Depressão em cães: causas, sintomas e tratamento

0
(0)

Os problemas de saúde mental não são exclusivos dos humanos. Os cães podem não ser capazes de expressar seus sentimentos da mesma maneira que nós, mas eles têm muitos dos mesmos neuroquímicos (substâncias responsáveis ​​pela regulação das emoções no cérebro) que temos. Portanto, eles podem experimentar o desânimo.

Como nós, os cães também são expostos a hormônios, como adrenalina e cortisol, quando estão estressados . Esses produtos químicos se dissipam muito lentamente e os níveis de dopamina – o hormônio “da felicidade” que leva os cães a buscar resultados positivos – podem então ser reduzidos.

Por que os cães ficam abatidos?

Não existe necessariamente um gatilho específico para o mau humor dos cães. No entanto, certas situações, como tristeza ou tédio, podem fazer com que os cães tenham um comportamento deprimido. 

Os cães podem sofrer profundamente se um membro de sua família (seja de duas ou quatro patas) falecer, e eles podem pegar o desânimo de seus companheiros humanos. 

Enquanto isso, os cães podem ficar entediados, inquietos e abatidos se tudo o que fizerem for ficar em casa sozinhos enquanto você trabalha em outro lugar.

Os cães podem ser afetados pela estação?

Assim como nós, os cães podem sofrer com a tristeza do inverno. O tempo frio geralmente significa menos exercícios e brincadeiras ao ar livre para seu cão, os quais ajudam a aumentar os níveis de dopamina. 

O inverno também pode oferecer menos oportunidades de se encontrar com outros cães, o que pode afetar seu animal de estimação se ele for sociável.

A interrupção da rotina do seu animal também pode ser um fator estressante. Por exemplo, se seu cão recebe muita atenção e companhia durante os feriados, mas de repente é deixado sozinho com mais frequência no ano novo, ele pode achar difícil lidar com a mudança. 

Veremos como você pode ajudar seu cão a lidar com as mudanças posteriormente neste artigo.

Sinais de um cachorro infeliz

Nem sempre é fácil saber se seu cão está deprimido, mas confie em seus instintos. Se seu comportamento parecer fora do comum, pode ser um sinal de que algo está errado. 

Alguns cães deprimidos podem ficar subjugados e interagir menos com você, enquanto outros podem se tornar pegajosos e segui-lo.

Os sintomas a seguir também podem indicar que nem tudo está bem com o estado mental do seu cão. 

Porém, tenha em mente que muitos desses sintomas podem ter outras causas além do desânimo, incluindo doenças. Portanto, se você notar qualquer comportamento incomum em seu cão, incluindo os sintomas abaixo, consulte seu veterinário para obter conselhos e descartar quaisquer causas físicas subjacentes.

Ele fica se escondendo

Alguns cães podem se esconder naturalmente, principalmente se morarem em uma casa movimentada. Mas se esse não for o comportamento usual e se tornou um hábito, algo pode estar errado.

Fica mastigando ou lambendo as patas

Os cães podem fazer isso como um mecanismo calmante, portanto, pode ser um indicador de infelicidade – principalmente se for um novo hábito ou se eles o estiverem fazendo mais do que o normal.

Falta de entusiasmo

O comportamento e os níveis de energia dos cães podem mudar o curso de suas vidas. Mas se eles não gostarem mais de brincar ou caminhar de repente, isso pode ser um sinal de desânimo ou outros problemas de saúde.

Ocorre mudança de apetite

Mudanças nos hábitos alimentares normais – quer isso signifique perda de apetite ou maior conforto alimentar – podem ser um sinal de desânimo ou doença em cães. Não tente forçar a comida de um cão relutante, mas procure aconselhamento veterinário.

O sono aumenta

Muitos cães adoram cochilar – mas se eles estão passando mais tempo do que o normal dormindo e ignoram sua presença quando você está em casa, pode haver um problema a investigar.

Como ajudar um cachorro infeliz

Cães seriamente infelizes podem precisar da ajuda de um especialista em comportamento ou mesmo de medicamentos. 

No entanto, também há uma série de coisas que podemos fazer para levantar o ânimo de nosso cão em casa, especialmente se ele estiver sofrendo de tristeza do inverno.

Em primeiro lugar, é importante não reforçar um estado de depressão oferecendo guloseimas ou recompensas a um cão que se recusa a passear ou comer normalmente. 

Em vez disso, passe um tempo fazendo algo de que seu cão goste e recompense esse comportamento saudável.

Encontre oportunidades para socializar o cão com outros cães – visite lugares onde haja muitos cães ou participe de aulas de treinamento. Socializar pode ajudar imensamente a disposição de um cão, assim como outros cães podem proporcionar uma interação que mesmo o ser humano mais amoroso é incapaz de fazer.

Se um cão anteriormente extrovertido está ficando mais quieto após ficar sozinho por algum tempo, saiba que ele pode estar sofrendo de ansiedade de separação – pode ser uma boa ideia investir em um passeador de cães ou em uma creche para cães. 

Um difusor de feromônio também pode ser uma maneira útil de ajudar seu cão a se sentir mais calmo durante períodos de mudança ou estresse.

Sempre tenha em mente que, embora cuidar da saúde física de seu cão seja importante, é tão importante mantê-lo mentalmente saudável também.

Isenção de responsabilidade

Todo o conteúdo deste site é fornecido apenas para fins informativos e de entretenimento. Não se destina a ser nem pode ser considerado um conselho profissional acionável. Não deve ser usado como alternativa para a busca de aconselhamento profissional de um veterinário ou outro profissional certificado.

Tudodecachorro.com não assume qualquer responsabilidade ou obrigação pelo uso ou mau uso do que está escrito neste site. Consulte um profissional antes de tomar qualquer atitude com relação a qualquer problema médico, de saúde, bem-estar ou comportamento.

O que você achou do artigo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Compartilhe esta postagem:
0Shares

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.