Coleira Scalibor: indicações e efeitos colaterais

Quando temos um cachorro queremos cuidar dele da melhor maneira possível. Uma das formas de garantir saúde e bem-estar para ele é garantindo a proteção contra pulgas e carrapatos.

Esses parasitas são vetores de diversas doenças em animais de estimação, como a doença do carrapato em cães, que pode ser, inclusive, fatal.

Por isso, nossa obrigação como donos é protegê-los desses parasitas, e uma das maneira de fazer isso é através das coleiras antiparasitárias, como a Scalibor.

A coleira Scalibor é uma das opções do mercado e vamos falar sobre ela hoje. Então, se você está pensando em adquirir para seu cão, fique de olho no que pesquisamos sobre este produto.

Coleira Scalibor: indicações

De acordo com o site oficial do produto, a Scalibor é indicada nos seguintes casos:

  • controle dos mosquitos da família Phlebotomidae (Phlebotomus e Lutzomyia), vetores da Leishmaniose em cães;
  • Auxiliar no controle de infestações causadas pelo carrapato Rhipicephalus sanguineus e a pulga Ctenocephalides felis, que acometem os cães;
  • Para o controle das moscas como Stomoxys calcitrans e Musca domestica, comumente encontrados em ambientes onde vivem os cães.

Basicamente, é isso: a coleira Scalibor ajuda na prevenção não só de pulgas e carrapatos, mas também de mosquitos que são vetores da Leishmaniose e moscas que também podem causar doenças nos nossos amiguinhos.

Seu início de ação é imediato. Após colocar no cão, o princípio ativo do produto já afasta os parasitas, fazendo com que eles sequer se aproximem do animal.

Esta é, inclusive, uma vantagem desse tipo de produto antiparasitário em relação àqueles que são orais, como Simparic, Bravecto e Nexgard, onde os parasitam precisam picar o animal para ter contato com o princípio ativo e morrer.

Informações sobre o Produto

O que podemos resumir da bula da Scalibor é:

Em primeiro lugar, trata-se de uma fórmula antiparasitária à base de  deltametrina. Além disso, ela é específica para cachorros.

As indicações já mostramos no tópico acima e percebemos a vantagens de ser indicada não só para pulgas e carrapatos, mas também para moscas e mosquistos, que também são vetores de muitas doenças.

Quanto à dosagem, podemos dizer que ela deve ser adicionada em volta do pescoço do cão, após regular o tamanho de modo que não fique apertada.

Caso exista sobra, corte-a deixando pelo menos 5 cm após a fivela.

Cuidados e precauções no uso

Apesar do fabricante garantir eficácia e segurança, esse tipo de produto exige precauções e cuidados no uso. Veja quais são eles:

  • Evitar o contato da coleira com a pele e mucosas do corpo humano Após manusear a coleira para utilização, lavar as mãos com água e sabão;
  • Manter fora do alcance de crianças e evitar que o produto seja mastigado por animais domésticos;
  • Nãu usar a coleira em cães com menos de 3 meses de idade;
  • Se houver ingestão acidental da coleira pelos cães, são observados os seguintes sintomas: incoordenação motora e aumento da salivação, que são reversíveis em 48 horas. Se necessário, o antídoto é o Diazepan;
  • Poderá ocorrer uma reação local de sensibilização individual;
  • Reações alérgicas dependerão da pré-disposição do cão específico às reações alérgicas;
  • Em caso de reação, favor suspender o uso imediatamente;
  • A reação poderá perdurar transitoriamente após a suapensão do uso; e caso persistam os sintomas, recomendamos que o consumidor busque a orientação de um medico veterinário o quanto antes.

Reações Alérgicas

Como dito em uma das opções, é possível que ocorra reação alérgica no local, devido à sensibilização. Esses casos ocorrem quando o animal tem alguma pré-disposição às reações alérgicas.

Isso aconteceu com meu cachorro. Por ser um Pug, e com histórico de alergias, não foi de estranhar que ele tenha desenvolvido alergia à coleira. O curioso foi que ele só apresentou a reação alérgica quatro meses depois de começar a usar.

Então, se seu cão é alérgico, tem histórico dessas reações.. seja a coleira ou qualquer outra coisa, converse com seu veterinário sobre usar ou não uma coleira antiparasitária.

A seguir, veja o que qualificamos como vantagens e desvantagens da coleira Scalibor.

Vantagens

  • Ela é prática;
  • Elimina não só pulgas e carrapatos, mas outros parasitas;
  • Tem efeito prolongado (4 meses);
  • Os parasitas não picam o animal.

Desvantagens

  • Não pode ser usada em gatos;
  • Pode causar reação alérgica em animas predispostos a alergias.

Por fim, vamos finalizar dizendo que a coleira Scalibor libera lentamente seu composto ativo, fazendo com que nas 2-3 primeiras semanas ocorra a diminuição das infestações.

Neste período ocorre a eliminação de carrapatos e pulgas, e durante quatro meses, a coleira garante sua eficácia contra esses parasitas e também os mosquistos e moscas. Por fim, não é necessário retirar a coleira para dar banhos nos animais e nem durante os períodos de chuvas.

Onde comprar a Scalibor?

A coleira Scalibor é fácil de encontrar. Em qualquer Pet Shop (virtual ou físico) você pode comprar. É importante verificar a reputação da loja, pesquisar bem os preços e fazer sua compra.

Aqui no nosso Blog indicamos a Amazon, pois a loja tem uma boa variedade de coleiras, de todos os tamanhos. Para conferir, clique aqui.

Compartilhe esta postagem:
0Shares

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.