Pode dar paracetamol para cachorro?

O paracetamol é um medicamento anti-febre e dor que nós humanos costumamos tomar. Mas, ele é seguro para cachorros?

O paracetamol, também chamado de Tylenol, é um medicamento sem receita (OTC) que freqüentemente faz parte da lista do Centro de Controle de Venenos de Animais da ASPCA das 10 principais causas de intoxicações em cães e gatos .

Ele pode levar a problemas graves de saúde, como toxicidade hepática e disfunção da capacidade de transporte de oxigênio do sangue do seu animal de estimação.  

Sendo assim, é importante você sabe se pode dar paracetamol para cachorro e não correr o risco de perder seu amiguinho por falta de conhecimento.

Paracetamol para cachorro

Para a segurança do seu animal de estimação, nunca dê nenhum OTC (medicamento sem receita) sem falar com o seu veterinário. Isso inclui medicamentos como acetaminofeno, aspirina, ibuprofeno ou qualquer outro medicamento classificado como OTC.

Hospitais veterinários constantemente veem proprietários bem-intencionados causar danos a um animal de estimação administrando esses e outros medicamentos sem a aprovação do veterinário.

O dano pode ocorrer por meio da medicação e da dose real administrada, levando à toxicidade, ou simplesmente pela demora do proprietário em procurar atendimento veterinário imediatamente necessário. Por causa disso, você só deve dar paracetamol para cachorro se for recomendado por um veterinário.

Os veterinários prescrevem Tylenol?

Atualmente, o paracetamol não é comumente recomendado por veterinários para cães por muitas razões diferentes. Para gatos, eles nunca são receitados. 

Um dos motivos é a segurança. O paracetamol NÃO é tão seguro para cães quanto para humanos. Na verdade, muitos toxicologistas veterinários rotulam o acetaminofeno como tendo uma margem de segurança baixa para animais de estimação.

Freqüentemente, se um veterinário prescreve paracetamol para cachorro ele está sendo prescrito junto com outros medicamentos como parte de um plano multidrogas para dor em cães que estão com muita dor.

O paracetamol, por si só, pode ter algum efeito sobre a dor em cães, mas não afeta a inflamação, o que significa que pode não ser uma escolha de medicamento ideal para tratar com eficácia muitas condições dolorosas nos cachorros. 

Muitos medicamentos são rotulados, testados e aprovados para cães e eles comprovadamento ajudam a tratar a dor e a inflamação. Portanto, os veterinários irão recomendar esses medicamentos para a dor e antiinflamatórios . 

O paracetamol também é considerado off-label para animais, o que significa que não houve aprovação regulamentada pelo governo e estudos mínimos estão disponíveis sobre seu uso em cachorros.

Riscos de toxicidade do Paracetamol em cães

O TParacetamol não é apenas um risco por si só, mas também costuma ser combinado com outros ingredientes ativos que podem ser prejudiciais ao seu animal de estimação. 

A exposição ao paracetamol em doses tóxicas pode ter efeitos graves na saúde de um cão, que requerem ação imediata e tratamento agressivo por um veterinário.

O Tylenol é processado no fígado do animal através de duas vias principais. Quando essas duas vias estão sobrecarregadas, o corpo é incapaz de inativar um metabólito perigoso do paracetamol, que pode causar danos ao fígado e morte. Este metabólito também impede que as células sanguíneas afetadas transportem oxigênio.

E se um cão tem doença hepática, o paracetamol pode piorar devido à capacidade já diminuída de metabolizar o paracetamol.

Sinais de toxicidade do Paracetamol em cachorro

O diagnóstico de toxicidade do paracetamol para cachorro geralmente depende da história que o proprietário conta ao veterinário. Os sinais de toxicidade do Tylenol podem ser semelhantes a muitas outras doenças, mas incluem o seguinte:

  • Letargia e depressão;
  • Aumento da respiração;
  • Manchas azuis, marrons ou amarelas;
  • Vômito e desidratação;
  • Inchaço da face ou patas.

Se você notar algum desses sinais ou suspeitar que seu cachorro ingeriu Paracetamol, entre em contato com o veterinário imediatamente e prepare-se para ir ao hospital.

Mesmo que você tenha as melhores intenções, pode causar danos aos seus animais de estimação administrando medicamentos OTC sem a aprovação do veterinário. 

Se você está preocupado com o fato de seu animal estar com dor, converse com seu veterinário sobre a prescrição de medicamentos para a dor. Isso levará ao melhor cuidado geral com seus animais de estimação.

Isenção de responsabilidade

Todo o conteúdo deste site é fornecido apenas para fins informativos e de entretenimento. Não se destina a ser nem pode ser considerado um conselho profissional acionável. Não deve ser usado como alternativa para a busca de aconselhamento profissional de um veterinário ou outro profissional certificado.

Tudodecachorro.com não assume qualquer responsabilidade ou obrigação pelo uso ou mau uso do que está escrito neste site. Consulte um profissional antes de tomar qualquer atitude com relação a qualquer problema médico, de saúde, bem-estar ou comportamento.

Compartilhe esta postagem:
0Shares

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.