Cane Corso: o melhor guia da raça!

Você gosta de dog grandalhão? Hoje vamos conhecer o cane corso, uma raça de cachorro que, além de grande, é amigável e extremamente fiel.

Depois de conhecer, você vai ver que esta é uma raça única e especial em vários aspectos. E o melhor: vai amar e querer ter um! Saiba mais sobre essa raça tamanho família e apaixone-se!

História da raça Cane Corso

De origem italiana, a raça cane corso foi considerada uma das mais populares na antiga roma. Companheiros dos romanos, esses cachorros eram utilizados em expedições e batalhas ao lado dos exércitos. Não é à toa que o nome “cane corso” vem de cane de corso, que quer dizer: cão de curso.

Apesar de ser descendente de uma raça agressiva, a canis pugnax, eles são cães amigáveis e podem conviver com famílias de todos os tipos.

Prova disso é que com o passar do tempo, os cães desta raça passaram a ser utilizados em fazendas e comércios, ajudando a pastorear e recuperar animais no campo. Além do mais, eram também utilizados na seguranças das casas e das lojas.

Infelzimente, eles foram quase extintos e atualmente são raros em seu país de origem, ou seja, a Itália. No Brasil, é utilizado como cão de guarda e está ganhando o coração de muitos brasileiros.

Temperamento do Cane Corso

Trata-se de uma raça que encanta logo no primeiro encontro. Ele possui um espírito guardião e vigilante e também a personalidade de um animal tranquilo, amigável e extremamente fiel.

No entanto, ele precisa de um tutor que seja para ele a figura de um líder. Inclusive, é muito importante que ele receba treinamento desde filhote.

Isso quer dizer que para o cane corso, o adestramento é obrigatório e não uma opção. Ele precisa ser obediente ao seu tutor e só atacar diante de uma ameaça real.

Falando ainda de temperamento, podemos dizer que é um cão leal que oferece exatamente aquilo que recebe. Extremamtente fiel, ele traz nos genes o senso de obediência aos seus tutores.

Por isso, é tão importante o adestramento. Além do mais, recomenda-se a raça apenas para quem já teve cachorros.

Além disso, são cheios de energia e precisam de bastante espaço para se exercitar, além de longas caminhadas todos os dias. Por esse motivo, não é recomendado tê-los em espaços pequenos e apartamentos.

Quanto à convivência, ele é amigável com quem ama. Como já dissemos, ele tem um senso de obediência e proteção inigualáveis, mas, precisa saber quem “manda no pedaço”. Por isso, o adestramento desde cedo é necessário.

Características físicas

O cachorro cane corso tem porte robusto e vigoroso. Grande e pesado, ele cresce até os dois anos de vida e chega a ultrapassar um metro de altura. Além disso, é um cão cheio de músculos.

A cabeça é larga, com ancestralidade molossoide. Da mesma forma, a face se mostra grande e bem desenvolvida, com maxilares largos, focinho forte, curto e quadrado.

Saúde e higiene

Quando o assunto é banho, esta raça não requer muita dedicação. A frequência pode ser a cada 90 dias ou quando ele estiver muito sujo.

Os produtos utilizados devem ser os específicos para cães: shampoos suaves e condicionadores que vão dar brilho e suavidade para o pelo do animal.

cachorro Cane Corso
Cachorro Cane Corso é obediente e amigável. Imagem: Pixabay.

O pelo do cane é curto, duro e de fácil manutenção. Sendo assim, não há muitas preocupações com a escovação deles.

Basta escovar semanalmente com uma escova específica para a pelagem dele. A intenção é retirar o óleo presente na pelagem e os pelos soltos.

Quanto à saúde, as principais preocupações que você deve ter com esta raça são a displasia de quadril e a displasia de cotovelo, além de outras menores como problemas de entrópio e ectrópio. A expectativa de vida deles é de 10 a 12 anos.

Ração para Cane Corso

A alimentação é muito importante para o desenvolvimento saudável do animal. Sendo assim, recomenda-se alimentá-lo com ração específica para seu porte, idade e raça.

Além de oferecer ração específica, é importante servir a quantidade ideal e com regularidade certa. Para orientações, consulte a opinião do Veterinário.

Cane Corso late muito?

Não. Trata-se de uma raça bastante sossegada, então, ele não late muito. Se começar a fazer isso, com certeza é uma causa urgente. É normal o cane corso latir para estranhos, mas isso se deve ao seu instinto de proteção.

Infográfico Cane Corso

Preço do Cane Corso

Se depois de conhecer mais sobre a raça cane corso você está interessado em comprar, o preço pode variar bastante. Os fatores que determinam o valor estão associados principalmente aos pais, avós e bisavós da ninhada.

Fotos de Cane Corso

Veja nossa galeria:

E então, gostou de conhecer a raça Cane Corso? Eles são realmente adoráveis!

Compartilhe esta postagem:
14Shares

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.