Skip to content

Cães podem comer couve? Descubra!

cães podem comer couve

A couve é um alimento saudável e que está na moda hoje em dia. Mas os cães podem comer couve exatamente como os humanos?

Como pais de cães, queremos manter nossos filhotes saudáveis ​​e felizes. Todo mundo sabe que a couve é um superalimento para as pessoas, então faz sentido imaginar se isso é verdade para os cães.

Se você tem perguntado: “Os cães podem comer couve?”, A resposta é bem complicada. Então, vamos dar uma olhada no que é “bom” e “ruim” na couve quando ela é um alimento para cães.

O que é couve?

Você certamente já viu o vegetal com folhas verdes em supermercados e listado como ingrediente em saladas. Mas o que diabos é couve e como ela difere da alface?

Um vegetal folhoso e resistente, a couve faz parte da espécie Brassica oleracea, que inclui alimentos comuns como repolho, brócolis, couve-flor e couve de Bruxelas. 

A couve vem em muitas variedades, embora os dois tipos mais populares sejam o clássico de folhas encaracoladas e o Lacinato de folhas planas.

Nos últimos anos, a couve ganhou popularidade como um superalimento e, quando você olha para os fatos nutricionais, não é difícil dizer por quê. O vegetal folhoso é rico em vitaminas K e C, beta-caroteno, cálcio, carotenóides e sulforafano.

Comparada com a alface, a couve tem uma textura mais grossa e um sabor um tanto amargo, então certamente não é para todos. 

Mas, para muitos, é um alimento básico saudável em sua dieta, seja em uma salada, parte de um smoothie verde ou na forma de chips de couve.

A couve é certamente boa para os humanos, mas os cães podem comer couve?

Vantagens da couve para cães

Como mencionado acima, a couve contém muitos nutrientes bons para você que são ótimos para os humanos – e sim, também para os cães.

O superalimento é rico em beta-caroteno, vitaminas C e K, magnésio e potássio. Os corpos humanos são mais bem projetados para digerir vegetais coníferos e, embora os cães não absorvam tantos nutrientes quanto os humanos, eles recebem uma dose saudável.

Leia também:  Livro para adestramento de cães

E enquanto estamos falando sobre as boas qualidades, deve-se notar que a couve contém antioxidantes conhecidos por suas habilidades de combate ao câncer.

Desvantagens da couve para cães

O problema com a couve, entretanto, é que ela contém vários compostos naturais potencialmente prejudiciais, incluindo oxalato de cálcio e isotiocianatos.

De acordo com o American Kennel Clube (AKC), o oxalato de cálcio pode causar problemas de saúde em cães, como pedras nos rins e na bexiga. 

Geralmente, esses problemas podem ser tratados com a ajuda de seu veterinário. Mesmo assim, ninguém quer ver seu filhote com dor, e certamente não é divertido gastar uma boa grana em contas de veterinário.

E se seu cão já tem tendência a pedras nos rins ou na bexiga, eles devem ficar longe de alimentos ricos em oxalato de cálcio, incluindo espinafre, couve, salsa, alho-poró, quinua e, claro, couve.

E se isso não for suficiente para se preocupar, você também deve considerar que a couve pode interferir na função da tireoide se alimentada regularmente.

Então, quanto couve é demais? O AKC afirma que se a quantidade for inferior a 10% da ingestão diária de seu cão, você está livre. Se estiver acima de 25%, pode ser considerado tóxico.

Outra coisa a se pensar: a digestão do seu cão. Em última análise, os sistemas digestivos dos cães não são os melhores em decompor vegetais. Se você já tem um filhote com problemas de estômago, não deve arriscar.

Afinal, os cães podem comer couve?

Se você está se perguntando: “Os cães podem comer couve?”, Aqui está nossa resposta curta: sim, em doses muito pequenas.

Mas, na maioria das vezes, quaisquer benefícios potenciais para a saúde são superados pelos problemas que a comida pode causar, desde problemas digestivos até pedras nos rins e na bexiga.

Se você está pensando em dar couve a seu cão, a melhor maneira de prepará-la é cozinhá-la no vapor com antecedência, facilitando a digestão do cão.

Dando um passo para trás, no entanto, vamos falar sobre por que você deseja dar couve ao seu cachorro. Se for porque você sente que eles são deficientes em nutrientes, existem muitos vegetais para dar ao seu cão, como feijão verde e pepino.

Leia também:  Educador Sanitário para cães: confira os melhores!

Ou você pode alimentá-los com um suplemento para garantir que sua saúde geral esteja no caminho certo.

No final das contas, a melhor coisa que você pode fazer é conversar com seu veterinário. Eles conhecem melhor o seu cão e podem recomendar um plano de ação que melhor se adapta a ele.

Agora que vocês sabem que cães podem comer couve, mas com moderação, leia também os artigos a seguir: