Cachorro pode comer melancia? Descubra!

Afinal, cachorro pode comer melancia ou não? Veja neste texto se a fruta é indicada para cães, os benefícios dela para eles!

Cachorro pode comer melancia? Descubra!

Não há nada mais refrescante em um dia quente de verão do que uma fatia suculenta de melancia. Mas, embora os donos de animais possam comê-la, fica a pergunta: cachorro pode comer melancia também?

É sobre isso que vamos falar neste artigo. Pesquisamos e vamos tirar sua dúvida. Não deixe de ler!

Afinal, cachorro pode comer melancia?

De um modo geral, a resposta é sim. A melancia não é apenas segura para o cão, mas também tem um ótimo teor de água (9%).

Essa quantidade de água da melancia significa que é uma ótima maneira de manter o cão hidratado, principalmente durante os dias mais quentes. 

Melhor ainda, a melancia tem várias vitaminas e nutrientes que podem ser benéficos para a saúde dos nossos amigos de quatro patas.

Melancia para cachorro? Sim, com moderação

Embora a melancia seja segura para os cães, os donos de animais devem estar cientes de que as sementes devem ser removidas, pois podem causar um bloqueio intestinal. 

Mas, não entre em pânico se eles comerem acidentalmente algumas sementes pequenas. Só esteja atento para que eles não comam muitas sementes.

Também não é recomendado permitir que o cachorro mastigue a casca da melancia. 

Além de ser difícil de mastigar, o cão dificilmente vai conseguir digerir e isso pode levá-lo problemas de mas graves, como dores de “barriga”, diarreia e vômito. Sem contar, que pode representar um risco de asfixia.

Se o cachorro consumiu acidentalmente casca de melancia e apresentar sintomas como vômito, constipação ou letargia, deve receber atenção veterinária imediatamente.

cachorro pode comer melancia
Cachorro pode comer melancia, mas com moderação. Imagem: Freepik.

O ideal é sempre consultar a opinião de um veterinário ou profissional de nutrição animal antes de oferece alimentos de “humano” ao cão.

No caso da melancia, o melhor é ir com moderação e seguir as recomendações que citamos.

A moderação é necessária porque o excesso pode levá-lo a problemas intestinais. O mesmo ocorre com o melão.

Apesar de raro, é possível que o cachorro seja alérgico à fruta. Então, fique de olho na reação dele ao comer.

Benefícios da melancia

Vamos lá descobrir porque a melancia faz bem para nós e nossos amiguinhos.

Primeiramente, ela tem baixas calorias. Para ter uma ideia, uma xícara com melancia representa apenas 50 calorias.

Além de pouco calórica, ela também é nutritiva, pois é rica em vitaminas (A, C e B6), em potássio e ainda funciona como antioxidante.

A melancia também é rica em fibras. Isso quer dizer que é um alimento bom para todo o trânsito intestinal. Mas lembre-se: com moderação.

Por fim, ela é rica em água e não tem nada de gordura e nem de colesterol. Isso significa que pode ser indicada para cães em dieta também.

Como você pode notar, a melancia é boa não só para nós humanos, mas para os cachorros também.

Então, a conclusão a que chegamos é: cachorro pode comer melancia, mas sem a casca e sem sementes. E, claro, com moderação.

Gostou do nosso post? Compartilhe com seus amigos e nos ajude a levar esta informação para mais pessoas!

Compartilhe esta postagem:
0Shares

Sobre o autor | Website

Eu sou a mãe do Frederico, um PUG carinhoso e muito inteligente. Depois de ser mãe de primeira viagem de cachorro, apaixonei-me e agora dedico parte do meu tempo para fazer duas coisas que amo: escrever e falar sobre cachorros.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!