Skip to content

Meu cachorro comeu chocolate, o que fazer?

cachorro comeu chocolate

Alguns donos de cães adoram alimentar seus amigos com tudo que seu coração deseja, incluindo guloseimas. Mas, muitos novos donos ficam chocados ao descobrir que o chocolate não só faz mal para o seu cão, como ele também é um verdadeiro veneno. 

Mesmo donos de cães experientes podem ser pegos de surpresa pelos efeitos do chocolate em seus animais de estimação. Se o seu cão comeu chocolate, aqui está o que você precisa saber sobre como agir!

Leia também

Por que chocolate é ruim para cachorro?

 O chocolate contém um composto químico chamado teobromina, que se transforma em xantina. A xantina pode sobrecarregar o sistema nervoso central do seu animal.

Além do mais, a xantina interfere com inibidores de fosfodiesterase muito importantes (uma classe especial de enzimas celulares), levando a:

  • Aumento da frequência cardíaca;
  • aumento da atividade do sistema nervoso central.

Se não for verificado, esse aumento da frequência cardíaca ou a sobrecarga de atividade no cérebro de um cão pode ser mortal.

Inclusive, O excesso de vômito, micção e diarreia de um cão após comer chocolate é, na verdade, um mecanismo de segurança para tentar eliminar o acúmulo tóxico do corpo do cão. 

Isso explica porque o café é ruim para os cães, uma vez que a degradação biológica da cafeína também produz teobromina.

Seu cachorro comeu chocolate? Procure esses sinais!

Fique de olho nas mudanças de comportamento, o que pode indicar se seu filhote entrou no estoque de doces sem você saber. De acordo com a American Kennel Association, os sinais de que seu cão comeu chocolate incluem:

  • Vomitando;
  • Fazendo xixi;
  • Com diarreia;
  • Inquietação.

Fique especialmente alerta se seu cão estiver tendo tremores, aumento da freqüência cardíaca ou começar a ter convulsões.

Quando ir ao veterinário

Primeiro, descubra que tipo de chocolate seu cachorro comeu e, em seguida, o quanto ele comeu.

Diferentes tipos de produtos de chocolate têm níveis mais fortes de toxicidade (ou concentração de metilxantina), de acordo com o Manual Merck Vet

O cacau em pó é o pior deles; depois vem o chocolate de padeiro sem açúcar, seguido pelo chocolate meio amargo e, por fim, o chocolate amargo. O menos perigoso (mas ainda venenoso para os cachorros) é o chocolate ao leite.

A segunda coisa a considerar é o tamanho do seu cão em comparação com o quanto ele pode ter comido. Você deixou uma barra de chocolate ao leite Hershey maior na mesa da sala e ela sumiu completamente? 

Pode valer a pena uma visita ao veterinário. Mas se apenas uma peça estiver faltando, monitore seu cão em busca dos sinais listados acima por algumas horas. Ligue para o seu veterinário e peça conselhos também.

Se o cachorro comeu chocolate, o que fazer?

Existem algumas coisas que você pode fazer em casa se seu cachorro acabou de consumir chocolate.

Induzir o vômito: Normalmente você não quer que seu cão vomite em todos os lugares, mas este é um caso especial. 

A sugestão é tomar apenas três por cento de solução de peróxido de hidrogênio (não a solução concentrada de seis por cento) e colocar 1 ml para cada quilo de peso corporal (então 16 ml por 16 quilos), na comida ou em um conta-gotas para ajudá-lo a induzir o vômito. Neste artigo explicamos melhor o procedimento: Induzir vômito no cachorro: como e quando fazer isso.

Dê carvão ativado ao seu cão: esse será possivelmente o conselho do seu veterinário se você souber que seu cão acabou de comer chocolate e ainda não está exibindo nenhum sinal sério de contaminação.

Dê muito líquido ao seu amigão:  ambas as etapas desidratam o cachorro (induzir o vômito e dar carvão ativado), portanto, certifique-se de que ele beba muita água. Quanto mais água beber, mais rápido vai expelir o veneno.

E, por fim, leve-o ao veterinário! Essa é a parte indispensável do processo.

Como evitar que o cachorro coma chocolate?

A maneira mais fácil de evitar que seu filhote ingira algo que não deve é verificar a casa, o quintal e até mesmo a calçada ou local que ele costuma passear. Fique de olho!

Faça com o seu cachorro como você faria com uma criança: mantenha líquidos e medicamentos de limpeza em armários altos, e certifique-se de que os brinquedos não possam ser engolidos ou mastigados em pedaços pequenos o suficiente para engolir.

Mantenha também as plantas de interior em mesas altas, fora do alcance do seu cão. Certifique-se de que todas as latas de lixo e lixeiras de reciclagem da casa tenham tampas com fechadura.

O chocolate certamente é ruim para o seu cão, mas muitos outros alimentos comuns e objetos domésticos podem representar problemas.

E então, anotou nossas dicas? Esteja muito consciente de que mesmo que seu bichinho queira, é nossa responsabilidade garantir a segurança deles.

E agora que você já sabe o que fazer se o seu cachorro comeu chocolate, compartilhe essa informação com mais pessoas!