Skip to content

Afinal, cachorro pega coronavírus?

Nos últimos meses o assunto novo coronavírus tem tomado conta dos noticiários. Com a chegada da doença no Brasil, muitas dúvidas e preocupações também chegaram, especialmente em relação aos nossos pets.

Afinal, cachorro pega coronavírus? E outros animais de estimação? Quais os cuidados devemos ter com nossos bichinhos durante esta situação toda?

Para esclarecer os nossos leitores e combater qualquer fake news relacionada ao assunto, a equipe Tudo de Cachorro decidiu pesquisar e trazer esclarecimentos para vocês. Acompanhe!

Índice

O que é o novo coronavírus (COVID-19)?

Oficialmente nomeado como Covid-19, o novo coronavírus está deixando o mundo todo de quarentena. Ele já infectou mais de 140 mil pessoas em todo o mundo e infelizmente esse número continua crescendo.

O novo coronavírus faz parte de uma família de vírus chamada Coronaviridae, que é responsável por um simples resfriado ou problemas respiratórios mais graves.

Faz parte desta família, inclusive, vírus causadores de condições respiratórias graves, como a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers) e a Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars). Além disso, não é um grupo de vírus novos, eles são conhecidos da ciência desde os anos 60.

cachorro pega coronavírus
O novo coronavírus já matou mais de 140 mil em todo mundo. Foto de cottonbro no Pexels

O que acorreu recentemente (em dezembro de 2019) é que um novo coronavírus surgiu em uma cidade chinesa, com graves consequências em humanos. De acordo com estudos, ele teria sido transmitidos por animais (morcegos).

O novo coronavírus tem período de incubação de 2 a 14 dias e potencial de contaminação alto.

Quais os sintomas do COVID19?

Os principais sintomas do novo coronavírus em humanos são os sintomas respiratórios já conhecidos por todos: tosse, dificuldade de respirar, febre, dor de garganta.

São sintomas semelhantes aos de outras viroses, como resfriado, gripe, influenza ou até mesmo uma virose respiratória mais simples. Isso torna difícil o diagnóstico da Covid-19, que deve ser confirmado apenas por teste específico.

Cachorro pega coronavírus?

Agora, o que realmente interessa neste texto: cachorro pega coronavírus?

Não só cachorro, mas gatos podem contrair coronavírus. Entretanto, é um tipo de coronavírus específico para suas espécies. É importante destacar que ele não tem nada a ver com o Covid-19, vírus que está se alastrando pelo mundo e infectanto tantas pessoas.

Vale destacar também que o coronavírus que acomete cães e gatos não é transmitido para humanos. E, por enquanto, não há evidência nenhuma de que animais de estimação estejam contraindo o Covid-19 e adoecendo. E muito menos que eles sejam vetores de propagação da doença.

A Médica Veterinária Karla Bruning de Oliveira, eslarece que:

“A coronavirose é uma doença comum em cães e gatos. Nos cães, a forma mais registrada é a gastroentérica, transmitida por meio do contato com fezes contaminadas. Ela causa sintomas muito semelhantes ao da parvovirose, como vômito e diarreia com perda de sangue. O vírus destrói as vilosidades do intestino do animal e provoca gastroenterite hemorrágica”.

Então, até agora o que acreditamos é que cachorro não pega o Covid-19 e sim um tipo de coronavírus chamado coronavirose, que é específico da sua espécie e que, inclusive, tem vacina.

Coronavírus em cães: saiba o que é a coronavirose

O coronavírus canino, também chamado coronavirose, é um vírus que causa infecções especialmente nos cachorro, que são muito suscetíveis por ter um sistema imune mais frágil.

Em cães, o coronavírus canino provoca nos cachorros infecção agura muito grave para nossos amiguinhos. O meio de contágio é via contato fecal e oral, uma vez que o vírus é expulso pelas fezes.

cachorro pega coronavírus
O coronavírus canino é diferente do novo coronavírus. Imagem: Pexels.

O período de incubação do coronavírus em cães é de 24 a 36 horas, ou seja, o espaço de tempo que o cachorro começa a apresentar os sintomas.

Os sintomas do coronavírus canino são:

  • Desidratação;
  • Diarreia fétida;
  • Febre superior a 40°;
  • Perda de apetite;
  • Vômitos;
  • Tremores; e
  • Sangue e muco nas fezes;

O tratamento do coronavírus em cães é sintomático, ou seja, são tratados os sintomas da doença. O motivo é que não existe tratamento contra o vírus. Diante disso, o prevenção torna-se a maior arma contra ele.

Cachorro transmite coronavírus?

Como já foi dito, não há estudos que associem os cachorros e gatos ao novo coronavírus. Também não há indícios de que eles sejam agentes de transmissão da doença.

Como proteger o pet nesta situação?

Apesar da informação de que os pets não contraem a Covid-19 ser segura, nunca é demais cuidar deles também.

A orientação é o uso de luvas e máscaras, bem como a utilização de álcool gel e a higienização das mãos com água e sabão antes de depois de ter contato com eles. A recomendação é ainda maior em casos de suspeira e confirmação do Covid-19.

Então, pessoas, esperamos que tenham tirados as dúvidas sobre o Covid-19 e os cachorros. Aproveite e compartilhe esse texto com outras pessoas que estão em dúvida se cachorro pega coronavírus e espalhe informação de qualidade!