
Hoje em dia, existem inúmeras raças de cachorro pequeno criadas de forma séria e saudável em vários canis pelo mundo, inclusive no Brasil.
Devido ao seu tamanho, se adaptam muito bem a apartamentos sem perder a energia e alegria típica dos cachorros. Afinal, quem não gosta de chegar em casa e ser recebido pelo seu cachorro com toda animação?
Em meio a tantas raças diferentes de cães, é normal ficar em dúvida e se perguntar: quais delas são realmente adequadas para um apartamento?
Pensando nisso, separamos sete raças de cachorro pequeno para ajudá-lo a decidir. Confira quais são!
1. Yorkshire Terrier
O Yorkshire Terrier, também conhecido como Yorkie, é extremamente agitado, adora brincar e proporcionar alegria ao seu tutor.
Por esse motivo, é importante saber que deverá ter tempo disponível para dar atenção a eles, pois gostam da companhia do tutor e a exigem.

Além disso, devido a sua agitação natural, é importante levá-lo para passear regularmente, seja nas ruas ou em algum parque.
Você pode gostar de ler: Tipos de tosa para Yorkshire: o guia completo!
2. Pug
Pug é uma das raças de cachorro pequeno mais conhecidas no Brasil, principalmente por seus olhos grandes e sua cara fofa. São cães dóceis, sociáveis e companheiros. Possuem uma pelagem curta e várias “dobrinhas” pelo corpo.

Ter cachorro desta raça é sinônimo de alegria e carinho, mas é interessante que saiba as vantagens e desvantagens de ter um pug antes de adotar ou comprar um.
3. Cavalier King Charles Spaniel

Um cachorro da raça Cavalier King Charles Spaniel exigirá muita atenção, pois ele é extremamente apegado ao seu tutor e gosta de passar um bom tempo em seu colo.
Devido a essa característica sedentária, é importante levá-lo para caminhadas diárias, a fim de evitar ganho excessivo de peso.
4. Shih Tzu
Dentre as raças de cachorro pequeno, a Shih Tzu é uma das melhores opções para apartamento, pois não exigem muito espaço e se adaptam facilmente.

É importante que saiba que será necessário penteá-lo diariamente e ter cuidado com locais altos, pois eles são extremamente frágeis.
Diferentemente das outras raças, ele não é tão enérgico, o que pode ser uma característica positiva para muitas pessoas.
Você pode gostar de ler: Tipos de tosa para Shih Tzu: o guia completo!
5. Lhasa Apso
Se o que procura nas raças de cachorro pequeno é um cão que se dê bem com crianças, o Lhasa Apso será uma das suas melhores opções.

De modo geral são calmos e necessitam de pouquíssimo exercício físico na maior parte do tempo, mas mudam completamente perto de crianças.
Quando estão juntos dos pequenos, gostam muito de brincar e se divertir, uma característica muito positiva da raça.
6. Bulldog francês

O Bulldog francês é um cachorro extremamente calmo, dócil e se dá muito bem com crianças. Contudo, eles requerem uma atenção maior para possíveis problemas de saúde, como temperatura, respiração, obesidade e etc.
7. Chihuahua
Chihuahua é uma das raças de cachorro pequeno mais conhecidas, principalmente pelo seu latido que visa impor medo e soa extremamente fofo e até mesmo irritante.

De acordo com a história deste animal, por muito tempo foram cães de guarda e, por isso, não são tão amigáveis com estranhos e latem para qualquer coisa suspeita.
Apesar disso, são extremamente leais a seus tutores e uma excelente companhia, se não se importar com o som de seu latido.
E então, gostou da nossa relação com as 7 raças de cachorro pequeno? Conta pra gente o que você achou!