Tempo de leitura: menos de 1 minuto
É uma reação muito natural querer ajudar seu cão quando você sabe que ele está com dor. Para a maioria de nós, sempre que vemos dor e sofrimento, queremos fazer algo para aliviá-los. Normalmente, quanto mais cedo melhor.
No entanto, quando se trata dos nossos animais de estimação – e aqui especialmente dos cães – não é indicado oferecer a eles medicamentos de venda livra para dor que os humanos usam. E o ibuprofeno é um deles.
Não é seguro nem aconselhável dar ibuprufeno para cachorro, como vamos mostrar neste texto. E um dos motivos é que os níveis tóxicos de ibuprufeno no sistema do cão podem causar problemas de saúde para ele, inclusive com risco de vida.
Sendo assim, a resposta curta é NÃO. O ibuprofeno não deve ser usado como analgésico em cães, a menos que você tenha sido especificamente orientado a fazê-lo pelo seu médico veterinário.
Se você foi instruído a dar ibuprofeno ao seu cão pelo seu veterinário, certifique-se de que a medicação seja acompanhada de instruções muito cuidadosas e dosagens estritas a serem seguidas, e siga essas instruções e dosagens religiosamente.
Sinais de que seu cachorro pode estar com dor
É importante estar atento aos sinais de dor nos cães. Frequentemente, os cães são bastante estóicos quando se trata de dor, a menos que a dor seja intensa.
Quando a dor de um cachorro se torna forte, um sinal revelador é que ele pode vocalizar mais do que o normal, seja com ganidos ou latidos, especialmente quando você o toca.
Um cão que sofre de dores crônicas, entretanto, pode apresentar sintomas mais sutis. Esses sintomas podem variar de letargia e apatia, falta de apetite e depressão, a outras mudanças de comportamento, como agitação e rancor com as pessoas quando são normalmente amigáveis e amorosas.
Os cães que são normalmente reservados ou retraídos podem se tornar excessivamente afetuosos e pegajosos, buscando sua atenção constantemente.
Outros sinais sutis e mudanças de comportamento que podem indicar a situação do seu cão podem ser coisas como ele evitar fazer atividades que você sabe que gosta.
Talvez ele esteja brincando, talvez esteja saindo para uma caminhada, ou talvez ele não esteja interessado em perseguir o gato da vizinhança como ele normalmente está. Talvez seu cão esteja relutante em fazer coisas como pular no carro ou subir escadas, algo que antes não tinha problema.
O que é ibuprofeno?
O ibuprofeno é um medicamento sem prescrição destinado ao consumo humano, classificado como AINE ou um antiinflamatório não esteroidal.
Como o uso desses tipos de drogas é muito comum e estão prontamente disponíveis em todas as drogarias, a toxicidade para animais de estimação devido à ingestão acidental também é muito comum.
O ibuprofeno é considerado um medicamento antipirético, antiinflamatório e analgésico. Quando os cães recebem ibuprofeno por via oral, ele é absorvido muito rapidamente, geralmente dentro de trinta minutos a três horas. Se seu cão recebeu comida antes, isso pode atrasar um pouco a absorção, embora não muito.
Quanto ibuprofeno posso dar ao meu cão?
O ibuprofeno é um medicamento com uma margem de erro muito estreita quando se trata de administrar um cão.
Mesmo em doses muito baixas, se você estiver usando o ibuprofeno para cachorro por um período prolongado, ele ainda pode causar sérios problemas de saúde.
Essas preocupações incluem:
- Irritações e ulcerações gastrointestinais;
- Hemorragia gastrointestinal;
- Perfurações gástricas;
- Danos renais.
O uso prolongado de ibuprofeno também pode desencadear depressão do sistema nervoso central (SNC), parada cardíaca, hipotensão, ataxia, bem como convulsões em cães.
Cachorros que ingerem acidentalmente ibuprofeno em níveis tóxicos devem ser tratados como uma emergência, porque altos níveis de ibuprofeno no organismo de um cão são potencialmente letais.
Portanto, embora o ibuprofeno possa ser muito eficaz para a dor e a febre, é uma droga arriscada para dar ao seu cão, ainda mais arriscada do que a aspirina.
Isso é especialmente verdadeiro quando existem outras opções de medicação disponíveis (destinadas a animais) que são mais seguras e podem funcionar melhor.
Diante disso, é importante que você nunca administre ibuprofeno para cachorro sem a ajuda e supervisão de um profissional veterinário.
O que acontece se eu der ibuprofeno para cachorro?
O ibuprofeno atua como qualquer outro AINE, inibindo a ciclooxigenase, uma enzima responsável pela produção de prostaglandinas.
As prostaglandinas promovem coisas como dor, febre e inflamaçã , bem como outras funções no corpo de um cão, como manter o fluxo sanguíneo para os rins e promover a coagulação normal do sangue.
As prostaglandinas também ajudam a manter o revestimento interno do trato gastrointestinal revestido com uma camada de muco que o protege do ácido gástrico.
Portanto, quando as prostaglandinas são reduzidas, o cachorro pode sofrer efeitos colaterais relacionados a todas as funções corporais, tais como:
- Problemas intestinais;
- Uma perda de apetite;
- Diarréia e vômito;
- Distúrbios hemorrágicos;
- Disfunção hepática e renal;
- E até a morte se não receber o tratamento adequado.
Sinais de toxicidade de ibuprofeno em cães
O ibuprofeno está disponível em muitas marcas diferentes, como Advil, Motrin e até Midol. Às vezes, você pode não perceber que um medicamento sem receita contém ibuprofeno, por isso é importante olhar os rótulos dos medicamentos.
O ibuprofeno também vem na forma líquida, como é o caso das fórmulas infantis. Esteja avisado, entretanto, que mesmo fórmulas feitas para crianças podem ser prejudiciais para cachorros.
Isso significa que algo ainda mais importante do que olhar os rótulos é não deixar nenhum tipo de medicamento ao alcance do cachorro, seja ele líquido ou não.
Assim como as crianças, os cães são propensos a se envolver em quase tudo, e é trágico quando um cão sofre sustos desnecessários com a saúde ou até mesmo a morte porque sua curiosidade venceu.
Alguns dos sinais e sintomas de cães que ingeriram muito ibuprofeno incluem:
- Irritação e agitação;
- Falta de apetite;
- Vômito (incluindo vômito com sangue);
- Dor abdominal;
- Úlceras estomacais;
- Anorexia;
- Diarréia;
- Membranas mucosas pálidas indicando anemia;
- Desidratação;
- Halitose relacionada à insuficiência renal;
- Letargia e fraqueza.
Além disso, se o seu cão está com insuficiência renal, ele pode apresentar um aumento do nível de sede e urinar com mais frequência.
Outros sintomas ao dar ibuprofeno para cachorro
- Ataxia;
- Taquicardia;
- Dispneia;
- Tremores e convulsões;
- Coma;
- Insuficiência renal;
- Depressão do sistema nervoso central;
- E até a morte.
Alguns desses sintomas podem ocorrer rapidamente, enquanto outros podem não se manifestar por um longo período de tempo.
Os cães parecem ser particularmente suscetíveis a úlceras estomacais. Os sinais de uma úlcera estomacal podem se manifestar entre 12 horas a quatro dias após a ingestão.
Da mesma forma, um comprometimento grave da função renal pode ser observado em qualquer lugar de doze horas a cinco dias após a ingestão. Se você observar algum desses sintomas, leve-os a sério e consulte o seu veterinário o mais rápido possível.
Você suspeita que seu cão pode ter toxicidade ibuprofeno?
Você deve consultar seu veterinário imediatamente se suspeitar que seu cão ingeriu ibuprofeno, ou se você lhe deu ibuprofeno para dor e ele está exibindo alguma reação adversa.
O veterinário provavelmente irá examinar seu cachorro e obter um histórico médico completo, bem como responder a quaisquer perguntas que ele possa ter sobre os sintomas do seu cão.
Normalmente, um painel de testes pode ser solicitado, como um hemograma completo, um exame de urina, um painel químico e um painel renal.
Se você sabe exatamente o que seu cão ingeriu, pode levar o frasco do medicamento para que o veterinário possa ver por si mesmo exatamente o que seu cão comeu.
E então, ficou claro que ibuprofeno para cachorro está proibido, não é mesmo? A menos que tenha indicação e orientação veterinária, jamais dê esse medicamento ao seu amiguinho.