Skip to content

5 cuidados com cães idosos indispensáveis!

cuidados com cães idosos

Os animais domésticos passaram a fazer parte da família. Mas, assim como acontece com as pessoas, eles envelhecem e precisam de atenção especial.

Felizmente, com o avanço da medicina veterinária preventiva, as possibilidades de aumentar a expectativa de vida dos animais aumentaram bastante.

Mas, mesmo assim é preciso que o dono tenha certos cuidados para que os nossos amigos possam ter uma velhice em paz e com o máximo de qualidade de vida possível.

Neste texto, vamos mostrar os 5 cuidados com cães idosos que você deve ter para que isso seja possível. Não deixe de ler!

Índice

1. Fique de olho na Alimentação

Sabemos que a alimentação é um dos cuidados com cães idosos que devemos nos preocupar. Sabemos também que ela deve ser adequada para cada etapa da vida do cão. É por isso que os fabricantes de ração dispõem de rações para cães desde filhotes a idosos.

Isso acontece porque ao chegar na terceira idade, é recomendado que o cachorro diminua a ingestão de gorduras e aumente a vitaminas para que o sistema imunológico fique mais forte e retarde, assim, o envelhecimento.

Geralmente, isso é necessário a partir dos 7 anos, especialmente quando estamos falando de raças grandes. Além de reduzir a gordura, é preciso também diminuir a ingestão de carboidratos.

A maioria das marcas de ração têm opções excelentes para cães idosos. É o caso da Hills, que oferece dois tipos de ração para seniores:

Como já dissemos, a alimentação deve ser feita de acordo com a raça e o tamanho do animal e, o mais indicado, é consultar o veterinário para que seja prescrita a dieta adequada.

Para atender a demanda de cães na terceira idade (seniores), existem rações formuladas especialmente para animais idosos, ou seja, produtos com menor teor de gordura e carboidratos.

Além disso, é recomendado que a ração seja menor ou até mesmo seja umedecida com água para facilitar a mastigação. A maioria das marcas de rações traz versões com pedaços pequenos ou mini bits para atender esses animais.

2. Respeite suas limitações

Em alguns casos, o veterinário indica que, conforme o avanço da idade, o animal passa a ser menos ativo. É preciso respeitar essas limitações que o seu cão vai ter ao atingir certa idade.

A ideia é não forçá-los demais, especialmente as ração que quando jovens fazem exercícios intensos. Até mesmo elas, ao atingir certa idade, precisam desacelerar um pouco.

Esse é um dos cuidados com cães idosos que você não pode negligenciar. Afinal, quanto mais atividade, mais possibilidade de colocá-lo em situações de estresse e medo.

E, além do mais, o cães idosos podem apresentar limitações causadas por doenças, como problemas cardíacos ou dificuldade de locomoção. É importante estar atento ao estado do seu bichinho para não forçá-lo a fazer mais do ele pode.

3. Leve-o ao veterinário com frequência

A avaliação com médico veterinário é essencial em todas as fases da vida do animal. Mas, na terceira idade é imprescindível, pois o acompanhamento periódico permite a prevenção e diagnóstico de doenças quando elas estão ainda no início.

Além disso, o veterinário vai monitorar de perto o estado clínico do animal e orientar os donos a fazer o que for melhor para a saúde do bichinho.

4. Observe seu porte físico

O porte físico do animal influência na longevidade deles, além do fato dos próprios dogs demonstram sinais de que estão entrando na terceira idade.

No geral, os cães de grande porte entram nesse estágio antes daqueles de menor porte, mas há exceções. Por isso, é importante levar o animal ao veterinário para fazer uma avaliação completa e exames específicos que vão possibilitar fazer a prescrição dos cuidados específicos para ele.

5. Dê muito amor

Infelizmente não é raro as pessoas abandonarem seus cachorros quando eles ficam idosos. Isso é uma lástima e muita falta de consciência, mas infelizmente é uma realidade.

E é ainda mais triste porque é nesta fase que eles mais precisam do nosso amor e atenção e todo o carinho ajuda no bem-estar e conforto deles.

Por isso, não abandone seu amigo na hora que ele mais precisa de você, ao invés disso faça ele se sentir muito amado e querido, oferecendo o melhor.

Dica extra: Doenças comuns em cães idosos

Para ajudá-lo a ter os melhores cuidados com cães idosos, veja quais problemas mais comuns nesta fase:

Obesidade

Com a idade, é comum os cães passarem a fazer menos atividade física e os donos ofertarem mais comidas e petisco, o que ocasiona a obesidade.

O problema é que ela pode ser um agravante para os problemas cardiovasculares, hipotireoidismo e outras doenças. O ideal mesmo é, além de oferecer ração própria para seniores, evitar o excesso de petiscos e pensar em uma dieta equilibrada para seu velhinho.

Doença periodontal

Se os dentes dos cães não forem tratados podem aparecer infecção graves, perda dos dentes e alterações nos ossos da mandíbula e do maxilar, o que leva à dificuldade de alimentação, perda de peso e baixa imunidade.

O melhor a se fase é cuidar da saúde bucal do cão ainda na juventude. Assim, você evita que ela tenha não só doenças periodontais, mas que fique com mau hálito.

Aproveitando, veja nosso artigo com as 3 opções de pastas de dente para cachorro.

Artrite

Por desgaste dos ossos, problemas genéticos ou traumas, com o avanço da idade os cães podem passar a ter desconforto na hora de andar, levantar e andar.

O controle do peso, medicações, fisioterapia e acupuntura são algumas das formas de amenizar esse problema e prover bem-estar ao animal.

Câncer

Assim como acontece com os humanos, o câncer também passa a ser mais frequente em cães idosos. A boa notícia é que existem tratamentos e chances de cura, a depender do estágio da doença.

Conclusão

Como foi possível ver ao longo do texto, os cuidados com cães idosos são imprescindíveis. Por estarem passando por uma fase da vida mais delicada, todo amor, atenção e investimento para que tenham uma velhice digna são válidos.

Esperamos que com essas dicas você possa oferecer isso a eles e esteja sempre atento às necessidades de seu amigo de todas as horas!

E, já que você está visitando nosso blog, que tal continuar se informando sobre como oferecer melhor saúde e qualidade de vida para seu cão? Leia também nossas indicações a seguir: