
Proteger nossos dogs de pulgas e carrapatos é nossa obrigação. Além de garantir o bem-estar deles, mantê-los livres desses parasitas previne doenças sérias e até mesmo fatais. Um dos remédios para carrapatos e pulgas é o Nexgard. Você conhece? Já utilizou?
Neste texto vamos avaliar este medicamento que é um dos mais utilizados por donos de cachorro. Você vai saber se ele funciona, suas indicações, possíveis efeitos colaterais e contraindicações! Acompanhe!
Nexgard funciona mesmo? Ele é bom?
Fabricado pela Merial, o Nexgard é um tablete mastigável e com ótima palatabilidade. Ele possui uma substância inseticida e acaricida chamada Afoxolaner. Ela é responsável pela eliminação das pulgas e dos carrapatos, pois atua diretamente no sistema nervoso central desses parasitas.
Em síntese, os parasitas picam o animal que ingeriu o Afoxolaner e, ao entrar em contato com a substância, morrem. A maiores vantagens do Nexgard você pode ver a seguir:
- - Tablete mastigável sabor carne que os cães adoram
- - Segurança e eficácia na medida para o seu cachorro
- - Proteção mensal contra pulgas e carrapatos
- - Pode ser administrado com ou sem alimentos
Clique em “Ver Preços” para pesquisar outras opções de acordo com o peso do seu cão.
Como já dissemos, o Nexgard tem ação rápida e esse é um dos maiores benefícios deste medicamento antipulgas e carrapatos. 4 horas após a ingestão, ele terá eliminado cerca de 87,4% das pulgas. Depois de 6 horas, já não existirá nenhuma pulga. Os carrapatos morrem em 48 horas e a eliminação é de 100%.
As espécies de pulgas e carrapatos que o Nexgard combate são:
Como você pode ver, o remédio tem ação apenas contra algumas espécies de pulgas e carrapatos. Esse é um dos seus pontos fracos, assim como duração, que é curta (apenas 4 semanas).
Quais as indicações do Nexgard?
O Nexgard é indicado para cachorros com idade acima de 8 semanas. Além disso, eles precisam ter mais de 2kg para utilizar o medicamento. Ele é indicado para a eliminação de pulgas e carrapatos e deve sempre ser receitado pelo médico veterinário.
O medicamento também pode ser administrado como parte de uma estratégia de tratamento para o controle da Dermatite Alérgica por Picada de Pulga (DAPP). Além disso, é eficaz no tratamento de infestações por carraças em cães (Dermacentor reticulatus, Ixodes ricinus, Rhipicephalus sanguineus).
O Nexgard pode vir nos seguintes formatos:
- 2 a 4 kg: comprimido de 11mg;
- 4 a 10kg: comprimido de 28mg;
- 10 a 25kg: comprimido de 68mg;
- 25 a 50kg: comprimido de 136mg.
OFERTA: Caixa com 3 comprimidos
- - Tablete mastigável sabor carne que os cães adoram
- - Segurança e eficácia na medida para o seu cachorro
- - Proteção mensal contra pulgas e carrapatos
- - Pode ser administrado com ou sem alimentos
Clique em "Ver Preços" para pesquisar OFERTAS de acordo com o peso do seu cão.
E os efeitos colaterais, quais são?
Em alguns cachorros, foram observados efeitos colaterais considerados moderados, como vômitos, diarreia, letargia e prurido. Em casos considerados muito raros, a anorexia. Vale destacar que esses efeitos são de curta duração e geralmente auto-limitados.
Ele tem contraindicações?
O medicamento não deve ser utilizado em animais com sensibilidade à substância ativa ou outro componentes da fórmula.
Além disso, deve ser evitado nos seguintes casos:
- Cães com menos de 8 semanas de idade;
- Cães com peso inferior a 2kg;
- Cadelas lactantes ou gestantes.
É importante destacar também que o uso do Nexgard com outra medicação deve ser observada e orientada pelo médico veterinário
Nexgard ou Bravecto?
Muitos donos têm dúvida sobre qual utilizar: Bravecto ou Nexgard? Ambos são ótimas opções no combate às pulgas e carrapatos, pois mostram-se eficazes e seguros para os cães.
Para ajudá-los a escolher qual utilizar, fizemos um artigo com mais informações --> Bravecto ou Nexgard: qual o melhor para cachorro?
E então, o que achou do Nexgard? Você já usou ele no seu dog? Conte sua experiência pra gente ou deixe sua dúvida nos comentários!