Cachorro pode comer melão? Descubra!

0
(0)

Comumente, donos dão aos seus cachorros alimentos que não sabem se são ou não benéficos para a saúde deles. Por isso, dúvidas como se o cachorro pode comer melão surgem.

Os motivos são inúmeros, desde o convencimento pela carinha de pidão do cachorro até mesmo a preocupação copor ele comer a mesma coisa todos os dias, isto é, a ração.

No entanto, o que não se sabe é que as boas rações são feitas com base em estudos científicos, de modo a conterem tudo o que os animais precisam.

Dessa forma, ultrapassar a quantidade de nutrientes necessários pode fazer mal ao pet, assim como não chegar ao nível adequado também.

Nessa perspectiva, resolvemos pesquisar se o cachorro pode comer melão mesmo para que vocês possam ficar tranquilos. Veja o que descobrimos!

Afinal, cachorro pode ou não comer melão?

De modo simples e direto, sim, cachorro pode comer melão. Contudo, não é recomendado oferecer a eles alimentos que não são feitos exclusivamente para cães.

Tanto a casca do melão quanto as sementes não são proibidas para eles. No entanto, é melhor evitar. Elas pode causar desconforto gastrointestinal.

Apesar do melão servir de alimento para cachorros e até possuir alguns benefícios, é sempre bom lembrar que a ração é o alimento considerado completo para eles.

Não só o melão, mas outras frutas devem ser oferecidas apenas como petisco.

E o motivo é simples: não só o melão como todas as frutas possuem um monossacarídeo chamado frutose, que é, basicamente, açúcar.

Sendo assim, cachorros que se alimentam diariamente com uma boa ração e com frutas podem acabar desenvolvendo problemas de saúde, como obesidade e diabetes.

Conheça os benefícios contidos no melão

Os principais benefícios oriundos do melão, tanto para cachorros quanto para humanos, são advindos da vitamina C e da quantidade de água que possuem.

Basicamente, a vitamina C é um antioxidante natural que auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, retarda a apoptose celular e neutraliza radicais livres.

Em outras palavras, a vitamina C pode tornar o cachorro mais resistente a doenças.

Além disso, a água contida no melão é benéfica devido, obviamente, aos benefícios que ela pode promover ao organismo de modo geral.

Entretanto, destaca-se o benefício de conter água, especialmente para os cães, por suas rações serem secas.

O melão pode ser uma opção para isso, mas, como dito, não é recomendado em excesso por causa do alto teor de açúcar.

Somado a isso, há o fato da existência de rações úmidas para cachorros, que servem especificamente para essa função, de forma muito mais saudável e correta.

Frutas que o cachorro pode comer

Além do cachorro poder comer melão, existem diversas outras frutas que ele também pode consumir sem grandes problemas.

Porém, salientando mais uma vez, dar frutas e outros alimentos consumidos por humanos em excesso deve ser evitado.

Veja na lista a seguir algumas frutas que o cachorro pode comer:

Vale destacar, mais uma vez, que a frutose contida nas frutas pode levar a obesidade canina e a diabetes, que são doenças gravíssimas.

Cachorro pode comer melão
frutas permitidas e proibidas para o cachorro. Imagem: portalrosachoque

Alimentos proibidos para cachorro

Embasando ainda mais os motivos para evitar dar algo além da ração para os cachorros, existem frutas que podem fazer mal a eles.

As uvas e o abacate, por exemplo, são dois alimentos que podem causar transtornos gastrointestinais e danos renais nos cachorros, respectivamente.

Portanto, nunca dê nenhuma dessas duas frutas para seu cachorro, mesmo que ele pareça gostar ou soe inofensivo.

Da mesma forma, o chocolate faz mal para o cachorro e explicamos o por quê neste artigo -> Chocolate faz mal para cachorro.

Para endossar a lista de alimentos contraindicados para cachorro, anote também que eles não podem comer cereja. Essa frutinha deliciosa, em grandes quantidades, pode causar envenenamento por cianeto no cão.

Por fim, temos o alho e o café. O primeiro, tão benéfico para os humanos, pode levar o cão a ter anemia e problemas renais.

Já o café deixa nossos amiguinhos agitados e com arritmia. Em casos mais graves pode levar à morte do cão.

Agora você sabe que o cachorro pode comer melão e outras frutas indicadas neste texto. Mas, não deixe de anotar também as frutas e alimentos proibidos.

alimentos proibidos para cães
Alimentos proibidos para cães.

Cachorro pode comer melancia?

O cachorro pode comer melancia. O ideal é dar como petisco para variar a alimentação.

No entanto, essa fruta deve ser oferecida sem casca e sem sementes. Dessa forma, ela se torna uma das frutas mais seguras para ele.

E sabe qual o motivo? A melancia tem muita água! 92% de sua composição é de água. Isso a torna muito refrescante.

Outro benefício da melancia é que ela tem pouco açúcar, um problema comum em muitas frutas.

Cachorro pode comer uva?

Definitivamente, não. Como já vimos no infográfico, a uva pode levar nosso cachorro à insuficiência renal.

Não se sabe dizer qual parte dela é tóxica, se a semente ou a fruta em si. Mas a verdade é que ela causa intoxicação e deve ser mantida fora do alcance dos nossos amiguinhos.

Da mesma forma, a uva passa também é proibida para os cachorros. Aliás, há quem diga que ela é ainda mais perigosa que a uva.

Por que cachorro não pode comer cebola?

O motivo é uma substância chamada tiosulfato. Os cães não possuem em seus organismos a enzima necessária para digerir essa substância.

Além disso, eles podem desenvolver anemia, principalmente os sensíveis à cebola. O tiosulfato age prejudicando os glóbulos vermelhos, por isso podem ter anemia.

Em grandes quantidades, a cebola pode matar seu cachorro.

Você viu neste artigo que o cachorro pode comer melão. Como bônus, obteve também outras informações úteis para alimentação segura dele.

Então, se achou o artigo útil, não deixe de compartilhar essas informações com as outras pessoas!

O que você achou do artigo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Compartilhe esta postagem:
3Shares

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.