Tempo de leitura: menos de 1 minuto
Você provavelmente sabe que o chocolate pode adoecer os cães, inclusive, explicamos direitinho neste artigo: Chocolate para cachorro faz mal? Mas você sabe por quê faz mal e o que fazer quando o cachorro comeu chocolate?
É sobre isso que vamos falar brevemente neste texto! Acompanhe!
Por que o chocolate é tão tóxico para cães?
A compreensão de como o chocolate afeta adversamente o corpo do cão ressalta a importância de protegê-lo da exposição a esse alimento.
Para os desavisados, nunca é demais destacar que o chocolate contém substâncias conhecidas como metilxantinas (especificamente cafeína e teobromina), às quais os cães são muito mais sensíveis do que as pessoas.
Diferentes tipos de chocolate contêm quantidades variadas de metilxantinas.
Em geral, quanto mais escuro o chocolate, mais metilxantinas contém e o mais perigoso é.
Por exemplo, o chocolate sem açúcar de padaria contém até 500 mg de metilxantinas, enquanto o chocolate meio amargo está na faixa de 155 mg, e o chocolate ao leite contém até 66 mg.
Metilxantinas são estimulantes que inibem a atividade da enzima fosfodiesterase.
Esta enzima é responsável por quebrar a substância adenosina monofosfato cíclica, que regula uma variedade de processos metabólicos.
Em níveis baixos, a intoxicação de chocolate em cães irá causar vômitos, diarreia e hiper-excitabilidade.
Doses mais altas podem resultar em disfunção do sistema nervoso (como convulsões), ritmos cardíacos irregulares e até morte.
Os cães que consomem chocolate também correm risco de pancreatite por causa do alto teor de gordura e açúcar da maioria desses produtos.
Meu cachorro consumiu chocolate suficiente para deixá-lo doente?
Responder isso requer saber quanto pesa o cão, que tipo de chocolate ele comeu e quanto ingeriu.
Sinais clínicos leves de envenenamento por chocolate podem ser vistos quando um cão ingere cerca de 9 mg de metilxantinas por quilo de peso corporal.
Problemas mais graves ocorrem quando os cães atingem 18 mg por quilo de peso corporal ou mais.
Como muitas vezes é difícil determinar exatamente quanto chocolate um cachorro come, os veterinários geralmente assumem o pior ao fazer seus cálculos e tendem a superestimar a quantidade de consumo.
O cachorro comeu chocolate, o que fazer?
Se parece que seu cão poderia ingerir chocolate suficiente para deixá-lo doente, o tratamento é a maneira mais segura de proceder. Então, leve-o imediatamente ao veterinário.
Se o tratamento puder ser iniciado dentro de algumas horas após o cachorro comer chocolate, induzir o vômito ou fazer uma lavagem gástrica pode remover quantidades significativas das toxinas antes de serem absorvidas.
O carvão ativado administrado pela boca também pode se ligar às metilxantinas, prendendo-as no trato intestinal e impedindo sua absorção.
Fluidos intravenosos podem ser administrados para apoiar o corpo e prevenir ou tratar a desidratação.
Cães que desenvolvem convulsões e/ou arritmias cardíacas requerem monitoramento e tratamento rigoroso com medicamentos apropriados.
Diante de tudo isso, você pode notar que o chocolate pode ser uma indulgência benigna para as pessoas, mas o mesmo não se aplica aos cães.
Alimente seu cão com alimentos nutricionalmente equilibrados, feitos com ingredientes de qualidade.
E, ao decidir dar petiscos, informe-se sempre sobre o risco deles. Não só o chocolate, mas algumas frutas são proibidas para os cachorro, como a uva.
Então, sempre que tiver dúvida, converse com especialistas em nutrição animal ou com o veterinário.
É sempre melhor prevenir que remediar quando se trata da saúde de quem amamos, não é mesmo?
Agora que você sabe o que fazer quando seu cachorro comeu chocolate, leia também nosso artigo: Meu cachorro comeu uva, e agora?