Benadryl para cães: dose, usos e efeitos colaterais

Benadryl pode ser utilizado em cães que sofrem de alergias, se forem seguidas as orientações posológicas adequadas.

O ingrediente ativo mais comum do Benadryl é a difenidramina, que bloqueia a captação de histamina, aliviando a inflamação e outros sintomas alérgicos. 

A difenidramina também é um ingrediente ativo que auxilia o sono e é relativamente segura para cães com orientação veterinária, claro. Neste texto vamos falar um pouco sobre este medicamento, mas claro, sempre ciente de que a consulta e orientação de um médico veterinário é essencial.

Jamais, em hipótese alguma, medique seu cachorro por conta própria!

O que é o Benadryl?

Benadryl é um anti-histamínico de venda livre que acalma reações alérgicas a alérgenos ambientais, picadas de insetos e certas reações de vacina

Embora seja um medicamento humano e não aprovado pela FDA para cães e outros animais, pode ser administrado com segurança, mas sempre com a aprovação do médico veterinário.

É importante deixar claro que Benadryl é o nome da marca, não o nome do medicamento que trata as alergias. Existem muitas outras marcas que fabricam produtos semelhantes e existem outros medicamentos da marca Benadryl que você deve ter cuidado para evitar.

Leia os ingredientes do medicamento antes de dar ao seu cão. A difenidramina é a droga ativa em Benadryl que é segura para cães. A cetirizina também pode estar presente e, embora possa ser segura, não há necessidade de expor seu cão a ela, se não for necessário.

Alguns produtos também contêm acetaminofeno e pseudofedrina, que não são seguros para cães. Não use esses produtos, pois eles são tóxicos. Então, muito cuidado e, como já disse, somente administre qualquer medicamento com prescrição médica ao seu cachorro.

Benadryl para cães
Benadryl é indicado para cachorro com reações alérgicas. Imagem: Google

Dosagem de Benadryl para cães

A diretriz geral de dosagem para cães é de 1 mg de Benadryl para cada quilo de peso corporal. Você deve sempre consultar seu veterinário, pois há vários fatores que podem alterar essa recomendação de dosagem. Prefira a forma de pílula, pois a forma líquida contém álcool, que é tóxico para os cães.

Para cães pequenos, convém usar a fórmula infantil, que possui menos ingrediente ativo e pode ser mais fácil para você medir. A fórmula infantil de Benadryl líquido não contém álcool.

Há também uma forma tópica que pode ajudar na coceira. Siga as orientações do seu veterinário para quaisquer cremes ou géis.

Benadryl pode ser administrado ao seu cão a cada oito a doze horas, ou seja, duas a três vezes por dia. Se você usar o produto com frequência, ele poderá começar a perder eficácia ao longo do tempo.

Na maioria dos casos, é melhor administrar medicamentos antes da exposição a alérgenos. Siga as orientações do seu veterinário e, se um regime for recomendado, cumpra-o pelo período de aconselhamento do seu veterinário, mesmo que os sintomas pareçam desaparecer.

É importante seguir estritamente as orientações do veterinário. Os sintomas de uma overdose de Benedryl em cães incluem batimento cardíaco acelerado, pupilas dilatadas, agitação, constipação e convulsões. Esses sintomas podem ser fatais.

Alguns cães também podem ter uma reação alérgica ao próprio Benadryl. Sempre fique de olho no seu cachorro após a primeira exposição ao medicamento.

Indicação de Benadryl para cães

Benadryl reduz muitos dos sintomas de reação alérgica em cães, incluindo inflamação, olhos lacrimejantes, dores de cabeça, coceira, espirros e outros sintomas. 

Essas reações podem vir de uma variedade de fontes, incluindo alérgenos ambientais ou sazonais, picadas de insetos, ou medicamentos e vacinas.

Como o ingrediente ativo, a difenidramina, é semelhante ao ingrediente ativo do Dramamine. Ele pode ser usado para tratar náusea e enjoo de viagem. Às vezes, é recomendado antes de voos ou viagens de carro para reduzir os sintomas.

As propriedades sedativas do Benadryl também podem torná-lo um tratamento eficaz para a ansiedade. Alguns proprietários o usam calmante durante situações de alto estresse, como fogos de artifício ou tempestades que podem induzir um ataque de ansiedade.

A insônia também pode ser tratada com Benadryl, pois geralmente ajuda o usuário a adormecer.

Efeitos colaterais do Benadryl

Os efeitos colaterais do Benadryl para cães são semelhantes aos efeitos colaterais que os seres humanos podem experimentar com a droga. Isso inclui sonolência, boca seca, lentidão ou retenção urinária.

Alguns efeitos colaterais menos comuns que podem aparecer incluem diarréia, vômito, batimento cardíaco acelerado, problemas respiratórios ou perda de apetite. Você deve ligar para o seu veterinário se esses sintomas se agravarem.

Benadryl para cães
Benadryl só deve ser usado com prescrição. Imagem: Getty Images

Quando evitar o Benadryl

Há momentos em que você deve evitar Benadryl. Os filhotes podem não ser capazes de lidar com o medicamento com segurança, então pergunte ao seu veterinário antes de usar.

 A combinação de medicamentos também pode causar efeitos colaterais graves, por isso, se seu cachorro estiver tomando outros medicamentos, verifique se o veterinário está ciente.

Cachorros que atualmente têm, ou tiveram no passado, certas condições, incluindo doenças cardíacas, pulmonares, glaucoma, pressão alta, aumento da próstata, problemas na bexiga ou uma reação anterior a Benadryl, não devem receber este medicamento. Cadelas que estão grávidas também podem ter complicações.

Se seu cachorro não puder tomar Benadryl ou se você deseja evitar certos efeitos colaterais, consulte o veterinário sobre medicamentos alternativos ou poderá encontrar uma abordagem natural para combater os sintomas das alergias .

Você ainda deve perguntar ao veterinário antes de decidir tratar seu cão com soluções naturais para garantir doses adequadas.

E então, seu cão sofre de alergias? Você usa Benadryl ou outro produto? Conta pra gente nos comentários abaixo!

Compartilhe esta postagem:
0Shares

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.