Skip to content

Tipos de tosa para Yorkshire: o guia completo!

Olá! O post de hoje é especial para os donos de Yorkshire, essa raça que é simplesmente adorável! Vamos falar sobre os tipos de tosa para Yorkshire e tirar suas dúvidas a respeito da tosa, afinal, você quer vê seu dog lindo, mas que isso seja feito com toda segurança, não é mesmo?

No texto, vamos mostrar as tosas mais utilizadas pelos donos de Yorkshire. Mas, vamos falar também sobre a importância da tosa, vamos mostrar que o York está entre as raças que precisam tosar, e vamos tirar dúvidas sobre o assunto.

Tudo isso pra ajudar você a não só escolher qual entre os tipos de tosa para Yorkshire utilizar, mas para ficar bem informado sobre o assunto. Te vejo no final!

Importância da tosa para o Yorkshire

Vamos começar esse guia falando da importância de tosar o seu amiguinho. Você sabia que o maior motivo para tosar raças como Yorkshire e Shih Tzus não é a beleza? É óbvio que eles ficam incríveis e não tem nada melhor que aproveitar as belas madeixas deles para fazer lindos penteados.

Mas, acredite se quiser: o motivo principal de tosar essas raças é pela higiene e bem-estar do animal. Veja a seguir alguns dos benefícios da tosa para o cão, especialmente Yorks e Shih Tzus:

Suas principais vantagens são:

  • Retira o excesso de pelos mortos, ajudando a prevenir a proliferação de fungos;
  • Elimina nós e pelos embaraçados;
  • Permite melhor visualização da pele, favorecendo a identificação de feridas e parasitas;
  • Proporciona maior leveza aos movimentos.

Preste bem atenção para não exagerar na tosa! O pelo do cão serve de isolante térmico. Isso quer dizer que ele tanto concentra calor no corpo do animal como impede que ele absorva calor em excesso.

Inclusive, não é nada bom tosar o cão completamente, nem mesmo no calor. Ele não ficará “mais fresco” por isso, acredite. Tose com cautela para não impedir que a pele faça o papel dela na saúde e bem-estar do animal.

É aí que entra a tosa higiênica

Cachorro Yorkshire
A tosa higiência elimina sujeiras e evita infecções. Imagem: Google

Pois bem! A tosa higiênica é muito conhecida e indicada para várias raças. Como o próprio nome diz, ela foca no bem-estar do animal e não na estética. Muitas vezes, ela é a primeira do Yorkshire, mas deve ser feita sempre que necessário.

A tosa higiênica tem como objetivo a limpeza do cachorro, por isso, ela consistem em aparar os pelos certas regiões do corpo, como patas (inclusive entre as almofadinhas). Nesta tosa são aparados também os pelos das regiões íntimas, para evitar que eles acumulem resquícios de fezes e urina. Outras regiões tosadas são o rabo, a boca e barrilha.

Além da raça Yorkshires, outras que necessitam de tosa higiência regularmente são:

Quando fazer a primeira tosa do Yorkshire?

Antes de mostrar os tipos de tosa, é importante falar sobre a primeira. Quando ela deve ser feita? De acordo com especialistas, a tosa e o banho devem ser iniciados depois do ciclo de vacinas do animal. Estando com as vacinas em dia, o risco é menor de contrair doenças, seja nos locais em que são feitas as tosas, seja pelo uso de materiais como máquinas de tosar e tesouras.

Outro fator que deve ser considerado é a troca de pelagem do animal. Essa troca ocorre principalmente na transição de filhote para a fase adulta, que no geral é entre o sétimo e o décimo quarto mês de vida.

Como nesta fase a queda de pelos é acentuada, é preciso ter cuidado. O ideal é conversar com o veterinário para saber se o cão está pronto para passar pela tosa. Geralmente, a média é de que aos seis meses ele já possa fazer a primeira, mesmo que seja a tosa higiênica.

Tipos de tosa para Yorkshire

Agora, vamos lá conhecer os tipos de tosas que vão deixar seu York lindinho?

Tosa bebê

Yorkshire fofo
A tosa bebê é a melhor opção de tosa para Yorkshire no verão. Imagem: Depositphotos

Apesar do nome, esse tipo de tosa pode ser feito em qualquer idade do cachorro. Se você quer que seu Yorkshire tenha um visual mais “novinho”, ou seja, com aspecto mais doce e jovial, essa tosa é perfeita.

Por ser mais “curta”, ela reduz a incidência de nós e é mais fácil de cuidar. É conhecida també como a tosa do Yorkshire para o verão. Basicamente, na tosa bebê as pontas dos pelos são cortadas, deixando um comprimento de, no máximo, 3 centímetros. Esse corte se mantém uniforme por todo o corpo do animal.

Tosa pelagem longa

Yorkshire pelagem longa
A tosa longa é também conhecida como “tosa da raça”. Imagem: Google.

A tosa pelagem longa é conhecida também como a “tosa da raça”. Com ela, os pelos ficam mais compridos, mas sem atrapalhar a locomoção do animal. É uma tosa que exige muitos cuidados, pois está propensa a nós nos pelos.

É necessário escovar diariamente, fazer os cortes na medida certa e, claro, manter o pelo periodicamente hidratado. Por essa razão, a tosa pelagem longa deve ser feita por profissionais aptos para este tipo de serviço.

Vai escolher esta tosa? Então, esteja ciente de que é necessário ter todos os cuidados necessários.

Tosa Japonesa

Yorkshires tosados
A tosa japonesa é exótica e criativa. Imagem: Pinterest.

Dos tipos de tosa para Yorkshire, essa é a mais excêntrica. A tosa japonesa é aquela com cortes e procedimentos estéticos para uma aparência mais exótica e criativa. Por esse motivo, existem vários tipos de tosa com inspirações orientais. Mas no geral, a tosa japonesa deixa menos pelos no focinho, como se fosse o rosto de um ursinho de pelúcia.

Como a marca da tosa japonesa é o focinho com pelo curto, o resto do corpo pode ser tosado com qualquer tipo de corte. A intenção é usar a criatividade. Muitos donos deixam os pelos da cabeça longos. Além disso, utilizam penteados ousados, trancinhas e outros looks. Com certeza é a tosa ideal para dogs com personalidade mais forte!

Tosa Westy

Cachorro correndo
Tosa West faz referência ao West Highland White Terries. Imagem: Depositphotos

A tosa Westy também é muito comum em cães dessa raça. O corte utilizado faz referência ao west highland white terrier. Isso quer dizer que o corpo é mais curto, muito parecido com a tosa bebê. A diferença é que neste caso o pelo no corpo fica bastante curto.

Outra característica da tosa westy é que o corte nas sobrancelhas e na barba evidencia mais o focinho e as orelha. É, definitivamente, uma tosa muito fofa!

Tosa schnauzer

Tipos de tosa para Yorkshire
A tosa Schnauzer faz referência à raça Schnauzer. Imagem: Pixabay.

Essa tosa simula o corte clássico de outra raça, a do Schnauzer. Assim como acontece com a tosa westy, a intenção é deixar o Yorkshire parecido com a raça.

Na tosa Schnauzer, o pelo das patas e do focinho ficam arredondados. Já o resto do corpo fica raspado no dorso e os pelos longos nas laterais. De acordo com especialistas, para conseguir essa tosa é preciso deixar as sobrancelhas e a barba compridas.

Tosa pequinês

Cachorro Yorkshire
A tosa pequinês imita a raça pequinês. Imagem: Pixabay.

Essa tosa de Yorkshire também imita outra raça. Neste caso, a do cachorro Pequinês. Para que a tosa seja possível, é preciso deixar o pelo do cão crescer até o tamanho médio. A intenção é simular as orelhas caídas e compridas do pequinês. Os pelos da pata também devem ser corados.

Principais dúvidas sobre a tosa em cachorro

Mais do que conhecer os tipos de tosa para Yorkshire, é importante saber o mínimo sobre a tosa em cachorros. Por isso, vamos responder algumas perguntas que costumam ser as dúvidas mais frequentes sobre o assunto.

Cachorro pode ter alergia à tosa?

Não, pois a lâmina utilizada no procedimento é feita de aço cirúrgico, um material hipoalergênico. Entretanto, é possível que o animal apresente irritação e até mesmo feridinhas após a tosa. Por que isso acontece?

Segundo Jorge Morais, veterinário da Animal Place, “a inflamação de pele pode estar relacionada  à fricção da lâmina associado à falta de higiene ou cuidado dos profissionais na hora de fazer a tosa”. Em outras palavras, é quando o profissional usa a lâmina em um local passível de contaminação, como a região íntima, e a reutiliza em outras regiões.

É preciso o máximo de cuidado e higiene na hora da tosa. Por isso, todo cuidado ao escolher o local para tosar seu amiguinho!

Depois de tosado o cachorro sente menos calor?

Embora a tosa possa ajudar o cachorro a se refrescar, ela não garante que ele sentirá menos calor. Como já falamos no início do artigo, nem toda raça precisa de tosa e não é aconselhado tosa o cão completamente devido às funções isolantes que o pelo possui.

A tosa tem contraindicações?

Segundo Rafael Oliveira, especialista em tosa e banho da ComportPet, a tosa não tem contraindicações. No entanto, é necessário ter alguns cuidados caso o animal tenha algum problema de saúde ou se for muito idoso. Com os devidos cuidados, a tosa não é um risco. Mas, lembre-se que não é aconselhado tosar o animal por completo. Afinal, o pelo é isolante térmico.

Pode tosar o animal em casa?

Não, a menos que você tenha experiência com o procedimento. Do contrário, evite arriscar. Existem coisas que não compensa a economia. E, ao escolher um local, pesquise bastante se vale a pena. Existem profissionais qualificados e bem treinados para deixar o seu cão bonito e saudável após a tosa.

A tosa é importante para saúde e higiene do cão?

Sim. Como já dissemos, a tosa higiênica é necessária especialmente as que têm mais pelos. Mais do que estética, tosar o cachorro ajuda a eliminar nós, sujeiras e diminui o risco de doenças causadas por fungos e bactérias.

A tosa é suficiente para que o cachorro sinta menos desconforto no verão?

A tosa ajuda bastante, mas por si só não é suficiente para que o cachorro não sinta calor. Quando as temperaturas estão mais elevadas, deixe sempre à disposição água fresca, evite passeios longos em horários de muito sol e preste atenção nos sinais de que ele está com muito calor (afobamento, língua pra fora, alta dos batimentos cardíacos).

E então, o que achou do nosso texto sobre os tipos de tosa para Yorkshire? Se você gostou, vota nas estrelas abaixo. E se já decidiu qual tosa vai usar no seu York, conta pra gente nos comentários. E não esqueça de deixar sua opinião também, pois melhoramos muito a qualidade do nosso blog ouvindo vocês!