Skip to content

Bravecto ou Seresto: qual utilizar?

remédio para carrapato e pulgas

Já sabemos que existem várias opções de remédio para carrapato e pulgas disponíveis no mercado. Como a proteção contra esses parasitas e outros microorganismos é essencial para a saúde do nosso pet, precisamos conversar sobre o assunto.

E, dentre as opções de remédio para carrapato e pulga, duas são muito conhecidas pela sua eficácia na proteção contra pulgas e carrapatos. Estamos falando do Bravecto e da Coleira Seresto. Afinal, qual melhor opção para nosso cachorro? É sobre isso que vamos conversar neste post!

Índice

Vantagens do Bravecto

Vamos começar analisando o medicamento Bravecto. Trata-se de um remédio oral indicado para o combate à infestações de pulgas e carrapatos em cachorro (e gatos). A novidade é que ele traz também a versão transdermal, mas essa opção é apenas para cães.

O Bravecto funciona da seguinte maneira: seu princípio ativo (Fluralaner) é absorvido pelo sistema gastrointestinal do cãe até chegar à corrente sanguínea. Desse modo, os carrapatos e as pulgas devem “picar” a pele do animal para ter contato com o princípio ativo e morrerem.

OFERTA
Bravecto Cães de 20 até 40kg Bravecto para Cães, 20 a 40kg,
22,768 Avaliações
Bravecto Cães de 20 até 40kg Bravecto para Cães, 20 a 40kg,
  • Rápida ação: Elimina pulgas e carrapatos em até 12 horas
  • Conveniência: 1 única dose para 12 semanas de proteção
  • Maior proteção com menor número de tratamentos durante o ano
  • Fácil administração

Clique em “Ver Preços” para pesquisar o Bravecto de acordo com o peso do seu cão.

De acordo com o fabricante, ao ingerirem o princípio ativos, os parasitas são eliminados, sendo que 99% das pulgas morrem em até 8 horas após a administração do produto; e 100% dos carrapatos são eliminados em até 12 horas após a administração.

Ou seja, em 12 horas o Bravecto elimina os parasitas. Vale destacar que o princípio ativo é nocivo apenas para os parasitas, não sendo perigoso para os animais. No entanto, alguns casos de reações já foram relatados e devem ser investigados um a um.

Leia também: Bravecto ou Nexgard: qual o melhor para cachorro?

Outro ponto positivo do Bravecto é que ele oferece proteção ao cão por um período de 12 semanas. Além disso, em uma única dose a proteção estende-se também para a casa, que fica livre de pulgas e carrapatos.

Em síntese, podemos dizer que os pontos positivos do Bravecto são:

  • Pode ser administrado desde cedo;
  • Protege gatos também;
  • É seguro para cadelas gestantes e lactantes.

Vantagens da coleira Seresto

Fabricado pela Bayer, a Coleira Seresto é um produto que atua contra a infestação de pulgas e carrapatos. Além disso, ela afasta o mosquito palha (transmissor da Leishmaniose) e trata infestações de piolhos em cachorros.

Seresto é fácil de aplicar e possui fórmula patenteada que oferece a praticidade da proteção contínua contra pulgas e carrapatos por um período bastante prolongado (até 8 meses). Além do mais, como já dissemos, contribui para a redução no risco de doenças transmitidas por vetores como a leishmaniose.

OFERTA
Elanco Coleira Antipulgas E Carrapatos Bayer Seresto Para Cães E Gatos De Até 8Kg
4,568 Avaliações
Elanco Coleira Antipulgas E Carrapatos Bayer Seresto Para Cães E Gatos De Até 8Kg
  • A coleira Seresto oferece longa proteção, mantendo seu pet protegido por até 8 meses contra a ação de carrapatos e pulgas. Seresto não possui cheiro, não solta pó e é resistente à água. A coleira Seresto se distribui pela pele, pelos e camada lipídica e age por contato, evitando que parasitas piquem seu pet. A coleira Seresto tem as apresentações P e G, com indicação para gatos e cães de até 8 kg e cães acima de 8 kg. Recomendada para cães a partir de 7 semanas e gatos a partir de 10 semanas de idade. Garanta 8 meses de brincadeiras com a coleira antipulgas e anticarrapatos Seresto.
  • Princípio ativo: Imidacloprida e Flumetrina
  • Até 8 meses de proteção contínua para cães e gatos
  • Seresto oferece uma camada de proteção para o pet, eliminando o parasita antes que ele pique o animal, atingindo eficácia acima de 99,8% na eliminação das pulgas em até 24 horas após a colocação da coleira. Pulgas reinfestantes são eliminadas em até 2 horas após o contato e carrapatos em até 6 horas.

Clique em “Ver Preços” para pesquisar a coleira Seresto de acordo com o peso do seu cão.

Dentre seus pontos positivos, podemos citar que o maior deles é o risco mínimo de reações adversas para o cão. Além disso, o produto não tem cheiro, nem solta óleo ou pó.

Em casos bastante raros, a coleira seresto pode apresentar reações alérgicas em alguns cachorros. Por isso, podemos fizer que o risco de reações adversas é mínino.

Para saber mais leia: Coleira Seresto: o que é? Realmente funciona?

Outra vantagem da Coleira Seresto é que seu efeito é prolongado. Com ela, o animal tem proteção de até 8 meses contra pulgas e carrapatos.

Bravecto ou Seresto: qual escolher?

Após conhecer os dois produtos, fica a dúvida: Bravecto ou Seresto? Eu já utilizei os dois no Frederico e optei pela coleira pelo efeito mais prolongado e maior acervo de proteção, já que ela não permite sequer que os microorganismo e parasitas cheguem perto do animal.

Entretanto, ele apresentou alergia à coleira 4 meses depois e, então, optei por voltar ao tratamento com comprimido. Infelizmente, PUGs são muito propensos a ter alergias.

No geral, os dois produtos são eficazes e com excelentes avaliações dos clientes. Resta a cada dono avaliar qual utilizar e, por que não, experimentar os dois para tomar essa decisão. E, claro, conversar sempre com o médico veterinário, pois diferentes raças e cães com histórico de alergias e outras doenças devem ter uma orientação antes de utilizar qualquer uma dessas opções.

Para ajudar, vamos recapitular em um quadro comparativo:

Seresto Bravecto
FormatoColeira Oral e pour-on
IndicaçõesPara cães e gatos, no combate à pulgas, carrapatos, piolhos e como repelente do mosquito palhaPara cães e gatos no combate de pulgas e carrapatos
Princípio ativo Imidacloprida/4.5%
e Flumetrina.
Fluralaner
Possíveis reações Raramente pode
ocorrer alergia
Indisposição gastrointestinal leve e transitória
ContraindicaçõesCachorros com menos de 7 meses, gatos com menos de 10 meses. Cadelas gestantes e lactantes Animais com menos de 8 semanas de vida ou menos de 2 kg
Tempo de ação32 semanas12 semanas

Agora que você conheceu as opções de remédio para carrapato e pulgas que apresentamos, ficou mais fácil escolher Bravecto ou Seresto? Conta pra gente nos comentários!