura e uma tarefa que conduz suas atividades diárias.
Mastim tibetano
Um mastim tibetano é um cão de guarda definitivo. Ninguém passa por esse cachorro grande, vigilante, poderoso e intimidador.
Historicamente, este cão de guarda tibetano protege caravanas de pessoas e rebanhos no Himalaia contra lobos e leopardos da neve.
Hoje, o mastim tibetano é descontraído com a família, mas tende a desconfiar de estranhos e pode exibir comportamento territorial se for ameaçado por um estranho.
Embora não seja a raça mais carinhosa, este é um cão leal que protegerá você e sua família. Assim como os outros, ele também precisa de treinamento e socialização.
E então, o que achou da nossa lista com as 10 raças de cão de guarda? Compartilhe sua opinião com a gente!