Cachorro picado por abelha: o guia completo!

Cachorro picado por abelha: o guia completo!

Se você ainda não percebeu, os cães são animais extremamente curiosos e brincalhões. Mas às vezes, essa curiosidade pode colocá-los em uma situação ameaçadora.

Meu pug, como muitos outros cães, adora perseguir qualquer coisa, desde moscas, pássaros, outros cães e até mesmo abelhas. 

O problema de um cachorro perseguir abelhas é que, às vezes a abelha vai querer retaliar ou simplesmente se proteger picando o que vê como uma ameaça. 

Na verdade, é bastante comum os cães serem picados por uma abelha, e os donos geralmente ficam “loucos” quando isso acontece. Mas calma, pois é raro que as picadas de abelha resultem em situações de risco de vida para o seu cão.

No entanto, também não é recomendado não fazer nada a respeito da picada de abelha, dependendo da situação. 

Há coisas a serem consideradas, o que leva a certas etapas de ação a serem executadas em um incidente de picada de abelha.

Riscos de picadas de abelha com cães

Uma picada de abelha não é apenas uma picada de abelha quando se trata de seu cão. Há várias coisas a serem consideradas ao avaliar os riscos. 

Fatores como localização da picada, tipo de abelha e número de vezes em que foi picada devem ser levados em consideração.

Várias picadas de abelha

Se você já foi picado por uma abelha, sabe que pode ser uma experiência muito dolorosa. Uma única picada pode ser bastante dolorosa e irritante para o seu cão.

No entanto, se ele tiver várias picadas de abelha, a situação pode rapidamente se tornar perigosa, dependendo de onde elas estão. 

Não é novidade que os cães muitas vezes tentam comer uma pequena vespa e acabam sendo picados na boca ou até mesmo na garganta

Se você suspeitar de várias picadas de abelha na boca do cão, visite o veterinário local o mais rápido possível.

Cachorro picado por abelha na boca e rosto

A maioria das picadas de abelha em cães é no rosto. Isso não é surpreendente, pois cães curiosos costumam inspecionar uma abelha cheirando-a ou tentando pegá-la com a boca.

A picada de abelha no rosto do cão costuma causar inchaço e eles podem sentir dor intensa se a picada for em uma área sensível do rosto. Ser picado no nariz é comum e pode ser mais doloroso ainda para os cães.

Uma picada na garganta pode inchar e inibir a capacidade de respiração do cão, tornando necessária a ida ao veterinário com urgência.

Abelhas e Vespas

Talvez os dois tipos mais comuns de picadas de insetos em cães sejam as picadas de abelha e de vespa. Não é a picada que causa tantos problemas, é o veneno do ferrão de ambos os insetos.

O veneno geralmente não é fatal, mas pode ser o caso se o seu cão for alérgico ao veneno. Se você não tiver certeza, observe-o com atenção para ver se ele apresenta algum sintoma de uma reação alérgica grave.

O que fazer com o cachorro picado por abelha?

Siga as etapas abaixo imediatamente após uma picada de abelha em seu cão. Se as coisas ainda não parecem estar melhorando, chame o veterinário imediatamente vá ao hospital veterinário.

Impeça que o veneno se espalhe 

Se o seu cão foi picado por uma abelha e não especificamente por uma vespa, o ferrão provavelmente ainda estará nele. 

Localize a ponta da picada e retire o ferrão com cuidado e o mais rápido possível para reduzir a quantidade de veneno que entra no sistema do cão.

O veneno no ferrão da abelha pode continuar liberando suas toxinas por cerca de 3 minutos após se desprender do corpo da abelha .

Tire o veneno da Abelha

Tenha muito cuidado ao tentar tirar o ferrão da pele do cão. Use um cartão de crédito para raspar o ferrão .

Muitas pessoas cometem o erro de usar as mãos ou uma pinça. No entanto, esses métodos podem potencialmente espremer mais veneno do ferrão em seu sistema. Se você tiver certeza de que foi uma picada de vespa, pule esta etapa. 

Normalmente é difícil localizar a abelha e identificar sua espécie. Portanto, você deve examinar a área do ferrão mais de perto para procurar um ferrão.

Pode haver muitos desafios durante esta etapa. Por exemplo, uma raça de pelo comprido tornará difícil localizar e remover o ferrão.

Além disso, seu cão pode não estar em seu estado mais calmo enquanto sente essa dor. Tente acalmá-los da melhor forma possível. Você pode até suborná-los com suas guloseimas favoritas.

Dê remédio para alívio da dor

Especialmente em áreas sensíveis ao redor do rosto, o cachorro provavelmente sentirá dor ou desconforto prolongado. 

Uma maneira simples de aliviar a dor e o desconforto é misturar bicarbonato de sódio e água para formar uma pasta.

Aplique esta pasta na área ferida e deve reduzir a dor do seu cão.

Reduza o inchaço

Há uma boa chance de o veneno de abelha induzir algum inchaço. Use uma compressa fria para aplicar no local inchado

Se você não tiver uma bolsa fria por perto, pegue um pano e mergulhe-o em água fria.

Aplique o pano úmido na ponta da picada e, se possível, enrole o pano em torno dele.

Dê Benadryl ao seu Cachorro

Para reduzir o inchaço, você pode dar a seu cão o medicamento sem receita chamada difenidramina, mais popularmente conhecido como Benadryl. Veja mais sobre o medicamento aqui.

Embora seja geralmente muito seguro para cães tomar este anti-histamínico específico, ainda é importante consultar o veterinário sobre como dar a dosagem correta.

A dosagem de Benadryl será determinada principalmente pelo peso e/ou tamanho do animal.

Procure reações alérgicas graves

Preste muita atenção ao seu cão, especialmente se for a primeira vez que ele for picado por uma abelha. 

Mesmo que já tenham sido picados antes, o veneno varia de espécie para espécie de abelha.

Por exemplo, as abelhas e as vespas têm diferentes venenos inerentemente diferentes em seu ferrão, mas produzem efeitos semelhantes. 

Os sintomas de uma reação alérgica grave requerem atenção imediata do seu veterinário.

Picada de abelha no olho do cachorro

Esta é uma área desagradável e inconveniente para o seu cão ser picado por uma abelha. Infelizmente, isso acontece com cães de vez em quando.

É bastante comum que os donos de cães fiquem alarmados, com medo de que o cão perca a visão. Isso é raro, mas você precisa agir o mais rápido possível.

Se o seu cão for picado no olho, você ainda precisa remover o ferrão (a menos que seja uma vespa). Há uma grande chance de que a picada não tenha acontecido no olho em si, mas sim na pálpebra.

A melhor coisa a fazer pelo seu cão é levá-lo rapidamente ao hospital veterinário . Não espere por quaisquer sintomas de reação alérgica. Seu veterinário será capaz de lidar com isso de agora em diante.

Cão picado por uma vespa

A principal diferença de um cachorro picado por abelha e picado por vespa é que a vespa não solta seu ferrão. 

Isso quer dizer que o ferrão não ficará preso na pele do cachorro, mas ainda haverá veneno em seu sistema.

O veneno liberado por uma abelha melífera normal e uma vespa são bastante diferentes, mas têm efeitos semelhantes. Portanto, o processo de tratamento é o mesmo na maior parte. A única diferença é não ter que dar o primeiro passo para tirar o ferrão.

Menos veneno em cães

Uma picada de abelha irá liberar mais veneno no sistema do cão porque todo o ferrão está preso na vítima. Na verdade, cerca de 50 microgramas de veneno são liberados.

Por outro lado, uma picada de vespa é muito rápida e só libera cerca de 2 a 15 microgramas de veneno por picada. Então, comparando ferrão com ferrão, as vespas são menos agressivas.

O problema com as vespas é que elas podem picar várias vezes, ao contrário de sua contraparte das abelhas. 

Portanto, se você perceber que seu cachorro está sendo atacado por uma vespa, inspecione outras partes dele para verificar se há mais picadas.

Infelizmente, uma vespa geralmente pica várias vezes.

Os cães são alérgicos a picadas de abelha?

Como os humanos, alguns cães são alérgicos a picadas de abelha. Uma reação alérgica não é muito boa, pois ele pode entrar em choque anafilático e possivelmente morrer se não receber atenção médica imediata.

Se o seu cão foi picado por uma abelha pela primeira vez, é fundamental ficar de olho nele imediatamente após o incidente. Procure sintomas que indiquem se ele pode estar tendo uma reação alérgica. 

Sintomas de reações alérgicas graves em abelhas:

  • Dificuldade para respirar (verifique a garganta para ver se está inchada);
  • Edema forte que se estende ao redor da picada;
  • Sinal imediato de urticária;
  • Vômito;
  • Falta de energia ou possível colapso no chão;
  • Choro prolongado;
  • As gengivas ficam pálidas.

Normalmente, quando um cão é picado e começa a vomitar em 10 minutos, é mais provável que entre em choque anafilático .

Nesse estado, eles podem perder a consciência, ficar muito tontos ou até ter dificuldade para respirar. 

Este é um período de tempo muito crítico e a única coisa que você pode fazer se levar seu cão a um veterinário imediatamente.

Tratamentos para cachorro picado por abelha

Quando falo sobre tratamentos contra picadas de abelha, os proprietários sempre demonstram medo. Esse medo não é de forma alguma justificado. 

Os tratamentos variam muito, dependendo da gravidade da reação alérgica do cão à picada.

Cão sem reação alérgica severa a abelhas

Na maioria dos casos, basta seguir as etapas acima. O plano de ação não apenas alivia o desconforto do cão, mas também ajuda na cura. Só o tempo vai curar para esses casos comuns de picadas de abelha.

Já levei meu cachorro ao veterinário antes, quando ela foi picada por uma abelha. Mas como não houve uma reação alérgica grave, tudo o que o veterinário realmente fez foi dar-lhe Benadryl. 

Conclusão

Ter seu cachorro picado por abelha pode ser uma experiência muito assustadora, especialmente se for a primeira vez. 

Independentemente de ter acontecido, é importante aprender os riscos e desafios que surgem com as picadas de abelha.

Assim, você poderá tomar uma decisão informativa na hora ou no hospital de animais.

Na maioria dos casos, o plano de ação sobre picadas de abelha com cães apresentado neste guia o ajudará a superar essa experiência terrível.

Se algo sério como uma reação alérgica grave acontecer, respire fundo e acalme-se. Seu veterinário ajudará vocês dois a superar isso.

Acredite ou não, as picadas de abelha com cães são uma ocorrência bastante comum. Pense em quantas abelhas existem no mundo. E agora, pense em quantos cães estão correndo do lado de fora a qualquer momento.

Leia também:

Compartilhe esta postagem:
0Shares

Sobre o autor | Website

Eu sou a mãe do Frederico, um PUG carinhoso e muito inteligente. Depois de ser mãe de primeira viagem de cachorro, apaixonei-me e agora dedico parte do meu tempo para fazer duas coisas que amo: escrever e falar sobre cachorros.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!