Tempo de leitura: menos de 1 minuto
Uma questão que gera muitas dúvidas entre pais e mães de cachorro é se pode dar calmante para cachorro, principalmente em situações de estresse, como viagem, fogos de artifícios e outros.
De acordo com especialistas, a resposta é: depende. A administração ou não de medicamento calmante para o animal vai depender da situação em questão.
Para ajudar você e tirar suas dúvidas, escrevemos um pouco sobre o assunto. Confira!
Afinal, cachorro pode tomar calmante?
Como já foi dito, depende. Alguns animais são extremamente sensíveis e entram em pânico em qualquer situação que foge da normalidade. Então, não faz sentido dar um calmante para ele toda vez que se assustar.
Observe o comportamento do seu amiguinho e converse com o veterinário quando perceber que ele entra em pânico facilmente.
No entanto, em casos de estresse extremo, é muito provável que o especialista indique um calmante. E que casos são esses? Medo de fogos de artifício com sons, morte do tutor, ansiedade de separação e medo extremo de ir ao pet shop (isso pode acontecer, sabia?).
Outra questão bastante importante é sobre calmante de humanos para cachorro. Infelizmente, existem pessoas que dão esses medicamentos para seus cães.
O pior de tudo é que acreditam que não tem problema. Muitas vezes o remédio não causa reações de imediato. Acreditando que “não tem problema”, acham que “deu certo” e tornam isso uma rotina.
Existem sim medicamentos para humanos que são utilizados em animais. Mas, somente o médico veterinário pode receitar e orientar o uso.
Para que serve o calmante para cachorro?
Um medicamento calmante para cachorro pode ter diversas indicações. Abaixo, relacionamos as mais comuns:
- Para de latir;
- Dormir em viagem;
- Para viajar de avião;
- Para tosar.
Vale destacar que essas situações nem sempre pedem o uso de medicamento calmante. Apensas em casos extremos e com indicação médica, o calmante deve ser utilizado.
É possível que sejam adotadas, antes, medidas para trabalhar o estresse do animal. O passeio diário, por exemplo, é capaz de acalmar um cão que late muito. Muitas vezes, é apenas uma reação à ansiedade.
Acalmar durante os fogos
Segundo opinião do médico veterinário Edson Kenji Doi, os cachorro possuem grande sensibilidade aos fogos de artifício por um motivo: eles possuem células auditivas maiores e mais sensíveis que outros animais.
Ainda segundo o médico veterinário, alguns cães são mais sensíveis que outros. Por isso, há casos até mesmo de animais que vão a óbito durante a explosão de fogos de artifícios com sons.
Então, nos casos de agitação e medo extremos, o calmante ameniza o sofrimento dos animais e evita que tragédias possam acontecer. De acordo com Edson Kenji, algumas gotas de um calmante à base de acepromazina pelo menos 30 minutos antes da rajada de fogos é suficiente para acalmar os cães.
Calmante natural para cachorro hiperativo
O calmante natural para pets é uma opção interessante. São opções que podem oferecer ao animal efeito calmante sem a necessidade de medicamento alopático. Contudo, é sempre bom lembrar que o exagero é prejudicial nesses casos também.
Alguns exemplos de calmantes naturais para cachorros são:
- Passiflora: proveniente da flor do maracujá. Possui efeito calmante e melhora a qualidade do sono.
- Camomila: erva muito conhecida pelo seu efeito calmante também. Ela diminui o nervosismo e é muito usada em cachorros.
- Valeriana: também muito procurada por donos de cães, melhora a qualidade do sono, combate a ansiedade e é também um relaxante muscular.
- Lavanda: assim como acalma os humanos, a lavanda tem ótimos efeitos relaxantes para os cães. Inclusive, com comprovações científicas.
Para fechar a lista de opções naturais que funcionam como calmante para cachorro: os exercícios.
Como dizem os especialistas, é preciso “cansar” o animal. Cachorro que não corre, não brinca e não exercita-se diariamente, acaba por ficar estressado e ansioso.
E então, o texto ajudou a tirar dúvidas sobre calmante para cachorro? O maior alerta é: jamais medique seu animal por conta própria, mesmo que trata-se de um calmante natural. Ainda que sejam naturais, convém obter a orientação de um especialista sobre a dose e uso.
Achou esse artigo útil? Então, compartilhe com seus amigos nas redes sociais! Estamos sempre buscando as melhores informações sobre o mundo canino para vocês!