Skip to content

Milbemax ou Drontal: qual o melhor vermífugo?

Milbemax ou Drontal

Os animais de estimação podem ser infectados por uma variedade de parasitas, e os mais comuns são os vermes, que são responsáveis por doenças tanto nos animais quanto em humanos.

Por essa razão, a vermifugação de animais de estimação é necessária e deve ser feita sempre que necessário, seja como prevenção ou tratamento.

Diante disso, toda informação sobre medicamentos anti-vermes é importante. Quanto mais soubermos sobre eles, mais condições teremos de decidir qual é o ideal para nosso cachorro.

Neste artigo, damos uma olhada em dois vermífugos muitos populares e eficazes no mercado: o Milbemax e o Drontal. Na verdade, vamos analisar cada um e ver qual utilizar nos nossos cães. Ficou interessado? Continue lendo.

Vermífugo Milbemax

Milbemax C (5-25kg), 2 Comprimidos Elanco
21 Avaliações
Milbemax C (5-25kg), 2 Comprimidos Elanco
  • Vermífugo
  • Administração (via oral.) peso corporal > 10 – 25 kg 1 comprimido > 25 – 50 kg 2 comprimidos > 50 – 75 kg 3 comprimidos
  • Modo de usar: milbemax c pode ser administrado a partir de duas semanas de idade, mensalmente, até o animal completar 6 meses de vida; cadelas amamentando devem ser tratadas ao mesmo tempo que os seus filhotes; os cães adultos devem ser tratados 4 vezes por ano, em se tratando de verminose gastrointestinal e mensalmente para prevenção da infecção pelo verme do coração
  • Princípio ativo: milbemicina oxima e praziquantel

Clique em “Ver Preços” para pesquisar o Milbemax de acordo com o peso do seu cachorro.

Milbemax é um medicamento de amplo espectro, o que significa que ele lida efetivamente com várias espécies de vermes em cães. 

Trata-se de uma combinação de dois princípios ativos ( Milbemicina e Praziquantel) poderosos que ajudam a lidar com infecções por lombrigas, ancilostomídeos, dirofilariose e tênia em animais de estimação. É um medicamento desenvolvido para cães e gatos e atua de forma eficaz com dois princípios ativos para eliminar os parasitas.

A Milbemicina interrompe a transmissão nervosa em espécies dentro do intestino para matá-los após a paralisação. Já o Praziquantel afeta a capacidade do verme de se fixar nas paredes do intestino, de modo que podem ser facilmente eliminados pelas evacuações.

Além disso, ajuda a protegê-los contra parasitas comuns, incluindo ancilóstomos, lombrigas, tênias, tricurídeos, vermes pulmonares e outros. Também é conhecido por ser um tratamento eficaz para dirofilariose em cães, se detectado.

Ele também pode ser usado como vermífugo para cachorros com mais de 3 meses de idade para prevenir a infestações. 

Deve ser administrado todos os meses aos filhotes até completarem um ano de idade. Após completar um ano, os cães precisam de tratamento contra vermes a cada três meses pelo resto de suas vidas.

A dosagem para um animal de estimação depende de seu tamanho e das condições médicas existentes, bem como da gravidade da infestação. 

O comprimido é administrado com alimentos, geralmente misturado com guloseimas ou refeições para ser eficaz. O medicamento é considerado seguro para cães de quase todas as raças, mas não deve ser administrado a filhotes com menos de 2 meses.

Você vai encontrar o Milbemax para cães nos seguintes pesos:

  • 0,5kg a 5kg; e
  • 5kg a 25kg.

Pode dar Milbemax para cadelas grávidas?

Milbemax é seguro para uso em todas as raças de cães jovens, velhos, trabalhadores e galgos. Também pode ser administrado com segurança em cadelas grávidas e lactantes. 

Ambos os princípios ativos do medicamento – milbemicina e Praziquantel – são conhecidos por possuir um bom perfil de segurança em cães machos reprodutores e em cadelas gestantes e lactantes .

Ao usar Milbemax para vermifugação de cães, é aconselhável dar o medicamento às cadelas antes do acasalamento. 

Deve ser administrado nos últimos dias antes do parto e deve ser repetido novamente nas semanas 2 e 4 após o parto. Ele também funciona em conjunto com outros medicamentos, como a prevenção de pulgas, dirofilariose e carrapato.

Para ler mais sobre o Milbemax, veja o artigo: Vermífugo Milbemax é bom? Veja nossa análise!

Vermífugo Drontal

OFERTA
Vermífugo Bayer Drontal Plus Sabor Carne para Cães de até 35kg - 2 Comprimidos
62 Avaliações
Vermífugo Bayer Drontal Plus Sabor Carne para Cães de até 35kg - 2 Comprimidos
  • Com excelente aceitação, possui sabor agradável ao paladar dos cães
  • Dispensa regime prévio ou jejum prévio para a administração
  • Elimina a giárdia presente no intestino do cão em três doses
  • Os adultos podem ser vermifugados a cada três meses

Clique em “Ver Preços” para pesquisar o Drontal de acordo com o peso do seu cachorro.

O Drontal é um vermífugo de amplo espectro ( que trata várias espécies de vermes) que possui fórmulas específicas para cães e gatos.

Para ter ideia, ele combate mais de 16 tipos de vermes (chatos e redondos) e também a Giárdia, que é um protozoário. Esses parasitas podem causar problemas gastrointestinais e comprometer a saúde do cão como um todo.

O vermicida é palatável e de fácil administração. É essencial consultar o veterinário para saber como o uso deve ser feito para seu animal.

O início da ação é após a digestão e metabolização do produto, que ocorre em torno de 8 a 12 horas. A eficácia máxima se dá a partir de 24 horas e a duração do efeito é de em média de 3 a 4 meses.

Há três opções de Drontal. São elas:

  • Drontal Puppy: indicado para cães filhotes e raças miniaturas;
  • Drontal Plus Sabor Carne: indicado para cães de até 10kg, 35kg e 45kg. os comprimidos podem ser fracionados de acordo com o peso do animal;
  • Drontal Gatos: indicado para gatos de até 4 kg. Não pode ser administrado em gatos com menos de 1kg ou com menos de 15 dias de nascidos.

Para saber mais sobre o Drontal, leia o artigo: Vermífugo Drontal é bom? Confira os prós e os contras

Diferenças entre Milbemax e o Drontal

Milbemax e Drontal são medicamentos de amplo espectro que tratam uma ampla gama de parasitas de vermes, portanto, são considerados eficazes na desparasitação. 

Eles têm sido usados ​​há anos para o tratamento e prevenção de infestações de vermes em cães e gatos e infestações de dirofilariose em cães.

Os dois medicamentos diferem em termos de seus ingredientes ativos. 

O Drontal contém uma mistura de Praziquantel, Febantel e Pamoato de Pirantel, enquanto os ingredientes ativos no Milbemax são Praziquantel e Milbemicina oxima. Ambos podem ser administrados como medicação oral para cães com mais de duas semanas de idade.

O Milbemax está disponível em duas variantes diferentes para cachorros com peso superior a 0,5 kg e para cachorros com peso superior a 5 kg. 

Por outro lado, o comprimido Drontal vem em três tamanhos para diferentes grupos de peso de cães – pequeno, médio e grande. 

Drontal e Milbemax também estão disponíveis em formato de osso, com sabor de carne, para mastigar para melhor conformidade.

Outra diferença entre eles é que o Drontal trata e previne a Giárdia, enquanto o Milbemax não tem eficácia contra este parasita, que é um protozoário.

Afinal, Milbemax ou Drontal?

Como foi dito, os cães podem ser vítimas de diferentes tipos de parasitas intestinais, como vermes, tênias, lombrigas e tricurídeos. 

Se você vir seu cão se comportando de maneira estranha, perdendo o apetite ou ficando letárgico, é possível que ele esteja sendo afetado por esses vermes. 

Existem muitos tratamentos de desparasitação disponíveis para animais de estimação, mas muitas vezes é difícil selecionar o correto.

Tanto o Milbemax como o Drontal são dois dos tratamentos para vermes muito populares e eficazes para cachorro. Ambos são comprimidos para mastigar e tratam diferentes tipos de vermes intestinais. 

Eles geralmente são administrados como um tratamento trimestral para proteger os caninos de problemas graves e prevenir qualquer reinfestação.

No entanto, para saber qual escolher, é preciso identificar as necessidades do seu cão. Se for tratamento, o veterinário irá recomendar de acordo com os parasitas em questão.

Se você quiser usar um vermífugo para prevenção – trimestralmente – a melhor coisa a fazer é optar, neste caso, pelo Drontal, já que ele tem o diferencial de combater a Giárdia também.

E então, o que achou do artigo? Ficou mais alguma dúvida sobre o Drontal e o Milbemax? Deixa um comentário!