Skip to content

Tipos de Pitbulls: diferenças e características

Tipos de Pitbull

Então você acha que sabe o que é um Pitbull? Bem, eu odeio trazer más notícias, mas de acordo com uma variedade de pesquisas, é muito provável que você não saiba ao certo. 

A Universidade da Flórida descobriu que trabalhadores de abrigos de cães, incluindo veterinários, quase sempre confundem uma variedade de cães como raças do tipo Pitbull.

O problema é que esse tipo de confusão pode ter uma infinidade de consequências devastadoras para os filhotes erroneamente identificados. Muitos desses filhotes são apenas cães de raça mista aleatória, ou algum tipo de mistura Pitbull.

A verdade é que o termo “Pitbull” não é de um cão em si, mas um rótulo geral dado a algumas raças de cães com origens, aparência e temperamentos semelhantes. Os tipos de Pitbulls são: American Pitbull Terrier, American Pitbull Terrier Red Nose, American Pitbull Terrier Blue Nose, American Staffordshire Terrier, Staffordshire Bull Terrier e American Bully. 

Apesar de sua reputação perversa e do aumento do número de abrigos, eles são tudo menos malvados se forem criados de maneira adequada.

Este guia vai tentar esclarecer um pouco as coisas para você que está interessando na raça Pitbull. Apostamos que você aprenderá algo novo sobre esses cães que não sabia antes. Então, continue lendo para aprender sobre os tipos de Pitbulls, ou seja, os quatro caninos diferentes que são frequentemente classificados como o mesmo cão.

Índice

O que são os Pitbulls?

Oficialmente, um Pitbull não é uma raça de cachorro em si. É um termo genérico usado para cães que descendem de Bulldogs e Terriers. 

Existem quatro raças oficiais do cão tipo Pitbull. No entanto, muitas vezes outras raças de aparência semelhante também serão incluídas no rótulo Pitbull, que examinaremos mais detalhadamente na próxima seção. 

O American Pitbull Terrier é a principal raça de cães associada ao termo em questão. Frequentemente, quando alguém está falando sobre um Pitbull, é mais provável que se refira a um Pitbull Terrier Americano.

Terriers, que são conhecidos por sua agilidade e resistência, e Bulldogs, que são conhecidos por sua força bruta, foram criados juntos para criar o cão de luta perfeito. Esta raça foi criada para ser tenaz e poderosa. 

Os cães do tipo Pitbull originaram-se pela primeira vez na Grã-Bretanha. Era aqui que as lutas contra ursos e touros eram esportes populares, mas cruéis e sangrentos.

Em 1835, quando a Cruelty to Animals Act foi promulgada, este esporte foi felizmente interrompido. Mas os espectadores e participantes rapidamente voltaram sua atenção para eventos de brigas de cães. Eles eram mais baratos de organizar e mais fáceis de dirigir para o subsolo, para esconder os eventos das autoridades. 

Esses eventos não envolviam apenas jogos de azar, mas permitiam que os donos mostrassem a coragem e a força de seus cães. O último cão em pé, ou lutando, ganhava para seu dono o prêmio e a reputação de criar os melhores cães da região.

Reputação

Foi aí que a reputação cruel do cão tipo Pitbull começou. No entanto, em uma nota importante, saiba todos os cães de briga foram obviamente treinados para serem extremamente cruéis com outros cães. 

Mas, assim que um humano entrava no ringue, eles eram treinados para não atacar. É daí que vem o amor deles pelos humanos. Qualquer cão que exibisse agressão humana era sacrificado.

Após a Guerra Civil, os imigrantes britânicos começaram a chegar à América, com seus cães de luta a reboque. Foi aqui que os dogfighters americanos tentaram criar uma raça de cães de luta ainda maior e mais poderosa. Foi aqui que nasceram o American Pitbull Terrier, o American Staffordshire Bull Terrier e o American Bully.

Diferentes tipos de Pitbulls

As quatro raças de cães a seguir são os tipos de Pitbulls mais amplamente aceitos. No entanto, só para deixar um pouco mais confuso, algumas raças são aceitas apenas por alguns Kennel Clubs. E alguns são aceitos por todos os Kennel Clubs. 

Muitas pessoas argumentam que o American Pitbull Terrier e o American Staffordshire Terrier são as duas únicas raças que são verdadeiros tipos de Pitbulls . Outros dizem que o American Pitbull Terrier e o American Staffordshire Terrier são, na verdade, a mesma raça de cachorro.

Aparência

Todos os cães do tipo Pitbull compartilham sua aparência atlética e muscular. Alguns podem parecer mais atléticos do que outros. 

Além disso, alguns cães são mais atarracados e mais largos, outros são mais altos e mais magros. Todos os cães do tipo Pitbull têm cabeça quadrada, nariz quadrado carnudo e grandes olhos amendoados.

Todas as pelagens são curtas e lisas. Todos eles requerem um mínimo de banho e escovação. Suas caudas são longas e retas e suas orelhas tendem a ser rosadas, exceto, é claro, quando são cortadas. Muitos proprietários ainda preferem isso e adotam o visual.

Temperamento

Todos os quatro cães que são tipos de Pitbull tendem a compartilhar o mesmo temperamento. Eles adoram humanos e sua companhia. 

Os Pitbulls também adoram se envolver na diversão em família, seja um jogo de futebol ou uma soneca no sofá. Eles são almas muito doces e sensíveis, e gostam particularmente de crianças. Foi assim que ganharam o apelido de “cachorro babá”.

Se não forem socializados adequadamente como um filhote, eles podem exibir medo de agressão contra outros cães. Mas isso é o mesmo para um Chihuahua até um Dogue Alemão. 

Se forem bem socializados, tendem a ser sociáveis ​​com outros cães. Sua ânsia de agradar seus donos também significa que eles são bons para treinar. Se você for consistente em seu treinamento, encontrará um ajudante Pittie obediente em suas mãos. Vamos dar uma olhada em cada um dos tipos de Pitbulls e suas especificações.

American Pitbull Terrier

Como mencionado anteriormente, este é o mais comum entre os tipos de Pitbull. É aquele que muitos pensam ser o original ou o único cão do tipo Pitbull. 

No entanto, este cão não é reconhecido como uma raça pelo American Kennel Club (AKC). Ele é, no entanto, reconhecido pelo United Kennel Club (UKC).

 Afirma-se que esta raça mantém seu tipo de raça por mais de 150 anos. Por causa disso, ele é considerado um cão de raça pura pelo UKC.

Ao chegar na América, os fazendeiros não puderam deixar de notar seu porte atlético, habilidade e obediência. Esses cães rapidamente conseguiram emprego em muitas fazendas e ranchos como pastores e caçadores. 

Uma vez que seu árduo dia de trabalho era concluído, ele se tornava o companheiro da família de seu dono e sua família. O American Pitbull Terrier é um dos mais altos das quatro raças. Ser mais alto significa que ele tem uma aparência muito mais atlética.

Além disso, eles vêm em uma variedade de cores diferentes, incluindo tigrado, preto, branco, marrom ou uma mistura de todos eles. 

Junto com o rótulo também vêm condições de saúde adicionais. O American Pitbull Terrier também é frequentemente comparado ao American Bulldog ou ao Staffordshire Terrier, embora sejam de raças diferentes. Eles também são às vezes confundidos com o Dogo Argentino porque são parecidos.

American Pitbull Terrier Red Nose

Um American Pitbull Terrier Red Nose é aquele de nariz vermelho. Isso mesmo! Com o nariz vermelho, vêm as cores da pelagem acobreada ou marrom terrosa, como marrom, vermelho, fulvo ou castanho. 

Seus lábios, olhos e unhas também são de cor vermelha. Embora sejam certamente mais raros do que o típico American Pitbull Terrier, eles são exatamente iguais em todos os outros aspectos. No entanto, eles têm alguns problemas de saúde adicionais ligados ao gene recessivo.

Por ser de cor mais rara, muitos criadores antiéticos criam narizes vermelhos geneticamente próximos para aumentar as chances de seus filhotes também serem de nariz vermelho. Essa prática de criação é desaprovada porque leva a defeitos genéticos e problemas de saúde.

Se você está procurando um American Pitbull Terrier Red Nose, trabalhe com um criador ético que possa provar a linhagem familiar e a saúde dos filhotes. 

Só porque costumam ser vendidos por valores mais altos, não significa que foram criados corretamente ou bem cuidados. Certifique-se de fazer sua própria diligência!

Aqui no blog temos um artigo só sobre essa raça: Pitbull Red Nose: O melhor guia da raça

American Pitbull Terrier Blue Nose

Um American Pitbull Terrier Blue Nose é o mesmo que o de American Pitbull Terrier Red Nose, exceto que ele tem o nariz azul. Seu nariz, lábios, olhos e unhas dos pés serão azuis ou cinza, e ele será facilmente identificável desde jovem em comparação com o nariz preto tradicional. 

Semelhante a outras raças, ter uma coloração mais rara pode vir com um preço mais alto, então certifique-se de trabalhar com um criador de boa reputação.

Além das preocupações com a consanguinidade, devido ao seu pool genético menor, a cor diferente do nariz (incluindo o vermelho) é resultado dos baixos níveis de melanina. Este é o pigmento responsável pela coloração de qualquer sistema vivo, incluindo nós, humanos.

A deficiência de melanina, resultante do gene recessivo da cor, também cria problemas de saúde e doenças adicionais. Ele tem sido associado a alergias de pele (as quais os cães do tipo Pitbull já estão propensos), doenças cardíacas, problemas oculares e um aumento na chance de câncer e diminuição da funcionalidade do sistema imunológico. O que é mais uma razão para trabalhar com um criador conceituado!

Aqui no blog temos um artigo só sobre essa raça: Pitbull Red Nose: O guia sobre a raça

American Staffordshire Terrier

O American Staffordshire Terrier, comumente abreviado para o nome ‘AmStaff, é reconhecido pelo AKC e não pelo UKC. Ele é classificado como o 85º mais popular cão da raça. A pesquisa sugere que ele é muito mais popular do que isso. No entanto, a maioria dos proprietários acabam não os registrando para fins de reprodução. 

Ele tem sido um dos cães favoritos da América. Inclusive, o American Staffordshire Terrier não só foi ajudante de 3 presidentes americanos, mas também o cão de guerra mais condecorado da América.

O American Staffordshire Terrier em sido um companheiro de família há muito tempo. Sua doce natureza conquistou o coração de milhões, não apenas na América, mas em todo o mundo. 

Apesar de seu exterior formidável, ele é conhecido por ser um dos cães mais doces do mundo, que não apenas ama muito sua família, mas também todos com quem tem contato. 

Staffordshire Bull Terrier

O Staffordshire Bull Terrier é considerado o cão mais popular na Grã-Bretanha, sendo a 85º raça mais popular na América. Ele é reconhecido por todos os principais Kennel Clubs, incluindo o AKC e o UKC. Staffies são descritos como inteligentes, corajosos e tenazes. Ele é um cão carinhoso que tem um verdadeiro amor pela vida!

Ele também é o menor dos tipos de Pitbulls. Os maiores Staffordshire Bull Terriers têm aproximadamente o mesmo peso que os cães menores entre os outros cães. Por ser menor, o Staffordshire Bull Terrier é uma ótima opção para quem adora cães do tipo Pitbull, mas tem menos espaço para as versões mais atarracadas. 

American Bully

O American Bully é descendente do American Pitbull Terrier. Com o tempo, ele se tornou tão distinto na aparência que agora é considerado como uma raça. Trata-se de uma raça relativamente nova que foi desenvolvida na década de 1980,  reconhecida apenas pelo UKC em 2013.

Ele é mais baixo que o American Pitbull Terrier e muito mais largo do que qualquer uma das raças mencionadas aqui neste artigo. Esses filhotes podem ser tão largos que muitas vezes parece que seus músculos têm músculos! 

Outra informação relevante é que o American Bully é um dos tipos de Pitbulls maior e que tem necessidades nutricionais específicas.

Os tipos de Pitbulls são perigosos?

Não, nem todos os cães do tipo Pitbull são perigosos. A American Temperament Test Society (ATTS) submeteu raças de cães a uma série de testes e desafios para testar seu temperamento. O resultado foi que de 35.686 cães testados nos últimos testes (dezembro de 2017), a taxa média de aprovação foi de 83,7%.

O American Pitbull Terrier passou com 87,4%. Já o American Staffordshire Terrier passou com 85,5% e o Staffordshire Bull Terrier com 90,9%. Os resultados do teste de temperamento American Bully não estão disponíveis (o que não significa que eles falharam). 

No entanto, os três tipos de Pitbulls passaram bem acima da pontuação média, então isso por si só apóia o caso de que os cães do tipo Pitbull não são inerentemente perigosos.

Entretanto, devido à má reputação adquirida, inclusive, não por eles e sim por donos irresponsáveis – além do histórico de serem cães utilizados em brigas -, muita gente associa um cão pitbull ao perigo.

Quem é dono de Pitbull sabe como são cachorros que gostam de humanos e que, além de serem lindíssimo, são ótimos com a família.

Não é à toa que são considerados cães alegres e cheios de energia, que adoram uma brincadeira. Enfim, são cães companheiros e amigáveis.