Skip to content

Entenda o que é o espirro reverso em cães?

Espirro reverso

Nossos cães podem emitir uma grande variedade de sons, roncos, rosnados, tosses, uivos, gemidos, espirros e, inclusive, o espirro reverso. Você sabe o que é isso? Se não sabe, podemos garantir que já deve ter visto seu cão ter um e nem sabia do que se tratava.

O espirro reverso acontece quando o cachorro, ao invés de expelir o ar, como seria o caso de um espirro normal, ele se inverte e o ar é inspirado com força, produzindo um ruído que para quem não sabe o que está acontecendo pode ser muito preocupante. 

Se esse é o seu caso, continue lendo este texto, pois vamos explicar melhor esse tipo de espirro, suas causas e tratamentos.

Índice

Como ocorrem os espirros reversos?

Esse tipo de espirro também é conhecido como respiração inspiratória paroxística e é causado por um espasmo muscular ocasionado por irritação palatina ou traqueal que causa violentas respirações de ar. Este fenômeno preocupa muitos proprietários, pois pode parecer que seu amigo canino está se engasgando. 

Durante esses episódios, o espirro costuma ser acompanhado de uma sensação de sufocamento, de modo que nosso parceiro fica parado com as patas dianteiras afastadas e o pescoço estendido com a intenção de expandir sua capacidade respiratória.

No entanto, esses episódios não são dolorosos ou prejudiciais para eles, desde que não estejam associados a distúrbios secundários e não se tornem comuns.

Por que os cães têm espirros reversos?

Esses espasmos duram aproximadamente 30 segundos e podem ser causados por diversos fatores, principalmente por irritação ou inflamação do trato respiratório gerada por poeira, pólen ou odores fortes e penetrantes que induzem espirros.

Além disso, eles estão associados à superexcitação ou fortes puxões na guia, especialmente em cães com coleira. Esses episódios podem ocorrer em qualquer raça, mas geralmente são comuns em raças braquicefálicas, como pugs, shih tzus e buldogues, devido às suas peculiaridades anatômicas.

Esses diferentes fatores causam um estreitamento temporário da traqueia, o que faz com que ocorra o ruído característico e também dificulta a inalação do animal.

Também pode ser devido a uma infecção ou vírus, embora geralmente não seja o mais frequente, além disso, nestes casos, são contínuos e pioram rapidamente.

É sério se um cachorro tem espirro reverso?

Ocasionalmente, esses episódios podem ser normais e não colocam em risco a saúde do animal. No entanto, dado um aumento na sua frequência, pode fazer-nos suspeitar da presença de alterações secundárias que podem alterar a saúde do nosso cão.

Há também um outro fenômeno que deve nos alertar, que é o colapso traqueal. Trata-se de uma obstrução parcial ou total da traqueia, resultado do enfraquecimento dos anéis que a compõem. 

Quando isso acontece, o animal passa a apresentar sintomas facilmente perceptíveis, entre os quais chiado, falta de ar, tosse e letargia.

Às vezes, pode ser confundido com o espirro reverso, por isso é importante saber distingui-los. Uma diferença é a duração, pois o espirro reverso dura menos e quando passa é como se nada tivesse acontecido.

Além disso, o espirro reverso é caracterizado por ser uma aspiração sem outros sintomas associados e, no colapso traqueal, geralmente é acompanhado pelos sintomas mencionados acima.

O que fazer se meu cachorro tiver espirro reverso?

Como já dissemos, esses episódios costumam ser normais ocasionalmente e não colocam em risco a saúde de nosso peludo. 

Mesmo assim, é recomendável ir ao veterinário caso os espirros se tornem cada vez mais frequentes. É importante confirmar o diagnóstico e descartar problemas de saúde mais sérios que possamos estar confundindo.

Embora seja um fenômeno muito marcante, não é considerada uma doença propriamente dita, portanto não poderia falar exatamente em cura, porém sua abordagem seria tratar a causa.

Recomenda-se uma boa limpeza da casa para evitar que a poeira cause irritação e para evitar odores fortes, como perfumes pungentes, produtos de limpeza ou purificadores de ar fortes em casa.

Seria aconselhável também tentar manter o animal em local relaxado, bem ventilado e tentar acalmá-lo na hora dos episódios, falando com calma, com carícias suaves, mas nunca segurando ou oprimindo-o, é importante deixar seu espaço.

E então, entendeu agora o que é um espirro reverso? Se tiver ficado alguma dúvida, deixe seu comentário abaixo. Será um prazer ajudar!