Tempo de leitura: menos de 1 minuto
Quando o assunto é cadela no de cio, a maior parte dos tutores apresenta diversas dúvidas. Por essa razão, é muito importante que esses tutores tenham um certo conhecimento sobre o assunto, levando em consideração não somente os aspectos reprodutivos, mas também a saúde das cadelas como um todo.
Para ajudá-los a sanar as principais dúvidas sobre o cio das cadelas, fizemos este artigo. Então, não deixe de ler!
O que é o cio?
O período de cio é o nome popular das fases de proestro e estro do ciclo estral das cadelas. Fazendo uma analogia com o intuito de facilitar o entendimento dos mais leigos no assunto, podemos dizer que este período equivale à menstruação nas mulheres.
Durante o período de cio, as cadelas não castradas emitem alguns sinais que atraem os machos. É neste período também que elas ficam aptas para reprodução e gravidez.
Quando ocorre o primeiro cio?
O primeiro cio de uma cadela ocorre por volta dos 6 meses de vida, sendo um sinal que indica que o sistema reprodutor da cadela já está maduro o suficiente para garantir a reprodução da espécie.
No entanto, vale destacar que em algumas cadelas este primeiro ciclo pode ocorrer algum tempo antes e até mesmo após os 6 meses de idade.
Caso sua cadela não entre no período de cio após uma ano de idade, recomendamos a consulta ao veterinário.
Por que a cadela entra no cio?
As cadelas não castradas entram no cio porque este é o seu período fértil natural, que serve de atração para os machos e indica as condições favoráveis à reprodução da espécie.
No próximo tópico, abordaremos alguns sinais que vão ajudar você a identificar se a sua cadela está no cio.
Como saber se a cachorro está no cio?
No período de cio das cadelas não castradas será possível observar as seguintes mudanças físicas e comportamentais:
- Aumento da agitação e agressividade;
- Maiores períodos de sono e apatia;
- Observa-se sangramento vaginal;
- Aumento no tamanho da vulva;
- Aproximação dos cães machos.
A presença desses sinais indica que sua cadela está no período de cio.
Fases e duração do cio
O cio das cadelas divide-se basicamente em 4 fases. Vejamos cada uma delas:
Proestro: Período com duração média de 9 dias, onde inicia-se o inchaço da vulva e também do sangramento vaginal.
Estro: Período posterior ao proestro e com duração média de 10 dias. É neste período que a fêmea estará receptiva ao acasalamento com os machos. É quando ocorre também a ovulação.
Diestro: Período com duração média de 2 meses que ocorre após a ovulação. Nesta fase os níveis de progesterona começam a baixar.
Anestro: Período infértil com duração média de 4 meses, até que inicie-se uma nova fase de proestro.
Leia também: Conheça as principais vacinas para cães
Cadela no cio: como é o comportamento dela
Como falamos anteriormente, quando abordamos as principais caracteristícas do período de cio, é muito comum que as cadelas apresentem um comportamento um pouco mais agressivo e agitado, alternado com períodos de grande sonolência e apatia, exigindo muito amor, compreensão e carinho.
Cadela no cio pode tomar remédio de verme?
Para finalizar, uma dúvida muito comum entre os tutores é se pode dar vermífugo para a cadela no período do cio.
De acordo com a Médica Veterinária Dra. Heloisa T. de Freitas e Silva, tão logo a cadela entre no cio, ela deve ser vermifugada. Ou, o remédio para a verme deve ser administrado no seu tempo certo. Para qualquer dúvida, consulte a orientação do Veterinário.
E então, entendeu melhor como ocorre o cio nas cadelas? Se você ainda está com alguma dúvida, deixe um comentário abaixo!