Existe calmante para cachorro?

Uma questão que gera muitas dúvidas entre pais e mães de cachorro é se pode dar calmante para cachorro, principalmente em situações de estresse, como viagem, fogos de artifícios e outros.

De acordo com especialistas, a resposta é: depende. A administração ou não de medicamento calmante para o animal vai depender da situação em questão.

Para ajudar você e tirar suas dúvidas, escrevemos um pouco sobre o assunto. Confira!

Afinal, cachorro pode tomar calmante?

Como já foi dito, depende. Alguns animais são extremamente sensíveis e entram em pânico em qualquer situação que foge da normalidade. Então, não faz sentido dar um calmante para ele toda vez que se assustar.

Observe o comportamento do seu amiguinho e converse com o veterinário quando perceber que ele entra em pânico facilmente.

No entanto, em casos de estresse extremo, é muito provável que o especialista indique um calmante. E que casos são esses? Medo de fogos de artifício com sons, morte do tutor, ansiedade de separação e medo extremo de ir ao pet shop (isso pode acontecer, sabia?).

Outra questão bastante importante é sobre calmante de humanos para cachorro. Infelizmente, existem pessoas que dão esses medicamentos para seus cães.

calmante para cachorro
Cachorro agitado. Imagem: Flickr

O pior de tudo é que acreditam que não tem problema. Muitas vezes o remédio não causa reações de imediato. Acreditando que “não tem problema”, acham que “deu certo” e tornam isso uma rotina.

Existem sim medicamentos para humanos que são utilizados em animais. Mas, somente o médico veterinário pode receitar e orientar o uso.

Para que serve o calmante para cachorro?

Um medicamento calmante para cachorro pode ter diversas indicações. Abaixo, relacionamos as mais comuns:

  • Para de latir;
  • Dormir em viagem;
  • Para viajar de avião;
  • Para tosar.

Vale destacar que essas situações nem sempre pedem o uso de medicamento calmante. Apensas em casos extremos e com indicação médica, o calmante deve ser utilizado.

É possível que sejam adotadas, antes, medidas para trabalhar o estresse do animal. O passeio diário, por exemplo, é capaz de acalmar um cão que late muito. Muitas vezes, é apenas uma reação à ansiedade.

Acalmar durante os fogos

Segundo opinião do médico veterinário Edson Kenji Doi, os cachorro possuem grande sensibilidade aos fogos de artifício por um motivo: eles possuem células auditivas maiores e mais sensíveis que outros animais.

Ainda segundo o médico veterinário, alguns cães são mais sensíveis que outros. Por isso, há casos até mesmo de animais que vão a óbito durante a explosão de fogos de artifícios com sons.

Então, nos casos de agitação e medo extremos, o calmante ameniza o sofrimento dos animais e evita que tragédias possam acontecer. De acordo com Edson Kenji, algumas gotas de um calmante à base de acepromazina pelo menos 30 minutos antes da rajada de fogos é suficiente para acalmar os cães.

Calmante natural para cachorro hiperativo

O calmante natural para pets é uma opção interessante. São opções que podem oferecer ao animal efeito calmante sem a necessidade de medicamento alopático. Contudo, é sempre bom lembrar que o exagero é prejudicial nesses casos também.

Calmante para cachorro
Cachorros dormindo. Foto de sergio souza no Pexels

Alguns exemplos de calmantes naturais para cachorros são:

  • Passiflora: proveniente da flor do maracujá. Possui efeito calmante e melhora a qualidade do sono.
  • Camomila: erva muito conhecida pelo seu efeito calmante também. Ela diminui o nervosismo e é muito usada em cachorros.
  • Valeriana: também muito procurada por donos de cães, melhora a qualidade do sono, combate a ansiedade e é também um relaxante muscular.
  • Lavanda: assim como acalma os humanos, a lavanda tem ótimos efeitos relaxantes para os cães. Inclusive, com comprovações científicas.

Para fechar a lista de opções naturais que funcionam como calmante para cachorro: os exercícios.

Como dizem os especialistas, é preciso “cansar” o animal. Cachorro que não corre, não brinca e não exercita-se diariamente, acaba por ficar estressado e ansioso.

E então, o texto ajudou a tirar dúvidas sobre calmante para cachorro? O maior alerta é: jamais medique seu animal por conta própria, mesmo que trata-se de um calmante natural. Ainda que sejam naturais, convém obter a orientação de um especialista sobre a dose e uso.

Achou esse artigo útil? Então, compartilhe com seus amigos nas redes sociais! Estamos sempre buscando as melhores informações sobre o mundo canino para vocês!

Compartilhe esta postagem:
0Shares

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.