Tipos de tosa para Shih Tzu: o guia completo!

0
(0)

Está buscando um conteúdo sobre os tipos de tosa para Shih Tzu? Você acabou de encontrar. Só quem é dono dessa raça sabe como é importante manter a tosa em dia e ainda aproveitar para fazer uns “penteados” estilosos nos seus bichinhos.

A manutenção da tosa periódica evita o acúmulo de sujeira na pele e também nos fios, contribuindo para evitar a sensação de calor e a coceira. Além disso, ao manter a tosa sempre em dia, você evita que os fios do pêlo do seu Shih Tzu fiquem embaraçados e cheios de nós.

Pensando em ajudá-lo com isso, vamos mostrar neste artigo quando fazer a primeira tosa em seu Shih Tzu. Você vai conhecer também diferentes tipos de tosas e se inspirar. Não perca!

Quando fazer a primeira tosa

Você não precisa e não deve ter muita pressa para realizar a primeira tosa do seu Shih Tzu, afinal é muito importante respeitar o completo crescimento dos pelos e a formação de defesas pelo sistema imunológico dos filhotes.

Nos primeiros meses de vida, o seu Shih Tzu precisará de uma série de vacinas, que certamente diminuirão os seus riscos de doenças, até mesmo durante o processo de tosa. Veja quais as vacinas para cães filhores neste artigo.

Além disso, durante os primeiros meses de vida, os pelos ainda estão se fortificando e podem ocorrer trocas na pelagem.

Devido aos motivos expostos, os especialistas indicam a primeira tosa entre 7 meses e 1 ano.

Tosa para Shih Tzu macho

As tosas para Shih Tzu macho são aquelas que, em geral, mantêm-se os pelos mais curtos na face. No entanto, esta não é uma regra. Tudo vai depender do gosto do próprio dono.

Uma boa opção de tosa para o Shih Tzu macho é a tosa leão. Ela mantém os pelos do corpo mais baixos, lembrando realmente a figura de um leão.

Tosa para Shih Tzu fêmea

Para as fêmeas as tosas mais utilizadas as que deixam os pelos da cabeça mais longos, facilitando o uso de penteados com lacinhos e tranças.

Entre as opções mais utilizadas em fêmeas temos a tosa longa, a tosa japonesa e a tosa com rabos, coques e tranças. Uma graça!

Tosa para Shih Tzu filhote

Durante esta fase, o Shih Tzu passará por um processo de troca de pelos, em que você perceberá que o pelo se embola com muita facilidade.

Por isso, para os filhotes uma boa dica é utilizar a tosa bebê curta, que mantém os pelos em uma altura de cerca de 2cm.

Tosa higiênica

A tosa higiênica está diretamente ligada à manutenção das condições de saúde do Shih Tzu. Neste tipo de tosa, é feita uma limpeza nos pelos do bumbum, da virilha e das áreas íntimas.

É preciso dar atenção especial à limpeza das orelhas, evitando o aparecimento de ácaro e infecções. Atenção também às patas, para evitar dificuldades de locomoção em pisos escorregadios.

Diferença entre tosa de verão e tosa de inverno

A grande diferença entre a tosa de verão e a tosa de inverno está no tamanho dos pelos.

Para o período de verão recomenda-se tosas que deixem o pelo mais curto, aliviando a sensação de calor. Já para o período de inverno, deve-se adotar a tosa higiênica e apenas aparar os pelos.

Tipos de Tosa para Shih Tzu

Agora, vamos conferir os modelos mais lindos e populares para seu Shih Tzu, seja ele macho ou fêmea.

Tosa padrão

Essa é a tosa mais conhecida, incluisve, para os shih tzus que participam de concurso de beleza. Para que o pelo fique lisinho e o resultado seja o melhor possível, o cão passa por uma série de hidratações nos pelos. Além disso, é necessário cortar e escovar para finalizar a tosa.

Tosa para Shih Tzu
A tosa padrão é famosa em concursos de beleza. Imagem: Google

Dica: nesta tosa, costuma-se prender a franja para cima antes de usar a tesoura. Além disso, a limpeza dos olhos do dog é indispensável durante o processo.

É considerada uma tosa segura e confortável para o shih tzu.

Tosa japonesa

Todos os tipos de tosa japonesa têm em comumo seguinte: os pelos longos nas orelhas e nas patas em formato triangular ou arredondado. No bigode o pelo fica curto, enquanto o rabo, a cabeça e as pernas ficam cobertas por pelos.

Shih Tzu tosa japonesa
Tosa Janonesa. Imagem: Pinterest

O corpo do animal fica totalmente raspado, por isso, é uma tosa ideal para quem gosta de vestir roupinhas no dog.

Tosa longa

Quem tem Shih Tzu sabe que os seus pelos podem se transformar em terríveis nós. Mas, isso só acontece sem o cuidado necessário. Para utilizar esse modelo, é preciso antes desfazer esses nós com condicionador e os dedos. Para ajudar, um pente de dentes largos é o ideal.

Tosa para Shih Tzu
A tosa longa é bastante popular entre as fêmeas. Imagem: depositphotos

A tosa longa é lindíssima, mas requer muitos cuidados, pois os pelos devem ser escovados até que pareça um manto. Isso deve ser feito abaixo das orelhas, da cauda e em todo o corpo. O resultado é maravilhoso!

Tosa de Leão

Essa tosa é muito popular entre os donos de shih tzu e também é conhecida como “tosa de pelúcia”.

Tosa Shiz Tzu Leão
A tosa de leão é imponente, além de ser um charme. Imagem: Google.

Ela pode ser feita em casa ou por um profissional e consiste em tosar todo o corpo, patas e causa do animal. O pelo fica apenas na região da cabeça. O toque final vem com a escovação desse pelo, que deve deixá-lo mais, como uma juba de leão.

Essas são as tosas para Shih Tzu mais populares. Utiliza alguma delas? Conta pra gente nos comentários qual você usa no seu dog!

O que você achou do artigo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Compartilhe esta postagem:
4Shares

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.