Skip to content

Quais vegetais os cães podem comer?

quais vegetais cães podem comer

Pode ser difícil fazer seus filhos vegetais, mas seu familiar de quatro patas provavelmente não teria problemas para engolir um prato cheio de verduras. 

Felizmente, muitos vegetais não são apenas seguros para os cães, mas também benéficos para a saúde deles – assim como são para os humanos.

Sendo assim, pesquisamos e descobrimos quais os vegetais os cães podem comer e também aqueles que devem ser evitados. Vamos lá conferir? Continue lendo!

Os vegetais são seguros para os cães?

A maioria dos vegetais é segura para cães e isso é ótimo. No entanto, os donos de cães devem sempre manter o tamanho das porções controlado e evitar preparar vegetais com alho ou manteiga. 

Embora a maioria dos cães obtenha todos os nutrientes de que precisa com suas dietas, a incorporação de certos vegetais pode fornecer a eles importantes benefícios para a saúde. 

Melhor ainda, uma vez que os vegetais têm baixo teor de gordura e calorias, eles podem ser uma ótima alternativa para tratar cães, pois não levam ao risco de obesidade ou outros problemas de saúde relacionados ao peso.

No entanto, existem algumas exceções à regra, pois certos vegetais não devem ser oferecidos ao seu amigo de quatro patas. 

Um exemplo são os aspargos, pois embora não sejam tecnicamente tóxicos para os cães, é muito difícil para eles consumirem crus – e quando são cozidos no nível apropriado de maciez, perdem os nutrientes que beneficiariam seu filhote.

Comer vegetais pode beneficiar cães?

Além de saber quais vegetais os cães podem comer, é importante saber como os nossos amiguinhos podem se beneficiar com eles.

Os vegetais estão cheios de vitaminas e minerais, e também contêm proteínas, fibras e outros nutrientes que podem ajudar a melhorar a saúde dos cães, desde a visão até a densidade óssea do animal. 

O consumo de vegetais como brócolis, feijão verde ou cenoura é conhecido por proporcionar aos nossos animais de estimação benefícios para a saúde que vão desde uma melhor cura de feridas, corações mais saudáveis ​​e até mesmo a capacidade de evitar certas doenças, incluindo o câncer. 

Leia também:  Cachorro pode comer melão? Descubra!

Vegetais como aipo ou cenoura não são apenas divertidos para os cães mastigarem, mas também podem ser benéficos para os dentes e a respiração do seu cão.

Vegetais como cenoura, ervilha ou feijão verde podem ser oferecidos ao seu cão crus ou cozidos, mas como seus sistemas digestivos não são tão eficientes na extração de nutrientes de vegetais densamente fibrosos, eles serão mais fáceis de digerir (e menos provável para causar dor de estômago) se forem cozidos. 

A coisa mais importante a se ter em mente ao preparar vegetais para seu cachorro é que eles não devem ser cozidos com especiarias, óleos ou outros temperos ou aditivos, como manteiga, pois podem ser prejudiciais ao animal e potencialmente levar ao ganho de peso e outros problemas de saúde. 

O alho é um tempero vegetal particularmente perigoso, pois provou ser tóxico para os cães.

Quais vegetais os cães não podem comer

Como todos os alimentos para “pessoas”, os vegetais só devem ser oferecidos com moderação (e com a aprovação do veterinário do seu animal). 

Alguns tipos de vegetais apresentam seus próprios perigos únicos; por exemplo, há um perigo associado aos brócolis porque os floretes contêm isotiocianatos, que podem causar irritação gástrica leve a severa em alguns cães.

Os isotiocianatos são compostos vegetais naturais à base de enxofre que podem ser encontrados em várias outras variedades de vegetais verde-escuros, incluindo brócolis, couve e repolho. Portanto, para os cães, comer muito brócolis, couve ou repolho pode ser fatal.

Outro exemplo é o espinafre, que é rico em ácido oxálico e pode bloquear a capacidade do cão de absorver cálcio e até causar danos aos rins. 

Seu cão teria que consumir uma grande quantidade de espinafre para estar em risco, mas, mesmo assim, os veterinários alertam sobre a oferta desse vegetal folhoso em particular.

Mais importante é que existem alguns vegetais que são considerados altamente tóxicos para nossos cães e nunca devem ser oferecidos, como os cogumelos. 

Leia também:  Frutas para cães: quais eles podem comer?

Cogumelos selvagens podem ser particularmente tóxicos e, embora os cogumelos brancos lavados que você pode encontrar no supermercado provavelmente sejam bons, os especialistas dizem que é melhor errar e ser cauteloso quando se trata de todos os cogumelos.

Cebola, alho-poró e cebolinha também são vegetais que provam ser venenosos para a maioria dos animais de estimação. 

As cebolas podem realmente causar a ruptura dos glóbulos vermelhos do seu cão e levar a outros problemas gastrointestinais, como vômitos, dor de estômago, diarreia e náuseas.

Leia também: Cachorro pode comer cebola? Descubra!

Outro perigo a ser considerado é que alguns vegetais podem causar riscos de asfixia, como os caules duros do brócolis ou o formato redondo e duro da couve de Bruxelas (especialmente para raças menores). 

Ao oferecer qualquer vegetal ao cachorro, certifique-se de que esteja cozido apropriadamente (e de preferência cortado em pedaços pequenos) e não contenha caules, folhas ou outras obstruções potenciais.

Contanto que você ofereça vegetais aprovadas pelo veterinário, como cenoura e feijão verde, lembre-se de que cada cachorro é único – portanto, o que irrita alguns cães é perfeitamente aceitável para outros. 

Como tal, certifique-se de verificar com seu veterinário antes de suplementar a dieta de seu cão com vegetais, e monitore-o depois de oferecer uma pequena quantidade para garantir que seu sistema digestivo possa tolerar isso.

Aproveite a visita ao nosso blog e leia também: