Skip to content

O que é o Atestado Sanitário para Cães e Gatos

Atestado Sanitário para Cães e Gatos

Também chamado de Atestado Zoosanitário, talvez você nunca tenha escutado falar nele, mas é possível que precise em algum momento se é dono de cães e gatos.

Talvez você também não saiba, mas para viajar com seu pet é necessário esse documento, o Atestado Sanitário para Cães e Gatos.

Se você está neste blog querendo saber mais sobre ele e principalmente como faz para emitir, continue a leitura até o final, pois vamos tirar suas dúvidas!

O que é o Atestado Sanitário para Cães e Gatos?

Antes de tudo, este documento é necessário para viagens com cães e gatos tanto de ônibus quanto de avião. Além disso, não se aplica apenas a viagens internacionais, como muitas pessoas pensam. Se você vai viajar em âmbito nacional com seu pet, ele é necessário também.

O Atestado Sanitário para Cães e Gatos é um documento que segue as recomendações da Organização Mundial de Saúde Animal – OIE.

Ele nada mais é do que um documento, assinado por um médico veterinário, que atesta que o animal está em boas condições de saúde.

Sendo assim, se você vai viajar com seu cachorro ou gato, deve providenciar este documento, assim como estar com a vacinação do pet em dia. O ideal é que o atestado seja emitido pelo veterinário que já acompanha seu cão ou gato (embora não seja uma exigência).

Modelo do Atestado Sanitário para Cães e Gatos: clique aqui.

Guia de Trânsito Animal (GTA)

Até 1º de Setembro de 2007, o dono que quisesse viajar com seu cão ou seu gato, deveria emitir o GTA – Guia de Trânsito Animal.

A Guia de Trânsito Animal (GTA) é o documento oficial para transporte animal no Brasil e contém informações essenciais sobre a rastreabilidade (origem, destino, finalidade, espécie, vacinações, entre outros).

A partir desta data, a regra mudou para cães e gatos. Para esses animais ficou valendo o Atestado Sanitário para Cães e Gatos. Para os demais animais, continua sendo exigido o GTA.

Segundo Luiz Felipe Ramos Carvalho, Coordenador de Trânsito e Quarentena Animal do Ministério da Agricultura, a intenção da medida é reduzir a burocracia, e faciliar as viagens com esses animais sem colocar a saúde e segurança das pessoas em risco.

Quem pode emitir?

O atestado tem validade de dez dias e pode ser emitido por profissionais registrados no Conselho Regional de Medicina Veterinário da estado de origem do animal.

Vale a pena ressaltar que a vacinação do pet deve estar e dia e que é preciso tirar todas as dúvidas com as empresas de transportes antes. É muito comum que elas tenham regras diferentes. Geralmente, os pets viajam no compartimento de bagagem, em caixas específicas com espeço suficiente para que possam se movimentar.

Vai viajar com seu cachorro? Confira nossas dicas!

Se vai viajar com seu amigão, além de emitir o Atestado Sanitário, é preciso tomar alguma medidas para que a viagem seja apenas diversão.

Veja a seguir nossas principais dicas:

Saúde e segurança

Verificações de saúde. Leve seu cão ao veterinário para um check-up antes de fazer uma viagem prolongada. Certifique-se de que todas as suas vacinas estão em dia.

Para manter seu cão saudável durante a viagem, leve uma boa quantidade da ração que ele consome. Não se esqueça da água engarrafada e leve todos os medicamentos de que necessita.

Além disso, esteja preparado para uma emergência. Para isso, pesquise o número do hospital veterinário 24 horas mais próximo e programe-o em seu telefone celular, junto com o consultório e o número de emergência do seu veterinário regular (caso os veterinários precisem falar uns com os outros). 

Dessa forma, se houver uma situação em que seu cão precise de cuidados médicos, você estará preparado com as informações necessárias em mãos.

Caixa de transporte

Uma caixa de transporte é uma excelente maneira de manter seu cão seguro no carro, além de ser necessária para viagens aéreas e de ônibus. 

Essas caixas estão disponíveis na maioria das lojas de suprimentos para animais de estimação. Ao comprar, pesquise esses recursos para fazer uma boa escolha:

  • Grande o suficiente para permitir que o cão fique de pé, vire-se e deite-se.
  • Forte, com alças e punhos, e livre de saliências internas.
  • Fundo à prova de vazamentos coberto com material absorvente.
  • Ventilação em lados opostos, com bordas externas ou botões para evitar o bloqueio do fluxo de ar.
  • Etiqueta “Animal Vivo”, setas mostrando a posição vertical, com nome do proprietário, endereço e número de telefone.
  • Abasteça a caixa com um tapete confortável, o brinquedo favorito do seu cão e uma garrafa de água, e ele estará pronto para ir.

Identificação

No caso de seu cão se afastar de você durante a viagem, você pode aumentar as chances de recuperação certificando-se de que ele possa ser devidamente identificado:

Certifique-se de que o seu cão tenha uma coleira resistente. A coleira deve conter crachás de identificação com o nome do cachorro, seu nome e telefone de casa, além de um comprovante de vacinação anti-rábica. 

Se você planeja ficar fora por mais alguns dias, considere comprar uma segunda etiqueta de identificação com a localização e o número de telefone do seu local de férias.

Traga uma foto recente de seu cão com você, bem como uma cópia de seus registros de saúde com todas as vacinas recentes.

Bom, esperamos que tenha entendido o que é o Atestado Sanitário para Cães e Gatos e siga nossas dicas para ter uma viagem tranquila com seu pet.

Se tiver alguma dúvida, deixe um comentário. E aproveite a visita ao nosso blog para ler também: Acampar com cães: o que você precisa comprar.