
Estamos enfrentando uma pandemia e muitos tutores estão neste momento de quarentena para conter a disseminação do coronavírus. Nesta situação, não está sendo possível sair para passear com os pets e isso pode deixá-los estressados, deprimidos e ansiosos.
Sendo assim, fica a pergunta: como lidar com o cachorro na quarentena? Pensando em ajudar não só o dog aqui de casa, mas todos vocês que nos leem, pesquisei como podemos ajudá-los a lidar com esta situação da melhor maneira possível.
Veja a seguir as dicas para passar pela quarentena com seu cachorro.
Cachorro na quarentena: dicas para gastar a energia em casa
Algumas raças de cachorro não têm necessidade de sair para passear todo dia. É o caso dos pugs. Mas, algumas raças são mais elétricas e necessitam do exercício físico diário diário. E então, como fazer?
Nesta quarentena, fica impossível levar o dog para passear. Então, o jeito é usar a criatividade e fazer com que ele gaste energia em casa mesmo.
Invista em brinquedos
Alguns brinquedos para cães fazem com que eles gastem energia. É o caso dos brinquedos interativos para cães, que ajudam nos momentos em que o tutor está ocupado ou dormindo. Eles trazem ração ou petisco no seu interior e são ótimos para roubar a atenção do cão.
Se você não tiver esse brinquedo, pode também improvisar. Basta pegar uma garrafa pet, fazer uns furos e colocar o petisco ou a ração dentro. O cachorro vai tentar por bastante tempo encontrar uma forma de liberar o alimento.
Outros brinquedos também vão ajudar a distrair o animal durante a quarentena. Veja alguns exemplos:
- Mordedores para cachorro – ajudam a aliviar o estresse;
- Bolinhas: pelúcia, de tênis, de meias, de borracha;
- Brinquedos educativos, como o que libera a ração (que já citamos);
- Ursos de pelúcia e outros brinquedos apropriados para pet.
Brinque de jogar a bolinha
Seu cachorro pede para jogar a bolinha ou outro brinquedo? Essa é uma prática excelente nesses dias de quarentena. Procure um local da casa ou do apartamento e aproveite para brincar com seu amiguinho. Tenha apenas cuidado para não causar bagunça e sempre faça a higienização do local antes e depois.
Use também cordas e simule um cabo de guerra com seu cão. Eles adoram e ficam mais animados para continuar a brincadeira.

Passe um tempo com seu pet
Além das brincadeiras, não esqueça de dá atenção ao seu amigão. O momento é complicado para todos. Não poder sair de casa deixa não só nós, mas eles ansiosos também.
Fique um tempo com eles, pois é importante também. Além das brincadeiras, tudo o que seu dog mais quer é estar perto de você. Aproveite esses momentos para colocar uma música relaxante. Com certeza vai acalmar você e ele também.

Riscos de passear com o cachorro na quarentena
Apesar de sabermos que nossos cães precisam passear, neste momento não é indicado. Apesar de não existirem evidências científicas de que o cachorro pega coronavírus, trata-se de um vírus que pode sofrer mutações, então, todo cuidado é pouco.
Além disso, é um risco o tutor sair às ruas. Em algumas cidades, se ele ignorar as medidas preventivas e sair com o cachorro corre o risco de se contaminar. Então, o melhor mesmo é ficar em casa e seguir nossas dicas para ajudar seu dog a passar por essa fase díficil.
Gostou do nosso texto? Como está sendo essa quarentena com seu cachorro? Conta pra gente nos comentários!