Por que cães uivam?

0
(0)

Não importa a raça, idade ou temperamento, todos os cães uivam. Alguns uivam um pouco, outros uivam muito. Alguns uivam mais alto, outros, mais baixo. Mas a verdade é que todos eles uivam. Então, por que os cães fazem esse som triste, comovente, às vezes horrível?

Leia este artigo e descubra por que cães uivam!

Por que cães uivam?

Como muitos comportamentos caninos, o uivo tem raízes ancestrais. Na selva, os precursores dos cães domésticos uivavam. Lobos preocupados com a segurança na floresta gritaram para anunciar sua localização para outros membros de sua família de matilha. 

Lobos bravos uivavam para avisar outros animais selvagens para ficarem longe de seu território. Nossos animais de estimação podem não uivar para localizar seu paradeiro ou manter os intrusos afastados, mas agora, como nas gerações anteriores, os cães uivam como forma de comunicação. 

Uma vez que os cães são parte de nossa família, precisamos entender o que eles estão tentando comunicar quando uivam para que possamos responder apropriadamente.

O que os cães dizem quando uivam?

Aqui estão algumas mensagens básicas comunicadas por uivos:

“Estou alerta e responsivo ao meu ambiente.” 

Muitos cães uivam quando estimulados por certos sons agudos, como sirenes e música, ou em resposta às vocalizações de outro cão. 

Se o uivo do seu cão for desencadeado por estimulação auditiva, é provável que ele pare de latir quando o som parar. Desligue a música e ele para de cantar junto. 

Esse tipo de uivo geralmente não é problemático, a menos que os gatilhos ocorram com tanta frequência que a cacofonia se torne um incômodo para você ou seus vizinhos.

“Estou aqui! Vem por aqui.”

Na selva, parte da matilha canina fica em casa enquanto outros membros vasculham a área em busca de comida. Uivar é uma forma de comunicação que ajuda os membros da matilha a se encontrarem. 

Os cães que ficam para trás vocalizam para sinalizar a localização da base e guiar os membros da patrulha de volta à segurança. Depois de serem deixados sozinhos em casa, nossos devotados cães podem uivar ao nos ouvir dirigindo ou ao nos ver subindo os degraus na tentativa de nos guiar em segurança de volta para casa.

“Fique longe daqui.”

Alguns cães uivam para manter os intrusos fora de seu território. O uivo sinaliza aos cães que chegam que uma determinada área já foi reivindicada e os visitantes não são bem-vindos. 

O uivo é um bom mecanismo de defesa que afasta predadores em potencial. Como nossos cães protegem nossas casas, eles podem uivar quando um visitante – humano ou não – se aproxima de seu território.

“Aqui estou.”

Por outro lado, um cão que se aproxima pode uivar para que os cães residentes saibam que eles estão vindo. Este anúncio vocal evita que um cão entrando assustado os habitantes atuais de uma área. O uivo alerta os cães em torno de que seu ambiente está prestes a mudar.

“Eu quero um pouco de atenção!”

Alguns cães uivam para comunicar a necessidade de atenção. E nada chama tanto a atenção do dono de um cão quanto um uivo penetrante, então o estratagema funciona. Essa manipulação verbal canina pode se tornar incômoda, então os humanos devem aprender a não recompensar as demandas vocais. 

Tente evitar o contato visual e resistir ao impulso de se aproximar de um cachorro que uiva. Não o acaricie ou fale com ele enquanto ele está latindo, mas também não o repreenda. 

Alguns cães, como algumas crianças, farão qualquer coisa para chamar a atenção, até mesmo atenção negativa, portanto, repreender seu cão pode piorar a situação. Quando ele se acalmar, dê-lhe a atenção que ele anseia. 

Isso é difícil de fazer, especialmente se você está preocupado em incomodar os vizinhos, mas a persistência compensa. Para ajudar seu cão a parar de uivar por atenção, tente recompensar apenas o comportamento silencioso.

“Eu estou muito nervoso!”

Somos o mundo para nossos cães. Eles se concentram em nossas atividades e dão grande importância às nossas chegadas e partidas. Às vezes, eles estão tão centrados em nós que ficam muito ansiosos quando não estamos com eles. Se o seu cão sofre de ansiedade de separação, ele pode uivar quando deixado sozinho. 

O uivo devido à ansiedade de separação ocorre apenas quando o cão é separado de seu dono, então, assim que você chega em casa, o latido para. Cães com ansiedade de separação podem apresentar outros comportamentos, como eliminações inadequadas, ritmo constante, destruição de móveis e pisos ou automutilação. 

Freqüentemente, os cães com ansiedade de separação respondem bem a distrações, como brinquedos para mastigar, música ou televisão, mas outros cães precisam de medicamentos comportamentais e sessões de aconselhamento que ensinem o cão e o dono a lidar com a situação (consulte o artigo Ansiedade de Separação em Cães).

“Estou ferido.”

Alguns uivos não podem ser ignorados. Se o seu cão normalmente quieto começar a uivar, ele pode estar machucado. As pessoas choram quando se machucam, e os cães também! Esse é outro motivo por que cães uivam.

Os cães uivam para vocalizar a dor, portanto, leve seu companheiro canino ao veterinário para descartar doenças ou lesões. Talvez ele tenha artrite ou dor abdominal ou qualquer outro problema médico incômodo.

“Olha o que eu achei!”

Uivar pode até ser uma alegria. Os cães na selva uivam quando encurralam a presa, e os cães de caça domésticos costumam ser treinados para imitar seus ancestrais. 

Seu cão pode não ser um caçador, mas ele pode ficar animado ao encontrar um novo tesouro em seu quintal. Seja qual for o o motivo, o uivo permite que você saiba que seu cão está orgulhoso de uma nova descoberta.

Enquanto houver cães, haverá uivos. Ocasional ou constante. Pesaroso ou exuberante. Uivar faz parte da comunicação canina normal. Nós apenas temos que ouvir e interpretar o que eles estão nos dizendo.

Este artigo tirou suas dúvidas por que cães uivam? Conta pra gente nos comentários!

O que você achou do artigo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Compartilhe esta postagem:
0Shares

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.